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Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
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A origem do bálsamo
Vivências de Sala de Aula

A origem do bálsamo analisa a questão da motivação na aprendizagem por meio da descrição de uma situação típica de sala de aula, na qual se apresentam duas posições teóricas divergentes quanto à natureza da imaginação e o papel da criatividade no processo de aprendizagem. Um professor segue monologando em sua aula enfadonha, com uma linguagem inadequada, provavelmente em tom monocórdio. Até que desperta a sua atenção o ar absorto de uma aluna, que é então chamada a responder a um questionamento. É aí que acontece a virada e a aluna mostra o que leva ao bálsamo de Benet.

Ensino na rede pública em tempos de pandemia: duas experiências docentes
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este trabalho tem como objetivo apresentar as ressignificações do processo de ensino em contexto de pandemia e como a experiência docente vem sendo (re)construída na rede pública; são dois relatos de experiência colhidos por professores atuantes em diferentes níveis da Educação Básica. São inúmeros os esforços de docentes que visam transformar a sala de aula virtual (na maior parte da vezes materializada em uma tela de celular ou uma folha de papel) em um ambiente menos tenso e frio, ainda que prevalecendo o isolamento social. O processo de adaptação, no entanto, tem sido árduo, tanto para alunos quanto para professores, especialmente por causa do aumento de casos de ansiedade e depressão e de limitações financeiras e tecnológicas enfrentadas por grande parte da população brasileira.

Formação de professores e a importância do ensino colaborativo para fomentar uma cultura inclusiva
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O objetivo deste relato realizado no Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva da Fundação Cecierj é enfatizar, no contexto da pandemia da covid-19, a importância do ensino colaborativo como um dos serviços da Educação Especial, proporcionando a integração dos saberes docentes, considerando as diversas áreas de formação, a fim de promover a qualidade na educação e as melhorias dos processos de ensino-aprendizagem, com o fortalecimento das redes de apoio aos professores por meio da interação e do compartilhamento. Assim, eles se sentem mais engajados e seguros para planejar, instruir e tomar decisões que favoreçam os alunos.

Aprendizagem "dentro e fora da caverna"
Formação de Professores

De novo pensando em aprendizagem. Em tempos de ensino remoto, de novo pensamos em aprendizagem. Na base da discussão, dois setores importantes: família e escola. No meio da discussão, aprendentes em desenvolvimento. Pomo da discórdia: conteúdo. Que pena! Nós estamos no tempo da verdade, da clareza, da potencialidade de conteúdos menos disformes e mais contextualizados. Tempo em que se exige saída da zona de conforto para pensar mais qualidade no processo de ensino-aprendizagem.

O tratamento dado ao texto literário no campo educacional: o que mudou?
Língua Portuguesa e Literatura

A abordagem do texto literário no espaço escolar vem se modificando nos últimos tempos, deixando de servir para subsidiar práticas normativas (vinculado apenas a aspectos gramaticais) e passando a buscar os sentidos trazidos pela linguagem literária, valorizando as características e significados da obra.

Reforma do Ensino Médio é retrocesso para a educação
Formação de Professores e Política Educacional

A nova Lei do Ensino Médio, proposta para ser aprovada em tempo recorde sem ampla discussão pela sociedade e por educadores, tende a aumentar a distância entre o que é oferecido à fatia da população com acesso a escolas particulares e o que é trabalhado nas escolas públicas, que continuarão sofrendo com problemas de infraestrutura e falta de professores.

Conhecimento ecológico local e o segredo da sustentabilidade ambiental: saberes, práticas e relações ecológicas
Ecologia e Meio Ambiente e Biologia e Biociências

As culturas tradicionais possuem uma cosmovisão única sobre as forças que regem o mundo à sua volta; seus saberes são igualmente únicos e se refletem nas suas relações interpessoais e com a natureza. Suas práticas retratam dois pontos: cosmovisão e saberes, mantendo assim uma relação salutar de equilíbrio com o meio. Valorizar as pessoas que detêm esse conhecimento é importante por mostrarem às gerações atuais o respeito ao meio ambiente, a fim de abandonar o consumismo desenfreado e a correria do dia a dia.

De Helena de Troia a Helena da Urca: cinema e literatura na formação de leitores surdos
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Para trabalhar literatura com alunos surdos, podem ser utilizados diversos suportes, como livros, cinema, teatro, vídeo... Alessandra Gomes conta sua experiência no Instituto Nacional de Surdos (Ines).

Do Brasil para o mundo, exemplo de escola cidadã

Os resultados do concurso Escolas que fazem escola: por uma pedagogia de inclusão - promovido pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) - colocam o Brasil na posição de idealizador de projetos pedagógicos exemplares. Dos 12 trabalhos premiados de países que formam o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e de seus associados (Bolívia e Chile), três são iniciativas brasileiras. Ao todo, foram inscritos 230 trabalhos, 54 nacionais. Os demais vencedores foram: Argentina, com quatro experiências, Chile e Uruguai, com duas cada, e Bolívia, com uma.

Trabalho prazeroso e motivação

Mudar requer uma nova aprendizagem a respeito do que se pretende transformar. Uma nova crença, um novo entusiasmo para empreender algo com o qual não se está acostumado. Para o sufismo, que é uma coleção de ensinamentos, a vontade significa: “cada ato deliberado é composto de sua concepção, motivação e capacidade para realizá-lo”. E “vontade livre é parte da natureza humana... Ao contrário dos animais, temos a habilidade de voltarmos as costas para nossos melhores interesses”. E de fazermos as escolhas mais apropriadas. Nada como um inovador período plasmado por intensa e promissora motivação. É um desafio.