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Do Brasil para o mundo, exemplo de escola cidadã
Os resultados do concurso Escolas que fazem escola: por uma pedagogia de inclusão - promovido pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) - colocam o Brasil na posição de idealizador de projetos pedagógicos exemplares. Dos 12 trabalhos premiados de países que formam o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e de seus associados (Bolívia e Chile), três são iniciativas brasileiras. Ao todo, foram inscritos 230 trabalhos, 54 nacionais. Os demais vencedores foram: Argentina, com quatro experiências, Chile e Uruguai, com duas cada, e Bolívia, com uma.
Trabalho prazeroso e motivação
Mudar requer uma nova aprendizagem a respeito do que se pretende transformar. Uma nova crença, um novo entusiasmo para empreender algo com o qual não se está acostumado. Para o sufismo, que é uma coleção de ensinamentos, a vontade significa: “cada ato deliberado é composto de sua concepção, motivação e capacidade para realizá-lo”. E “vontade livre é parte da natureza humana... Ao contrário dos animais, temos a habilidade de voltarmos as costas para nossos melhores interesses”. E de fazermos as escolhas mais apropriadas. Nada como um inovador período plasmado por intensa e promissora motivação. É um desafio.
EducaBrasil
Acessando o EducaBrasil, é possível entrar num espaço voltado para os profissionais de educação e para o público em geral. A Agência EducaBrasil fornece informações por meio de notícias, entrevistas, coberturas, reportagens, resenhas de livros, pesquisas e outros textos jornalísticos, além de fotografias, infografias e gráficos para uso editorial. Um dado importante é que o conteúdo do site é liberado para ser publicado por outros veículos de comunicação.
Na relação professor-aluno, cada criança é um universo infinito de possibilidades
Cada ser humano é único em diversos aspectos; dentre estes, destacamos a sua essência social, cultural, cognitiva e biológica. Saber respeitar cada indivíduo como único, dotado de suas próprias competências e saberes, é dever de cada um, pois nunca evoluímos como entidades humanas se não quando aprendemos a ouvir, pensar, dialogar e refletir sobre tudo que está à nossa volta (CÓRDULA, 2012).
Práticas de multiletramentos e letramentos críticos: outros sentidos para a sala de aula de línguas
Formação de ProfessoresNeutralidade na língua não existe. Todo e qualquer texto escrito traz em si um posicionamento ideológico, uma identidade, confere poder. Os textos são situados e posicionam o leitor. O ponto inicial para a aprendizagem é perceber que, com base na leitura crítica dos textos, os textos são representações parciais do mundo.
Epigenética e os transtornos do desenvolvimento
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresA compreensão dos processos de formação dos transtornos do desenvolvimento vem despertando cada vez mais o interesse em novas pesquisas. Um desses campos pesquisados é a Epigenética, que se refere a todas as transformações reversíveis e herdáveis no genoma funcional, gerando ferramentas podem favorecer a prevenção e o tratamento de diversos transtornos do desenvolvimento e diferentes doenças
Descobrindo a Astronomia em Itaocara
No dia 26 de abril de 2006 foi fundado na cidade de Itaocara, no Estado do Rio de Janeiro, o Clube de Astronomia de Itaocara Marcos Pontes, que vem escrevendo uma trajetória de sucesso ao incentivar o Ensino de Ciências no Noroeste Fluminense.
Os conceitos de competências de ensino no século XXI: transformação da educação contemporânea
História da EducaçãoÉ perceptível a responsabilidade do docente na preparação do ensino em espaço escolar e profissionalizante, em áreas interdisciplinares e na educação do sujeito para atuar no campo de trabalho de diversos tipos de ação individual ou autônoma; deve-se favorecer a educação ativa construtiva, como exigência do século XXI, abrangendo a formação profissional no uso da tecnologia, que pode facilitar os estudos e pesquisas, na busca de absorção de conhecimentos, para a transformação do sujeito dentro da ética profissional e da educacional.
Tecnologia no ensino-aprendizagem
História, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaPara estudar com as tecnologias é preciso ter cuidados no âmbito da Educação, como não pesquisar em qualquer site, pois alguns contêm informações falsas que podem atrapalhar as aulas dos professores, pois se trata de trazer uma ilusão de noção errada dos temas abordadas na sala de aula. Esse é um dos problemas que sempre encontramos todos os dias nas escolas, o que gera a necessidade de os educadores alertarem seus alunos para que não usem qualquer fonte de informação.
Uma dívida (pública) com a Educação (Pública)
Confúcio, em Os colóquios