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O valor da teia social no dia a dia
Cidadania e ComportamentoApesar das questões de política e economia vivenciadas, nosso cotidiano continua funcionando; são milhares de trocas (de todos os tipos) entre as pessoas a cada momento, numa grande teia de relacionamentos.
Descobrindo a Astronomia em Itaocara
No dia 26 de abril de 2006 foi fundado na cidade de Itaocara, no Estado do Rio de Janeiro, o Clube de Astronomia de Itaocara Marcos Pontes, que vem escrevendo uma trajetória de sucesso ao incentivar o Ensino de Ciências no Noroeste Fluminense.
O anúncio publicitário: um gênero multimodal
Língua Portuguesa e LiteraturaNo bojo das discussões traçadas pela Linguística Textual e pela Semiótica, o texto tem obtido a condição de pauta de discussão. Hodiernamente, ele é tido como um construto multimodal, como postulam Dionísio (2007; 2011), Luna (2002), Sargentini, Ribeiro e Souza (2012), Silva (2014), Silva, Souza e Cipriano (2015) e Silva et al. (2015). Diante dessa acepção, a perspectiva de texto, hoje, remete a múltiplas semioses, o que dissipa a perspectiva da limitação ao código verbal escrito da língua. Germina, na sociedade, um amplo leque de gêneros multimodais.
Inovação no ensino de Física: uma mostra de fotonovelas
Em 2013 tivemos nossa primeira experiência realizando uma mostra científica em que, para explicar conceitos básicos de Física, os alunos utilizaram fotonovelas.
A relação íntima entre currículo e Cultura
Formação de ProfessoresÉ preciso entender o processo de construção do conhecimento na escola para estimular novas abordagens valorizando aspectos culturais na articulação dos conteúdos curriculares a fim de contribuir para a formação da identidade do estudante.
Ensino de Ciências e sexualidade: razões para a exclusão de termos acerca da sexualidade na BNCC
Biologia e Biociências e SociologiaO artigo faz revisão de literatura com a finalidade de discutir e analisar a temática da sexualidade, além de termos como gênero e educação sexual na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essas temáticas são pouco abordadas em sala de aula e no âmbito escolar, haja vista ainda serem temas tabus na sociedade. Após a análise da construção das três versões da BNCC e a versão final enviada ao Congresso, verificou-se que realmente a temática sexualidade foi apresentada, porém os termos gênero e orientação sexual foram excluídos, mascarando os estudos referidos à sexualidade em seu contexto mais amplo.
Pequena história das festas juninas
A festa junina tradicional pode dar a entender que sua origem é brasileira: as quadrilhas francesas foram adaptadas às nossas músicas regionais, as roupas de caipira são típicas do nosso Jeca Tatu e as comidas (ah! as comidas...) têm como base o milho e o aipim, além da deliciosa mistura de rapadura com amendoim – nosso mui amado pé de moleque. Mas essa cultura rural retratada nas festas de junho acontece justamente porque muitos dos nossos primeiros imigrantes (italianos, portugueses, espanhóis) trabalhavam na lavoura, e foram eles que trouxeram a comemoração para o Brasil. Como nossos principais colonizadores, a maior influência vem dos portugueses, que chamavam a festa de “joanina”, em homenagem a São João.
Somos todos iguais nesta noite
– Não há de ser nada. Tudo no mundo se resolve quando a gente pode entrar em casa e avistar o mar.
A cartografia de Woody Allen
O alter ego criado por Woody Allen levou bastante tempo para viajar de Manhattan a Roma. Trinta e três anos, para ser mais preciso. Aquele indivíduo neurótico (mas instigante e engraçado) que nos acostumamos a ver nos filmes do diretor nova-iorquino sempre teve pânico de sair de sua zona de conforto – ou seja, sua cidade natal. E sempre demonstrou desconforto enorme ao entrar em qualquer avião. O medo de voar é, obviamente, um significante de sua negação em deixar seu mundo, que é do tamanho de Manhattan: geograficamente pequeno, mas enorme em termos culturais e humanísticos.
Bactérias e Antraz
Os casos de contaminação por Antraz, nos EUA, têm despertado muita curiosidade a respeito desta pequena e letal bactéria. Que tal aproveitar esta curiosidade "natural" dos alunos para entender melhor as bactérias? Afinal, elas estão no mundo há bem mais tempo que nós, e estão por todos os lugares....