Biblioteca
Filtrar os artigos
Pegada hídrica
Ecologia e Meio AmbienteO conceito de pegada hídrica serve para provocar a consciência de quanta água é usada nas várias atividades; os maiores consumidores de água são a agricultura e as indústrias – que devem ter consciência disso para não desperdiçar.
A importância da Educação Física em locais de risco social
Educação FísicaA Educação Física pode ser uma porta para a inclusão de pessoas e de elevação da autoestima de alunos portadores de deficiências e em risco social; essa é uma das principais atividades desse professor.
Consciência Negra para além de novembro: contribuições para uma educação antirracista na Escola Estadual do Campo Dom Francisco de Aquino Corrêa
Política EducacionalEste trabalho consiste em um relato de experiência sobre o projeto Consciência Negra para Além de Novembro, desenvolvido na Escola Estadual do Campo Dom Francisco de Aquino Corrêa, no Distrito de Cangas, em Poconé/MT, no ano de 2022, tendo como público-alvo estudantes dos anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O objetivo do projeto foi propor ações que discutam o tema do racismo, tomando por base a Lei nº 10.639/03 não só no dia da Consciência Negra, em novembro, mas em outros momentos, em outros espaços da escola e com diferentes abordagens.
A Carta da Escola Moderna
Tradução de Cláudia Dias Sampaio
A Matemática Escolar e a Matemática do Cotidiano: o caso dos produtores rurais de Uruçuca/BA
MatemáticaO estudo tem o objetivo de investigar as relações existentes entre a Matemática Escolar e a Matemática do Cotidiano no âmbito dos produtores rurais do município de Uruçuca/BA. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com dez produtores rurais do município, utilizando um instrumento com quinze questões, elaborado com o intuito de identificar qual relevância eles atribuem à Matemática, como a aplicam em seu cotidiano e quais métodos utilizam. Esse estudo evidenciou que as duas Matemáticas são importantes e se complementam; torna-se necessário refletir sobre outras Matemáticas além da escolar.
"Letramento": um clássico sobre o ensino de línguas
Formação de Professores e Língua Portuguesa e LiteraturaMagda Soares se destaca como pesquisadora; tem dezenas de obras publicadas. Doutora em Educação, aposentou-se como professora titular da UFMG. Ela integra o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, da Faculdade de Educação da UFMG. No livro Letramento: um tema em três gêneros, ela apresenta discussões didáticas e profundas. O debate sobre os letramentos e suas relações dialéticas com a alfabetização representa um importante viés teórico dos estudos sobre aprendizagem de línguas, especialmente com foco no caráter social e histórico da linguagem.
Workshop como metodologia para o ensino técnico em enfermagem: relato de experiência
SaúdeO uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, utilizando experiências reais do cotidiano no cuidado em saúde, favorece a motivação autônoma dos profissionais. O objetivo do relato é descrever a experiência da realização de um workshop com estudantes do curso Técnico em Enfermagem. Participaram do workshop 30 estudantes de enfermagem em cinco estações de trabalho com duração média de 30 minutos cada. O relato visa contribuir para a ampliação das discussões sobre o tema, oferecendo subsídios para repensar o processo de ensino-aprendizagem e as possíveis iniciativas.
Consumo de drogas lícitas e ilícitas entre jovens nas escolas da cidade de Antônio Martins-RN
Saúde, Antropologia, Comunicação, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política EducacionalEsta atividade objetiva esclarecer e conscientizar os alunos das escolas públicas de Antônio Martins-RN quanto aos males causados pelo uso e abuso do álcool e outras drogas. Os contextos apontam para um elevado consumo de álcool e tabaco e outras substâncias, principalmente o crack, a droga que vem trazendo maiores prejuízos à vida dos jovens e adolescentes e suas famílias, principalmente pelos seus efeitos devastadores, principalmente junto a pessoas das classes populares.
Ser professor de Geografia na escola básica no século XXI
Geografia e Formação de ProfessoresEducar nunca foi tão árduo, mesmo diante dos avanços científicos, das novas descobertas e, sobretudo, do acúmulo de saberes. E o professor de Geografia deve escapar de trabalhar conteúdos voltados para os aspectos físicos e privilegiar temas relacionados a aspectos sociais e econômicos da disciplina, evitando que ela se torne apenas decoreba.
Um ofício dentro da vida
"Tudo que não é literatura me aborrece". Li isso quando tinha uns quinze anos. Se a memória não me deixar na mão, acho que foi num livro de Gustav Janouch, chamado Conversas Com Kafka. Janouch era um jovem candidato à poeta que conheceu Kafka e que o visitava no escritório de advocacia para conversar sobre literatura. Com quinze anos eu direcionei a frase de Kafka para o ato da leitura. Imaginava que talvez, o que ele estivesse tentando dizer era que a vida era muito curta para se ler qualquer coisa que não fosse literatura, ou para se fazer qualquer coisa que não tivesse a ver com algum tipo de "vivência literária".