Biblioteca
Filtrar os artigos
Os pais e suas atitudes mais sustentáveis: em casa assim como na sociedade de consumo
Pode ser que muitos pais não se deem conta do quanto suas atitudes falam mais que as palavras. Pequenas ações, como guardar um copo plástico vazio até que encontre uma lixeira, podem dizer muito sobre seus valores e, assim, vai se construindo um cidadão...
Guerra e Ortografia
Com os ataques terroristas contra os Estados Unidos, jornais e revistas nacionais se veem invadidos por uma enxurrada de palavras não-portuguesas, adaptadas sem muita convicção à nossa língua via imprensa internacional em inglês. Entram em cena hamas, hezbollah, jihad, al-qa'ida, abu nidal, mujahidins, mulás e campeão de audiência - talibãs. Epa! Como foi que eu escrevi? É talibã, grafia que os jornais do Rio de Janeiro vêm registrando, ou taleban, como têm preferido os jornais de São Paulo?
Traçando o perfil dos alunos
Noutro dia, conversando com duas amigas, me vi unindo lazer e afazer. Num misto de boas risadas e vários questionamentos, lá estava eu num bate-papo informal, mas diante de um prato cheio de bons assuntos a serem explorados. Afinal, éramos duas professoras, eu e muitas coisas em comum.
Neoliberalismo: A doutrina que orienta o ajuste estrutural
In: Ajuste estrutural, pobreza e desigualdade de gênero. Recife: Iniciativa de Gênero/ S.O.S Corpo Gênero e Cidadania, 2001.
Raduan Nassar, ex-escritor (?)
Descendente de libaneses comerciantes de tecidos, Raduan Nassar nasceu em 1935 no interior do Estado de São Paulo, na cidade de Pindorama. Pois foi dessa cidade com nome de nação indígena que o escritor saiu para estudar na capital paulista, onde iniciou os cursos de Direito e de Letras na USP. Dois anos depois, ainda cursando Direito, ingressaria (também na USP) em Filosofia, único a ser concluído. No começo dos anos 1960, Nassar dividia seu tempo entre a criação de coelhos, a literatura e o jornalismo. A década foi produtiva para o escritor, que iniciou seus dois romances e ainda escreveu alguns contos.
Quem deve cobrar a realização dos deveres de casa? Os pais ou os professores?
Se o dever de casa é um prolongamento da atividade escolar, ele afeta também a vida doméstica do aluno e, por extensão, de seus pais. Pelo menos em teoria, já que o acompanhamento do desenvolvimento de um filho é, teoricamente, responsabilidade de quem o cria, e a educação escolar faz parte desse desenvolvimento. A cobrança de realizar a tarefa escolar, no entanto, deve ser feita em casa ou em sala de aula?
Só Platão explica...
Os gregos, sempre os gregos... Não é raro escutar por aí que tudo relacionado ao âmbito humano que se estuda hoje já foi há muito pensado pelos gregos. Atualmente o que ocorre são desdobramentos, releituras, interpretações do que eles disseram. Por outro lado, alguns citam a grande revolução feita pelo descobridor do inconsciente, Sigmund Freud. Mas, sem querer decepcionar os amantes da psicanálise, ao que parece alguns séculos antes de Cristo, ninguém menos que Platão já havia escrito sobre a divisão da mente em partes.
Governo inicia testes de laptops nas escolas
Em abril deste ano, a Escola Municipal Castelo Branco, de Piraí, será a primeira instituição de ensino do Estado a testar o uso de laptops na educação. Essa experiência faz parte das avaliações realizadas pelo governo federal para implantação do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), que promete produzir uma revolução nas práticas pedagógicas. Os testes estão sendo feitos em parceria com governos estaduais e municipais, bem como universidades e centros de pesquisa de todo o país.
Ciência para crianças
O site Ciência para Crianças, criado pela Dra. Maria Lucia Bianconi, professora do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, traz interessantes experiência científicas, jogos de raciocínio e curiosidades para colocar a gurizada para pensar.
Rede da Memória Virtual Brasileira
O nome do site é pomposo – Rede da Memória Virtual Brasileira – e o projeto também. Trata-se de uma iniciativa da Fundação Biblioteca Nacional, que criou a Rede com o objetivo de “automatizar e disponibilizar no ciberespaço os acervos de todas as instituições nacionais de disponham de patrimônio visual ou textual”.