Biblioteca
Filtrar os artigos
Percursos desenvolvidos pelo Projeto Étnico-Racial da Universidade de Passo Fundo
Espaços Urbanos, Política Cultural e Política EducacionalO Projeto de Extensão Étnico-Racial desenvolvido na Universidade de Passo Fundo (UPF) manifesta uma ação de extensão em relação ao território de análise. O projeto desenvolvido tem como objetivo principal construir processos de viabilização da promoção e da proteção dos direitos de grupos étnico-raciais minoritários socialmente na comunidade de Passo Fundo/RS e região. O trabalho enquadra-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, já que busca mediar as diferentes culturas com vistas à inserção de diferentes grupos étnicos.
Psicodiagnóstico, formação profissional e aplicações na Educação Básica
Psicologia e Educação Especial e InclusivaLevando em consideração que os procedimentos de realização do psicodiagnóstico aplicado a questões concernentes à infância e à adolescência são um processo dotado de muita complexidade e requerem formação teórico-prática suficiente para um bom desempenho, este estudo propõe apresentar os sentidos atribuídos ao exame psicodiagnóstico de acordo com a perspectiva de estudantes de Psicologia do sudoeste da Bahia. Com a realização da pesquisa, foi possível apresentar dados fundamentais acerca da formação profissional e percepção dos discentes acerca do psicodiagnóstico, sendo considerado pela maioria como um processo que apresenta resultados fidedignos; todavia, a articulação entre teoria e prática no contexto da graduação ainda é insuficiente.
Educação Infantil: o lúdico nas aulas remotas
Educação InfantilEste trabalho é de caráter descritivo; tem a intenção de descrever a experiência vivenciada no primeiro semestre letivo de 2021 na Escola do/no Campo Municipal Santo Antônio do Caramujo, situada no Município de Cáceres, Distrito de Caramujo, com a turma da Educação Infantil de cinco anos no período matutino. Foram realizadas atividades lúdicas, como jogo pedagógico, com o objetivo de promover atividades significativas, valorizando a realidade da turma e tornando a aula mais atrativa e prazerosa, embasado nos campos de experiência definidos na BNCC para a Educação Infantil de Mato Grosso.
CES (Centro de Ensino Supletivo): Trabalhando com Jovens e Adultos
Inicialmente o CES foi concebido para ter seu funcionamento diferente das escolas convencionais, já que traz em si a ideia de uma escola aberta, com condições para atender alunos que iniciem o curso em qualquer período do ano, em horários favoráveis aos mesmos, sem obrigatoriedade de frequência.
"Letramento": um clássico sobre o ensino de línguas
Formação de Professores e Língua Portuguesa e LiteraturaMagda Soares se destaca como pesquisadora; tem dezenas de obras publicadas. Doutora em Educação, aposentou-se como professora titular da UFMG. Ela integra o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, da Faculdade de Educação da UFMG. No livro Letramento: um tema em três gêneros, ela apresenta discussões didáticas e profundas. O debate sobre os letramentos e suas relações dialéticas com a alfabetização representa um importante viés teórico dos estudos sobre aprendizagem de línguas, especialmente com foco no caráter social e histórico da linguagem.
Napoleão e a vinda da Família Real: como o ogro entrou nessa história
O sol nasceu como todos os dias na Baía de Guanabara naquela manhã de 7 de julho de 1807. O trânsito dos botes e barcos entre os navios e o porto continuava como sempre. Os escravos que cotidianamente iam buscar água no chafariz do Largo do Carmo seguiam com sua atividade, bem como o resto da população da cidade. Os cariocas não podiam imaginar que dentro de nove meses o Rio de Janeiro mudaria para sempre.
Novas demandas na gestão de pessoas
Tornou-se evidente que o momento privilegia o capital intelectual: estamos vivendo, conforme afirmou Domenico De Masi, “no meio de uma revolução de época: o nascimento da sociedade pós-industrial. Revolução comparável a duas outras transformações igualmente decisivas na história humana: a revolução agrícola, que há sete mil anos determinou o surgimento da civilização rural, e a Revolução Industrial, que no final do século XVIII determinou o advento da produção e do consumo de massa. Se a sociedade rural tinha no centro do seu sistema a produção agrícola e os proprietários da terra, se a sociedade industrial destronou estes protagonistas, colocando em seu lugar a produção em série de bens materiais e os proprietários das fábricas, a sociedade pós-industrial decididamente privilegia a produção de bens imateriais (serviços, informações, símbolos, valores e estética) e os produtores de ideias”. É uma transformação e um grande estímulo à mudança e ao crescimento.
“Aquele cara do olho azul” e a Mulher Melão
A máxima “gosto não se discute” tenta evidenciar o quanto tal sentimento é subjetivo, o quando ele diz respeito à inclinação de cada um. Claro que alguns gostos podem mudar com o passar do tempo, com as companhias, com o hábito.
Lúcio Cardoso: um corcel de fogo e ideias
Lúcio Cardoso nasceu em 14 de agosto de 1912, em Curvelo, Minas Gerais. Foi autor de diversos livros, entre os quais Crônica da casa assassinada, que, com certeza, fez dele um dos grandes escritores da literatura brasileira. Além de escritor, Lúcio deixou sua marca em diversas áreas do meio cultural. Foi roteirista e coprodutor dos filmes Almas adversas (1948) e A mulher de longe (1949), no qual também atuou como diretor. Na área teatral, além de escrever algumas peças, foi um dos criadores do Teatro de Câmera. Nas artes plásticas, aventurou-se como pintor. As cores fortes e os temas da noite e da morte estavam presentes tanto na literatura como no cinema e na pintura. Era o mesmo Lúcio, o da busca incessante dos males da alma e da escrita, cujas palavras eram também as imagens e os gestos.
A “verdade científica” ironizada por Machado
Em pleno século XIX, com tom irônico (adquirido de suas leituras dos escritores ingleses), e um narrador que faz acreditar que o fato narrado é verídico por salientar que “antigos cronistas” já relataram a mesma história, Machado de Assis escreveu O alienista em 1881.