Biblioteca
Filtrar os artigos
Currículo e a escola do século XXI: a escola e seus novos desafios
Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalAlguns aspectos da estratégia curricular das escolas municipais de Maricá/RJ em Língua Portuguesa merecem ser modificados, a fim de facilitar a aprendizagem e o exercício da leitura e da escrita, o que contribui para um melhor desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental em concursos realizados no fim dessa etapa da educação.
Conhecimentos docentes para o ensino da Matemática nas séries iniciais
Matemática e Formação de ProfessoresExistem inúmeros fatores que afetam o processo de ensino e aprendizagem; os saberes disciplinares são um deles, e vale também para a Matemática. Numa pesquisa feita em escolas públicas do Paraná, foi detectado que professores das séries iniciais do Ensino Fundamental erraram a resposta a questões básicas da disciplina; certamente esse fato compromete o desempenho dos alunos.
Mudemos o sistema, não o clima
Ecologia e Meio AmbienteNão basta reduzir a destruição ambiental ou adaptar o meio ambiente ao mercado. A mudança climática exige uma mudança profunda do paradigma desta civilização para haver alguma perspectiva de sustentabilidade. É preciso inverter as prioridades.
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Cidadania e ComportamentoO seu silêncio também machuca!
Educação Infantil e Formação de ProfessoresO racismo é uma condição real na nossa sociedade, e todos os educadores devem adotar práticas que garantam a igualdade racial. O racismo é uma agressão social em todas as idades, porém muito mais marcante na infância. Nas escolas e creches, é preciso prevenir atitudes racistas destacando a diversidade humana em cartazes, pinturas, objetos e textos, de modo que as crianças se sintam contempladas, reconhecidas e valorizadas em suas características e possam se desenvolver. O relato apresentado aqui é mais um exemplo.
Um Rio de Janeiro da cidadania
Cidadania e ComportamentoO respeito à diferença ajuda a construir a cidadania, valorizando o coletivo em detrimento da privatização que tem sido praticada nos últimos tempos, que incentiva a segregação racial, religiosa e política que chega à intolerância.
Multiletramentos e multimodalidade: o grafite como recurso pedagógico
Computação e Tecnologias, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Educação Artística, Fotografia, Outras Mais Específicas, Espaços Urbanos e Política CulturalUma proposta de atividade realizada em Campos dos Goytacazes/RJ envolvendo Língua Espanhola e Artes abordou o multiletramento ao buscar o estudo de grafites, por ser uma expressão artística comum em lugares públicos e privados da cidade.
Fala demais por não ter nada a dizer
Outras Mais EspecíficasUma das características marcantes dos últimos tempos é a velocidade na comunicação – pessoalmente ou por recursos como o WhatsApp. E o professor precisa estar preparado para isso, ao mesmo tempo que trabalha com textos mais longos e reflexivos.
Análise e contribuição universitária da pesquisa educacional Amor que Educa para formação de docentes e professores de Educação Física no Rio Grande do Sul
Saúde, Formação de Professores, Cidadania e Comportamento, Educação Física, Outras Mais Específicas e Política EducacionalO livro Amor que educa, de Marcelo Bittencourt Jardim, aborda de forma emocionada sua convicção da importância das atividades físicas para melhorar a saúde mental e relacional, envolvendo aspectos de direitos humanos, inclusão social, igualdade e humanização. Sua experiência em comunidades de vulnerabilidade social é relevante por mostrar como é importante a intervenção da escola e dos professores na formação de crianças e jovens nesse contexto.
Projeto Práticas de Leitura e Escrita
Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas e Política EducacionalO presente projeto trata dos métodos desenvolvidos no segundo semestre do ano de 2021 na Escola São Francisco, na zona rural do município de Cáceres/MT, especialmente com a turma multisseriada de 2º e 3º anos, promovendo o sistema gráfico da escrita, ligados à ênfase entre as práticas sociais de leitura e escrita, que são trabalhadas simultaneamente, com o objetivo de desenvolver atividades diferenciadas, a fim de resgatar o ensino-aprendizagem das crianças que muitas vezes se encontram desmotivadas com a falta do acesso à escola, devido à pandemia.