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Reflexões acerca da Educação Infantil em relação ao momento da covid-19
Educação InfantilO artigo tem como objetivo refletir sobre como aconteceram as ações pedagógicas na Educação Infantil durante a pandemia de covid-19. Trata-se de pesquisa realizada de forma exploratória, qualitativa, incluindo pesquisa de campo em um centro de educação infantil municipal que possui todos os níveis (berçário, maternal e pré-escolar) da Educação Infantil localizado na periferia de Lages/SC. A coleta de dados foi efetuada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que os profissionais da Educação encontraram dificuldades na comunicação com os familiares das crianças.
A importância de alfabetizar psicopedagogiando
Formação de ProfessoresO presente trabalho objetiva realizar o levantamento bibliográfico de autores que abordam a importância de alfabetizar psicopedagogiando e a aplicação de questionário com a professora que trabalha no laboratório de aprendizagem da Escola Estadual Professor João Florentino Silva Neto, que busca medidas para saber como lidar com a situação de alunos que possuem dificuldades em aprender a ler e escrever e como desenvolver práticas relevantes para o processo de ensino-aprendizagem. Diante desse contexto, a problematização possibilita a reflexão sobre a questão: qual a importância da relação professor-aluno no processo educativo?
Avaliação da aprendizagem e a Educação a Distância: um estudo quanto às necessidades de novas formas avaliativas
Física, Avaliação e Educação a DistânciaEste artigo evidencia o processo de avaliação da disciplina de Física, com ênfase na Educação a Distância, necessária devido à pandemia de coronavírus neste momento. Diante disso, este trabalho tem como objetivo geral analisar a necessidade de uma avaliação diferenciada a ser desenvolvida ao longo do processo de ensino. O método escolhido para o estudo foi a pesquisa bibliográfica. O resultado obtido foi a proposta de um plano de avaliação formativa com uso de recursos externos às salas de aula.
Ensinar com mapas conceituais nas séries finais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades
Formação de ProfessoresEste trabalho visa criar estratégias de ensino focadas na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, utilizando mapas conceituais desenvolvidos por Joseph Novak. Serão realizadas inicialmente reflexões sobre a prática docente e, em seguida, será proposto um minicurso de formação continuada para professores das séries finais do Ensino Fundamental. Espera-se que a partir da elaboração de uma sequência didática, fundamentada na TAS e no uso dos MC, os professores implementem estratégias eficazes de aplicação com seus alunos, explorando as suas potencialidades no que se refere ao aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.
Nós, o povo, com o objetivo de formar uma união mais perfeita
Este foi o discurso do senador sobre a questão racial, feito na Filadélfia, falando um tema que vem sendo exaustivamente abordado em sua campanha à candidatura presidencial democrata nos Estados Unidos.
Sobre a Filosofia da Natureza de Schelling
Schelling afirma que o primeiro filósofo foi aquele que, diante da sucessão das representações dos objetos, conseguiu se distanciar da imersão nessa sucessão, separando a representação enquanto tal dos objetos que ela apreende. Ou seja, diante de tudo aquilo que lhe aparece (as coisas ao seu redor, suas sensações diante das coisas, os pensamentos e sentimentos suscitados nele pelas coisas), foi-lhe possível se distanciar, ao invés de ser afetado pelas coisas e simplesmente reagir imediatamente. A representação sendo aqui entendida como o elemento do conhecimento presente no sujeito que conhece, e não nas coisas por ele conhecidas – pois sujeito e objeto seriam os dois elementos que constituem o conhecimento para a Filosofia moderna.
O jogo e a Educação Matemática: possibilidades pedagógicas no Ensino Médio
MatemáticaNeste artigo delineamos uma proposta de reflexão sobre: o jogo como elemento lúdico que acompanha o desenvolvimento da civilização; o jogo como favorecedor da aprendizagem escolar e sua importância no trabalho educativo; o jogo como recurso didático indicado pela legislação nas aulas de Matemática em todos os níveis da Educação Básica; o jogo em consonância com a Matemática, atuando como promovedor da aprendizagem dos conteúdos; e o jogo como possibilidade pedagógica também na Educação Matemática do Ensino Médio. Apresentamos, como sugestão, três jogos – Quatro é o Limite, Corrida Matemática e Capturando Poliedros.
As etapas da implementação do Plano Ceibal em quatro escolas da área metropolitana de Montevidéu, Uruguai.
As TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) são parte dos grandes avanços tecnológicos da humanidade nas últimas décadas. Têm transformado diversos âmbitos da economia, da cultura, da política e possibilitaram grandes mudanças na sociedade. A estrutura social se modificou. É assim que a sociedade da informação e do conhecimento se torna a sociedade rede (SR) veiculada pela internet (Castells, 2000).
Formação continuada: entre as práticas e os saberes docentes
Marcelo Gomes da Silva
Resenha do artigo “Educação e tecnologia: a crise da inteligência”
História da Educação, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaO artigo aqui resenhado é de Maurício Rebelo Martins, intitulado Educação e tecnologia: a crise da inteligência. O autor é doutor em Educação e docente da UFPB. Vem se dedicando aos estudos a respeito da formação pedagógica em sociedades plurais, dado o contexto atual e como as relações humanas são construídas nesse cenário, para a sua subjetivação e a sua socialização. Além disso, é importante que se compreenda que a cultura é nitidamente subordinada ao mercado econômico, tal qual uma ferramenta a serviço de grupos concentradores de poder, sendo utilizada para manipular as pessoas.