Biblioteca
Filtrar os artigos
Conscientização para hábitos alimentares saudáveis na escola
Nutrição e Alimentos, Saúde e Biologia e BiociênciasO conteúdo relacionado à saúde deve ser tratado como tema transversal nas escolas e em todos os níveis de ensino, visto que está relacionado ao bem-estar das crianças e à manutenção da saúde na vida adulta. O presente trabalho apresenta um projeto desenvolvido no Colégio Estadual Waldomiro Pitta, localizado em Cambuci/RJ, com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, que teve como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da alimentação saudável.
O uso do cinema no ensino
Matemática, Antropologia, Arqueologia, Comunicação, Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Cidadania e ComportamentoO presente artigo tem como objetivo geral mostrar o impacto do uso de mídias digitais e audiovisuais com ênfase no uso do cinema no processo de ensino-aprendizagem, sobretudo na disciplina de História. Como forma de alcançar o objetivo estabelecido, o trabalho tem como desdobramentos objetivos específicos: conceituar e contextualizar temas inerentes ao desta pesquisa, identificar a aplicabilidade do cinema para o ensino da História em sala de aula, estabelecendo modelos e ao mesmo tempo tratando os pontos principais que podem contribuir na aplicação das orientações. Visa também salientar o impacto no enfoque dos PCN no planejamento didático com o uso de audiovisual para o filme escolhido, a eficácia do ensino de História usando curtas-metragens.
Prostituição: a legalização da profissão e a possibilidade do reconhecimento do contrato de trabalho
A meus pais, Clara e Eduardo.
Mapeamento e análise da cultura organizacional: um instrumento prático para a gestão escolar
Instituição EscolaO presente trabalho discute a importância do mapeamento de traços da cultura organizacional, com base em autores da Administração e da Sociologia, como Hofstede, Hofstede e Minkov, Gerhardt e Silveira, e Hoy e Miskel. Esses autores apresentam a junção da perspectiva técnica da cultura organizacional e consideram as particularidades da escola. O estudo contribui com a proposição de um instrumento que abarca os conceitos abordados e apresenta uma forma prática e sistematizada de transformar os dados coletados em informação, propondo uma análise baseada na metodologia de satisfação do cliente.
Proposta de projeto pedagógico utilizando tecnologias digitais de informação e comunicação nas aulas de Educação Física no Ensino Médio
Saúde e Vivências de Sala de AulaEste trabalho apresenta a proposta de um projeto pedagógico para as aulas de Educação Física no Ensino Médio voltado para a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação. O projeto objetiva trabalhar com as informações encontradas nas redes sociais sobre atividade física. Os alunos deverão confirmar ou refutar essas informações, objetivando conscientizá-los e capacitá-los para checar a veracidade por meio de fontes confiáveis de pesquisa, estimulando a formação do senso crítico para as informações que acessam na internet.
Análise fílmica à luz da ciência: a sétima arte como potencial no ensino de sistema nervoso
Biologia e BiociênciasO presente artigo se configura como uma pesquisa qualitativa e documental, acompanhada por um procedimento de estudo descritivo. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as potencialidades da utilização do filme A teoria de tudo como recurso pedagógico no ensino de Ciências sobre o sistema nervoso. O procedimento de coleta de dados partiu da análise fílmica, bem como da aplicação de um questionário com uma professora que fez uso dele em turma. Considerando o uso do filme como recurso pedagógico, percebe-se que sua inserção na prática pedagógica é um fato a ser considerado.
Aspectos da terceira dimensão do livro ágrafo
Educação ArtísticaA relação entre o espaço interior e o aspecto exterior do objeto livro recebe análise fenomenológica de Salmo Dansa e Luiz Antonio Luzio Coelho, tomando por base algumas obras marcantes de autores representativos.
Literatura Infantil: concepções e práticas educativas de professoras de uma pré-escola em Aurora/CE
Educação InfantilEste artigo é parte de uma monografia para o curso de Pedagogia da UFCG, campus Cajazeiras/PB. O objetivo foi investigar como as professoras concebiam e ofereciam Literatura Infantil em uma pré-escola. Fundamentamos a proposta em Cademartori e Lima. Optamos por uma abordagem qualitativa, ancorada em pesquisas bibliográficas e exploratórias, realizadas em investigação de campo. Por meio de entrevista semiestruturada, questionário e observação participativa, recolhemos os indicadores para o experimento. Observamos a relevância da Literatura Infantil como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem das crianças e o papel significativo da literatura como mediação docente para a fase educacional inicial da criança.
No final de tudo o gene quer apenas ser feliz
Março de 1998
A formação de professores e o ensino a distância: contribuições como práticas pedagógicas
Educação a DistânciaO objetivo deste artigo de revisão de literatura é analisar a contribuição do ensino a distância como prática pedagógica na formação e desenvolvimento de educadores. A formação continuada dos docentes é imprescindível, tendo em vista não se tratar apenas de dar continuidade aos estudos para atualizar-se quanto às modificações na área do conhecimento que leciona ou refinar o domínio de técnicas, mas por um motivo mais premente que se refere à própria natureza do fazer pedagógico.