Biblioteca
Filtrar os artigos
Prece da criança
Senhor, estou muito assustado, estão nos fazendo medo, fico até cansado de pensar um jeito de proibir os adultos de matar os passarinhos, de acabar com os rios, de poluir os mares. Tudo que o Senhor fez é tão bonito, até me irrito quando vejo guerras dominando alguns lugares. Quero sonhar com uma escola feliz, com professores sorrindo, e uma nota que dê para passar... É isto que sempre quis... Ah! Quero minha família unida, segurança para brincar na praça, a imensa graça de dormir sabendo que se há alguém na rua vai poder voltar. Amém.
A menina má, de Vargas Llosa
Quando, em 1981, Mario Vargas Llosa veio ao Brasil, João Antônio escrevia a seu amigo Mylton Severiano: “o escritor brasileiro está inteiramente marginalizado; quem dera a Rui Facó ou ao próprio Euclides da Cunha que recebessem a metade do que o enfatiotado e engravatado moço peruano de pega-rapaz na testa ganhou, de graça”. Ele se referia à badalação da imprensa em torno do escritor, talvez sem imaginar que a situação do escritor brasileiro ainda seria bastante piorada e que, depois de ter embranquecido bastante os cabelos, aquele moço de 30 anos atrás seria candidato à presidência do Peru e permaneceria quase um ano na lista dos livros mais vendidos no Brasil: Travessuras da menina má esteve na lista dos mais vendidos (lidos?) desde outubro de 2006 até agosto de 2007!
Observatório da Educação
O site Observatório da Educação foi criado pela Ação Educativa com o objetivo disseminar informações, expor diferentes pontos de vista e incentivar debates sobre políticas educacionais. Para tanto, o site realiza diversos debates públicos sobre temas educacionais da atualidade, estimulando, assim, a pluralidade de opiniões tanto de pesquisados quanto de representantes da sociedade civil.
Professor agredido dentro da sala de aula
Hoje assistindo à TV, vi uma reportagem sobre o ocorrido com um professor em sala de aula; o que motivou o evento foi o professor ter colocado um aluno para fora de sala.
Interessado ou interesseiro: como identificar e lidar com o excesso de bajulação?
trecho de marchinha de carnaval composta por Roberto Martins e Frazão
Ação Griô: Cultura e Comunicação...
Cultura tem muito a ver com comunicação. Cultura é um mundo de significados, é um código simbólico construído socialmente, isto é, em grupo, e compartilhado por todos os seus integrantes. Cultura é construção. Griô. Saberes. Comunicação. Construção: CULTURA!
Ainda falta psicologia para motivar
Vale a pena dedicar especial atenção a um fato que ocorre dentro das organizações, a que os líderes não têm oferecido o devido suporte: o problema pessoal de cada colaborador. Tais problemas podem ser desmotivadores e contraproducentes, e não há festa de confraternização, balão recheado de prêmios, tapinha nas costas, caneta de prata etc. que deem jeito. É preciso ajudar com esforço especializado. É claro que uma empresa não deve se transformar exclusivamente em um centro de atendimento para transtornos psicológicos. Tais lugares já existem com essa finalidade. No entanto, bem sabemos que as pessoas, na sua maioria, não possuem condições financeiras e dispõem de pouco tempo para empreender esse tipo de tratamento. Refiro-me a uma condição mais adequada e pertinente para chegar a um bom acordo.
Para que servem automóveis estrangeiros e moedas europeias?
Minha mãe é professora primária; por comodidade, eu e meu irmão fizemos nosso primário (atual primeiro segmento do Fundamental) na escola pública em que ela trabalhava. Ao contrário do que se podia esperar, a cobrança sobre nós era maior do que sobre os alunos que não eram filhos de professoras (éramos uns cinco filhos de professoras naquela escola). Havia, para nós dois, a dificuldade adicional de morar longe.
Cerimônia do Adeus
“Deve ser muito embaraçoso ser ateu e materialista e ainda assim falar português”. Essa talvez seja a mais evidente conclusão a que a gente chega quando lê Adeus a Emmanuel Lévinas.
Como criar um ambiente saudável na escola
É mais fácil praticar do que escrever quando se trata de criar um ambiente. Mas não há dúvida, a confiança que se deposita no professor é a pedra de toque para que saudáveis sejam as relações dentro da escola.