Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Paz na Escola Rap Quase

Os tempos do agora te entrego na lata. Chumbo da angústia, te digo na letra: que todo esse hoje são dias de medo. A real da escola é o luto! que nesta trilha ofereço. Vê só, o jornal noticia: na calada se mata um garoto encolhido. Na sala vazia, do professor cai a lágrima, no giz do silêncio enrustido. Longe passa, com a pedagogia arriada, o diretor safenado abatido. E infelizmente muitos pais “nem aí” e certas mães “nem te ligo”.

Escola Digital

Para os que acessam o site www.programaescoladigital.org.br, a primeira impressão é a que fica. Do instante em que se entra na tela principal até a abertura da última janela do menu, somos introduzidos em um mundo cheio de movimento, cores e imagens, temos a certeza de que estamos diante de um material voltado para o público infanto-juvenil. Graficamente, a página lembra um muro pichado ou a capa de um caderno escolar. As informações escritas são sucintas e fluentes, tudo para atrair a atenção do público-alvo, compreendido na faixa de idade entre 12 e 15 anos.

Aprendendo com Festas Juninas

Junho é um mês próprio para festas. É neste período que acontecem as festas religiosas chamadas juninas. Estas festas têm por si só um caráter ingênuo, que remete ao lúdico e ao engajamento de toda a comunidade escolar na sua realização. Assim, as festas, têm ajudado os professores ao longo de muitos anos a praticarem com os alunos tarefas extracurriculares. É a chamada interação, que fora da sala de aula, causa motivação e união entre alunos, pais, administração e mestres.

A alma do povo em Chico Anysio

Ontem um amigo me contou ter visto uma cena que o deixou chocado. Um ônibus bateu em um carro de passeio. O motorista do automóvel, enlouquecido, subiu no capô do próprio veículo e, com um pedaço de pau, quebrou o vidro do ônibus e tentou espancar o motorista que havia provocado a colisão.

A vez do livro e o livro da vez: que tal um agradável ciclo da leitura?

Os brasileiros leem, em média, quatro livros por ano; menos da metade deles é lida na íntegra. Esse é o triste resultado da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada pelo Instituto Pró-Livro em 2012.

Solto a voz na estrada... e na sala de aula

Ainda sobre a Saúde do Professor, desta vez o assunto é a voz. Responsável pela maior parte - 33,72% - dos problemas que afligem a vida dos mestres, a preocupação com a voz é constante e as ocorrências podem ir da simples rouquidão até problemas graves como nódulos que podem chegar ao câncer. Por isso, no dia-a-dia, é preciso que o professor tome cuidados especiais com a voz.

Millôr Fernandes: enfim, um escritor sem estilo e um desenhista sem borracha

Dias difíceis os últimos; dias de perdas insubstituíveis... Se Chico Anysio (falecido em 23 de março) nos deixou mais de 200 personagens (o que felizmente nos conforta e eterniza o grande humorista), Millôr Fernandes (falecido em 27 de março) nos presenteou com incontáveis frases ao longo de seus 88 anos, além de suas charges e suas tantas outras manifestações artísticas e políticas.

Rua do Catete (Notas sobre o cotidiano da cidade II)

Nesse contexto de certo mal-estar no ar, com greves e protestos confusos em todo o país, escaramuças políticas nos bastidores devido às próximas eleições e certa ansiedade gerada pela Copa do Mundo, a gente tem a tendência de se refugiar no seu canto. Ainda mais que o inverno no Rio, de curvas e formosuras, chegou. Por sinal, um inverno ameno e doce, para quem conhece inverno de geadas e nevascas, com temperaturas de muitos graus abaixo de zero. É momento para pensar o que se passa à nossa volta, onde vivemos a maior parte do nosso tempo.

Educar com emoção

No final dos anos 1950, o professor John Keating voltou ao tradicional internato onde estudou, agora como professor de Literatura. Mas não se tratava apenas de um novo professor numa escola conservadora; o filme Sociedade dos Poetas Mortos (1989), dirigido por Peter Weir,conta a história de um educador polêmico e revolucionário, que leva seus alunos ao apaixonante mundo da poesia e a pensar por si mesmos, tomando gosto por questionar tudo e todos.

Criola

O site da ONG Criola é um espaço de militância e engajamento para quem se interessa por questões e debates ligados ao preconceito racial, à discriminação das mulheres e das minorias. Na própria chamada do site fica clara a linha que segue: “Criola – lutando pelo fortalecimento das mulheres negras, contra o racimo e a lesbofobia”.