Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Projeto Casa escola ecologicamente inteligente: robótica educacional
Computação e Tecnologias

Com base nos conceitos da Agenda 21, professores e alunos de uma escola no Rio de Janeiro desenvolveram objetos de robótica educacional com soluções para diminuir o impacto ambiental.

Sonho de professor
Outras Mais Específicas

Uma aula inesperada na beira da praia, para um grupo surpreendente, aborda um assunto cotidiano e deságua na expectativa do encontro seguinte, no mesmo local.

Resenha para a obra "Vacinação, vida e saúde de montão": uma aproximação entre as histórias em quadrinhos e o ensino de Ciências
Saúde e Educação Infantil

Esta resenha tem o intuito de promover a conscientização dos educandos, de forma lúdica, interativa e reflexiva acerca da importância da vacinação e de seu benefício coletivo para a erradicação das doenças. Para isso, utiliza-se a HQ Vacinação, vida e saúde de montão, que trata do episódio em que um dos personagens é acometido por uma suposta gripe e é necessário que ele seja vacinado para disputar uma partida de futebol com seus amigos. Com isso, compreende-se a relevância da temática abordada no gibi, principalmente para se contrapor à onda negacionista que assola o nosso país.

Um livro, duas paixões: entrevista com Adriana Oliveira Bernardes
Astronomia, Física, Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

Uma das autoras mais publicadas na revista Educação Pública, com forte atuação na Fundação Cecierj e no Consórcio Cederj, Adriana Oliveira Bernardes publica um livro reunindo temas pelos quais é apaixonada: Astronomia e Educação. É disso que ela fala nesta entrevista.

Gêneros textuais e ensino de Língua Portuguesa
Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

O estudo dos gêneros pode ter consequências positivas nas aulas de Português, pois leva em conta seus usos e funções numa situação comunicativa. A resenha desse capítulo tem o objetivo de revelar metodologias de ensino da Língua Portuguesa voltadas a estudantes de licenciatura e para educadores e professores já formados, de modo que assim possam utilizar de maneira mais ampla a didática, de acordo com qualquer área na educação. Qualquer contexto social ou cultural que envolva a leitura ou a escrita é um evento de letramento, o que implica a existência de inúmeros gêneros textuais culturalmente determinados.

A biblioteca escolar, os funcionários da escola e o Profuncionário
Formação de Professores e Política Educacional

A formação de bibliotecários e técnicos em bibliotecas irá melhorar os recursos disponíveis nas escolas das redes pública e privada e atenderá às necessidades de quase 190 mil estabelecimentos de ensino na Educação Básica.

Pode tirar o “cavalo da chuva” quem tem o “burro na sombra”

Aquele que ainda acredita na maré mansa profissional parou no tempo. Mais: desconectou-se da pujante realidade que toma conta do mercado mundial. Quem aguarda os bons ventos de outrora não vê com a devida clareza o próprio presente nem o futuro. Se a esperança está depositada na brisa suave da acomodação, é melhor preparar-se para a inevitável tempestade das ações permanentes. A evolução não descansa. Logo, qualquer esboço de teimosia frente a tal movimento será penalizado com a frustração, o desânimo e o baixo ganho financeiro. Por outro lado, a recompensa será justa e altamente motivadora se houver empenho na escalada do progresso pessoal no trabalho. De que lado você quer ficar?

Os professores não são bons leitores.

Ninguém ousaria duvidar da importância da leitura ou da relação dessa com o sucesso ou insucesso escolar. Muitos aproveitam o tema para questionar as diferentes formas de leitura do mundo contemporâneo. Não é esse o nosso interesse e vocês poderão ler mais a esse respeito na seção poucas e boas que preparamos essa semana.

Análise da motivação no trabalho

É preciso considerar outras fontes de motivar o pessoal, mas é crucial que sejam colocadas em prática, pois, se algum entusiasmo é observado no início da implantação, muitos professores, funcionários, dirigentes são levados ao estado de desânimo e fracasso pela desistência que se consolida, por causa das dificuldades causadas pela força das mudanças e da cultura local.

Entrelaçando Paulo Freire e Leonardo Boff

Ultimamente, tenho pensado bastante sobre o legado deixado por alguns escritores comprometidos com ideais que alicerçam ou deveriam alicerçar os princípios da Educação em nosso país. Pessoas que trazem sérias reflexões sobre a importância da prática docente nas salas de aula e de seu impacto em nossa sociedade. Considero aqui, dentre vários, Paulo Freire e seu livro Pedagogia da Autonomia e Leonardo Boff e o livro A águia e a galinha, para revisitar algumas questões norteadoras de tais práticas.