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Política educacional civilizadora
O ser humano paga um alto preço por viver em uma sociedade bastante idealizada em relação à realidade nua e crua dos seus membros. Informações genéticas obrigam-no a sobreviver e a se aperfeiçoar, a fim de tornar-se apto e a dar continuidade à espécie por sua descendência. Logo, o choque é inevitável frente às normas e leis que tentam regular os comportamentos sociais. Duas poderosas forças se enfrentam, e disso pode decorrer evolução, conflito e, nos casos extremos, significativos desajustes psíquicos.
Escolakids
O Escolakids é o canal infantil de um dos maiores sites brasileiros de educação, o Brasil Escola. Seu objetivo é trazer o conteúdo educacional para estudantes do Ensino Fundamental. Além de seções com as disciplinas escolares, traz outras como Datas comemorativas, Jogos, Para pintar, Histórias.
História do ensino de Ciências na Educação Básica no Brasil (do Império até os dias atuais)
História da Educação e Política EducacionalA educação é reformulada de acordo com os interesses sociais, de acordo com o contexto político, histórico e cultural. Dentro dessa perspectiva, o ensino de Ciências foi incluído no currículo escolar e modificado conforme eram percebidas as necessidades de formação da população.
Panorama e perspectivas dos docentes no Brasil
Outras Mais EspecíficasA partir de dados estatísticos, um livro de 2009 traça um excelente panorama da profissão docente no Brasil: sua história, seu reconhecimento e a opções de formação.
Baralho de emoções
Vivências de Sala de AulaDe novo, pensando em jovens da escola pública. Mais do que qualquer coisa, uma primeira impressão: eles não têm autoconsciência e nem têm onde buscá-la ou aperfeiçoá-la de modo que ganhem autonomia emocional. Sentada no pátio da escola, eu observo comportamentos, a partir das linguagens verbal e não verbal.
Instituto Alana
Em atendimento à sua proposta de promover a assistência social, a educação, a cultura, a proteção e o amparo da população para a melhoria da sua qualidade de vida e em favor de seu desenvolvimento, o Instituto Alana possui dois grandes segmentos em seu site: Espaço Alana e Criança e consumo. Além desses, na área institucional, o instituto apresenta seus objetivos, seu estatuto e oferece ao internauta a chance de contato através de e-mail.
Quem quer faz
"Daqui a três ou quatro anos você vai ver outro Ferreira Viana!" profetizou entusiasmada a diretora adjunta, professora Márcia Cláudia Ribeiro Jauffret Coelho (MSc), da Escola Técnica Estadual Ferreira Viana.
O futuro não chega nunca
Tinha por ele a afeição que se devota aos pais, mas não éramos sequer amigos – como um adolescente, ou menos que isso, poderia dizer-se amigo do pai de seus amigos? Tomado por turbulências interiores e fricções com o mundo, talvez ele sequer prestasse atenção em mim – ainda que queiram, meninos não mudam o voo de pássaros selvagens – mas ficou inscrito nos meus afetos e sua imagem resta indelével na minha memória.
Educar para Crescer
Quem trabalha com educação ou tem interesse pelo tema não pode deixar de ter na sua lista de favoritos o site Educar para Crescer. A publicação trata de diversos assuntos relacionados à educação por meio de reportagens, artigos, indicadores, depoimentos e concursos, entre outros. O tópico Comportamento traz diversas matérias, como “Os maiores perigos para seu adolescente”; “Roupa ou uniforme: vantagem ou desvantagem”; “Homossexualidade e homofobia na escola: como lidar?”; “Notas baixas no boletim! E agora?”. Em Gestão Escolar encontramos matérias e dicas para melhorar a administração e a relação na escola, como por exemplo nos textos “Meu professor me odeia”; “Conheça a trindade pedagógica”; “Quem assume o fracasso escolar” e “Professor nota 10”. Em Política Pública, podemos ficar por dentro do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), do Enem e do Prouni.
Escola empreendedora
A ideia de desenvolver projetos empreendedores foi implantada no nosso colégio no ano letivo de 2000 e, desde então, anualmente, trabalhamos diversos temas ligados à cidadania em nossos projetos pedagógicos.