Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
A Educação de Adultos no Chile

A autonomia, a criatividade e a autoexpressão de todos os cidadãos não só são objetivos, senão também condições da democracia (UNESCO, 1999, p. 5, tradução nossa).

O fim da educação: indisciplina, política e judicialização

Professoras e professores estavam discutindo em reunião o problema da (in)disciplina em sala de aula. A coisa me pareceu tão séria que por alguns minutos passaram-me pela cabeça diversas imagens de acontecimentos – muitos deles inaceitáveis – que, aparentemente, vêm se naturalizando entre nós. Algumas delas merecem atenção.

Teorema de Bayes: uma visão interdisciplinar na escola básica
Astronomia, Matemática, Geografia, História e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho destaca a relevância do ensino interdisciplinar na prática docente, com base em pesquisas realizadas pela autora durante a elaboração de sua dissertação de mestrado no Profmat. O recorte apresentado aplica o Teorema de Bayes a um problema contextualizado na Astronomia, abordando conteúdos do currículo da Educação Básica. O objetivo é promover um ensino mais significativo, estimulando uma abordagem interativa entre diferentes áreas do conhecimento, além de despertar a curiosidade e a motivação dos estudantes da Educação Básica.

Um relato/estudo sobre o uso de atividades investigativas para o ensino de Estatística na Educação Básica
Matemática

O objetivo deste artigo é expor os resultados obtidos na análise de um trabalho de coleta e pesquisa realizado por alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola do Rio de Janeiro. O trabalho foi aplicado pelos autores como parte da nota de Matemática e pedia aos alunos que confeccionassem gráficos e tabelas com base nos dados coletados por eles. Neste trabalho iremos descrever os principais erros percebidos, que decorrem principalmente da falta de conhecimento estatístico prévio. Além disso, pretendemos destacar pontos positivos, além de relatar os principais problemas encontrados pelos alunos ao realizar uma coleta de dados.

Telecurso 2000 e Se Liga no Enem: uma análise comparativa de vídeos educativos em Biologia
Avaliação, Educação a Distância, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Outras Mais Específicas

No Brasil, o Telecurso 2000 desempenhou importante papel na difusão dos vídeos como ferramenta de ensino; no entanto, mais recentemente, outras ferramentas têm sido adotadas, como o Se Liga no Enem, na Paraíba. Neste trabalho foi realizada análise comparativa das videoaulas de Biologia do Telecurso 2000 e do Se Liga no Enem, verificando a habilidade de construção de sequências lógicas para o discente, por meio da adaptação da Ficha de Avaliação de Aulas de Smania-Marques. Concluímos que o Telecurso 2000 traz uma linguagem simples e dotada de extensa exemplificação, enquanto o Se Liga no Enem possui um tom de revisão.

A ilusão das relações sociais no confinamento – um retrato social no filme "BigBug"
Comunicação, Sociologia, Cinema, Teatro e TV e Língua Portuguesa e Literatura

O artigo aborda a ilusão das relações sociais durante o confinamento, retratada no filme BigBug. O filme segue a personagem principal, que deseja conhecer alguém conectando-se com outras pessoas para ter vida social. A ilusão das relações sociais é explorada durante todo o filme, destacando as limitações impostas pelo governo e as consequências de suas escolhas. Este artigo mostra como a ilusão das relações sociais pode ter profundo efeito na vida das pessoas. O objetivo é analisar a dicotomia entre homem x máquina, procurando explorar como as restrições de espaços e liberdade influenciam as relações interpessoais.

Sobre a Filosofia da Natureza de Schelling

Schelling afirma que o primeiro filósofo foi aquele que, diante da sucessão das representações dos objetos, conseguiu se distanciar da imersão nessa sucessão, separando a representação enquanto tal dos objetos que ela apreende. Ou seja, diante de tudo aquilo que lhe aparece (as coisas ao seu redor, suas sensações diante das coisas, os pensamentos e sentimentos suscitados nele pelas coisas), foi-lhe possível se distanciar, ao invés de ser afetado pelas coisas e simplesmente reagir imediatamente. A representação sendo aqui entendida como o elemento do conhecimento presente no sujeito que conhece, e não nas coisas por ele conhecidas – pois sujeito e objeto seriam os dois elementos que constituem o conhecimento para a Filosofia moderna.

Influência do lúdico nos anos iniciais segundo Roger Caillois
Formação de Professores

Este trabalho versa sobre a importância do lúdico nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em especial a partir da contribuição de Roger Caillois. Jogos, brinquedos e brincadeiras inundam o mundo das crianças, pois estão presentes na humanidade desde os primórdios. O objetivo geral da pesquisa é: compreender a importância dos jogos lúdicos no processo de desenvolvimento da criança. Assim, foi realizada uma pesquisa bibliografica fundamentada em autores que trabalham com essa temática e foram apresentados exemplos de atividades desenvolvidas, levando em consideração a ação de brincar, importante ferramenta que diverte e proporciona prazer para crianças.

Desconstruindo as falácias do negacionismo e das fake news: um manual para professores do Ensino Médio
Comunicação, Filosofia, História e Sociologia

Atualmente, a “ordem do dia” é a lavagem cerebral realizada de maneira profissional para fins políticos, ideológicos, financeiros e geopolíticos tendo como veículo as principais as mídias sociais da web. A palavra escrita é o principal instrumento utilizado para a execução de tal fraude. Assim, por meio da elucidação de um gênero de engodo argumentativo chamado falácia, este artigo visa oferecer material para que professores e demais interessados no processo educativo possam identificar fake news e discursos negacionistas e evitar fornecer informações incorretas no processo de ensino-aprendizagem.

O jogo e a Educação Matemática: possibilidades pedagógicas no Ensino Médio
Matemática

Neste artigo delineamos uma proposta de reflexão sobre: o jogo como elemento lúdico que acompanha o desenvolvimento da civilização; o jogo como favorecedor da aprendizagem escolar e sua importância no trabalho educativo; o jogo como recurso didático indicado pela legislação nas aulas de Matemática em todos os níveis da Educação Básica; o jogo em consonância com a Matemática, atuando como promovedor da aprendizagem dos conteúdos; e o jogo como possibilidade pedagógica também na Educação Matemática do Ensino Médio. Apresentamos, como sugestão, três jogos – Quatro é o Limite, Corrida Matemática e Capturando Poliedros.