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Critérios para o uso de jogos pedagógicos

Este artigo discute a oportunidade e explicita os critérios de seleção de jogos para fins pedagógicos na Engenharia de Produção. Identifica a utilidade do uso de jogos pedagógicos como ferramenta de apoio ao aprendizado em situações complexas. Discute os principais problemas enfrentados diante da adoção de jogos pedagógicos, clarificando a natureza e a utilidade de jogos vivenciais e experimentais. Propõe como critérios necessários e suficientes para a escolha de um jogo pedagógico os seguintes quesitos:

Proposta de sequência didática com apoio de tecnologias digitais para desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita no 4º ano do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula

Este artigo é um recorte da dissertação Habilidades de leitura e escrita do 4º ano do Ensino Fundamental com apoio de tecnologias educacionais, do programa de pós-graduação stricto sensu da UniCarioca. O trabalho apresenta uma proposta de sequência didática (SD) que será aplicada ao longo da pesquisa, uma SD voltada para o favorecimento da leitura e da escrita por meio do gênero textual tirinhas, com apoio de tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a fim de enfrentar as dificuldades que muitas escolas enfrentam para proporcionar educação de qualidade para todos.

Construindo uma sequência de recorrência: uma possibilidade para o estudo das progressões geométricas e aritméticas na Educação Básica
Matemática e Formação de Professores

As progressões geométricas (P.G.) e aritméticas (P.A.) constituem um importante tópico da Matemática na Educação Básica, conectando-se a diferentes conteúdos, como as funções. O presente artigo tem como objetivo construir uma sequência de recorrência definida a partir de uma P.G. e de uma P.A. dadas, distinta das já conhecidas progressões geométrico-aritmética e aritmético-geométrica. Além disso, é apresentada uma proposta didática para abordar esse conteúdo junto a alunos do Ensino Médio, inclusive por ser uma temática relevante, como sugere a competência 5 da BNCC.

Um estudo sobre a mediação escolar on-line durante a pandemia da covid-19
Psicologia, Educação a Distância e Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo se caracteriza como um relato de experiência a partir da prática de diferenciação escolar do departamento de Students Support Services em uma escola particular da cidade do Rio de Janeiro. O ensino remoto emergencial foi criado devido à pandemia da covid-19. Tendo em vista a iminência do contágio de caráter altamente devastador nos espaços escolares, o fechamento dos mesmos se fez necessário. Com isso, buscamos refletir sobre os caminhos viáveis para que a mediação escolar pudesse transcorrer durante o período de isolamento social.

Políticas educacionais e o ensino de Sociologia: a reforma do Ensino Médio de 2017 e o cenário de consequências para o pós-ensino remoto
Sociologia, História da Educação, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

A emergência de uma política conservadora pós-impeachment de Dilma Rousseff trouxe consigo uma agenda neoliberal. Em razão dos múltiplos impactos à sociedade pelas outorgas de um programa de governo ferino, figurado na Lei nº 13.415/17, foi realizada uma análise situacional e foram tratados os possíveis futuros impactos dessa norma por meio de revisões bibliográficas em caráter exploratório. Apresenta-se neste trabalho uma reflexão histórica da disciplina Sociologia em razão dos lastros de uma política pública educacional impregnada de pensamento colonialista e classista.

Análise da utilização de ferramentas de inovação no ensino: um estudo de caso nos campi do IFMG em Ouro Branco e Itabirito
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Diversos esforços são realizados para desenvolver um produto ou um serviço de modo que ele possa, cada vez mais, atender às expectativas do mercado e do cliente. Como esses esforços acontecem na Educação? Foi apresentado um questionário a professores do IFMG para avaliar a percepção deles em relação a inovação.

A influência das avaliações externas na rede pública estadual de Goiás: um olhar para o modelo de Ensino Médio em período integral
Avaliação

Este texto refere-se às avaliações externas nos centros de educação em período integral (CEPI) da rede estadual de educação em Goiás. Realizou-se a análise da influência de duas avaliações aplicadas pelo Governo Federal no Ensino Médio em uma escola que oferece a modalidade de ensino em tempo integral. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica de autores que contextualizam as avaliações externas, além da consulta a documentos normativos do trabalho escolar. Parte significativa do trabalho realizado no CEPI converge para contemplar os objetivos das avaliações externas problematizadas.

Sistema e subversão

Este artigo propõe uma reflexão sobre o poder das imagens da publicidade, mostrando uma distinção ideológica entre Publicidade e Propaganda, o começo do desenvolvimento da publicidade brasileira, nos anos 1950, até o predomínio da imagem no momento atual. A partir daí, estabelecemos uma analogia entre esse sistema de comunicação e a subversão dele por uma série de manifestações estéticas denominadas genericamente como Arte Urbana.

O desafio de educar na diversidade
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho apresenta um relato de experiência de dois casos de crianças com necessidades educacionais especiais matriculadas em uma escola regular da rede pública e discute as potencialidades do trabalho pedagógico, identificando as dificuldades enfrentadas pelos educadores no sistema de ensino público. Este relato de experiência faz observação participante, utilizando a busca bibliográfica como facilitadora das discussões. Observou-se que algumas escolas já trabalhavam com Educação Inclusiva, com uma pedagogia que vai além das escolas, pois parte do pressuposto de que a educação deriva de um trabalho constante e que formar professores e alunos é um trabalho de ampliação da ação pedagógica. Como resposta ao estudo, percebe-se que a realidade escolar às vezes limita espaços de atuação que só poderão ser ultrapassados com muito esforço dos profissionais. Portanto, são relevantes professores preparados e engajados, que acreditem nas propostas de inclusão para todos e que, mesmo com poucos recursos, pensem atividades abrangentes para serem realizadas e adaptadas à escola.

Sustentabilidade: desafios da realidade para um (re)pensar na educação
Ecologia e Meio Ambiente, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

É importante que a escola, como espaço de construção do conhecimento, considere as propostas dos PCN para trabalhar a Educação Ambiental de maneira transdisciplinar, como oportunidade de formar pessoas que tenham preocupações com a sustentabilidade, a fim de preservar o planeta não apenas para os seres humanos, mas para todas as espécies de seres vivos.