Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Metodologias ativas: fortalecendo a aprendizagem da Ecologia com a aprendizagem baseada em jogos em um colégio público do Paraná
Ecologia e Meio Ambiente

Estudo realizado em colégio estadual em Curitiba/PR investigou o uso de jogos para o ensino de Biologia com três turmas do 3º ano do Ensino Médio. O objetivo foi explorar como os jogos podem facilitar o ensino e a aprendizagem. As turmas foram incentivadas a criar jogos relacionados à Ecologia, como jogos de tabuleiro, baralho, perguntas e respostas ou memória. A experiência foi enriquecedora, permitindo que os estudantes desenvolvessem habilidades cognitivas, criativas e sociais, além de competências como raciocínio lógico, tomada de decisão, comunicação, colaboração e resolução de problemas.

Mapeamento nas aulas de Educação Física em situações adversas: do ensino remoto ao retorno presencial
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Educação Física

O trabalho compara e analisa as práticas de mapeamento realizadas durante o percurso do Pibid/Educação Física, marcado pelas mudanças e impactos promovidos pelo modelo remoto de ensino adotado e sua transição para o modelo presencial, decorrentes da pandemia; toma como empiria as narrativas e os registros produzidos por alunos da escola e bolsistas do Pibid, interpreta os dados produzidos a partir das formulações de Neira e Nunes acerca do Currículo Cultural de Educação Física e reafirma a importância da escola como criadora de currículo comprometido com a valorização da vida e da diferença no contexto do seu território.

Estratégias pedagógicas na Educação Infantil no contexto de ensino remoto em uma escola da rede municipal de Parnaíba/PI
Educação Infantil

Este artigo discute os resultados de um estudo sobre as estratégias pedagógicas adotadas em uma escola de Educação Infantil durante o ensino remoto, no ano de 2021. Estratégias pedagógicas são ações elaboradas e organizadas para aperfeiçoar a prática de ensino com o objetivo de melhorar o desenvolvimento de seus alunos. Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, atendendo crianças de 0 a 5 anos de idade, com a finalidade de promover o desenvolvimento holístico dos alunos. O ensino remoto foi a solução para as aulas no contexto da pandemia para que não ocorresse a quebra total dos vínculos entre a escola e as crianças.

Tecnologias na Educação: perspectivas e desafios na formação de professores frente à pandemia do novo coronavírus
Formação de Professores

As transformações no campo da educação impulsionadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC) alteraram a gênese social de modo significativo. Este trabalho discorre sobre as perspectivas e os desafios que os professores enfrentam para trabalhar com as TIC, bem como as dificuldades enfrentadas em decorrência do enfrentamento do vírus SARS-CoV-2, mostrando as metodologias e modelos de avaliações que podem ser aplicados com o uso das TIC a fim de promover uma aprendizagem significativa dos alunos.

Viver pra quê? Qual é a meta? Uma reflexão sobre nossa herança ocidental contemporânea

O que nos move a continuar vivendo? O que faz com que ainda tenhamos vontade? Costuma-se afastar essas questões em prol das necessidades e vínculos que já se impuseram a nós no decorrer da vida, diante dos quais não há como voltar atrás e dos quais não há como se desvencilhar. Afastando-se essas perguntas, suspendendo-as, não criamos condições para lidar melhor com as crises pessoais em que inevitavelmente mergulhamos no decorrer de nossa história. Não encontrar possíveis respostas para essas perguntas – ainda que seja comum e recorrente –, é sintomático do quanto nos falta força criadora e apropriadora sobre nossas próprias vidas. Pois essa força sofre limitações: não controlamos o destino, as fatalidades nem a sorte. É comum ocorrer, por um lado, acomodamento ou resignação diante do estado das coisas; ou, por outro, insatisfação com características depressivas, de ansiedade e angústia, em intensidades que podem inviabilizar as elaborações necessárias para a identificação dos nossos desejos e a instrumentalização de meios para a sua busca e realização – sem contar a ocorrência dos dois: uma acomodação resignada com angústia e depressão, em que o sujeito não tem condições sequer de identificar a acomodação enquanto elemento participante – e até mesmo fundamental – da angústia.

São João Marcos e Ribeirão das Lajes: progresso, a questão ambiental e a preservação do patrimônio cultural
Ecologia e Meio Ambiente, Nutrição e Alimentos, Biologia e Biociências, Antropologia, Arqueologia, Geografia e História

Este trabalho visa resgatar a memória da antiga cidade de São João Marcos, sua história e suas tradições culturais, revelar a situação dramática vivida por seus habitantes durante o período da implantação da represa de Ribeirão das Lajes, além de mostrar que o progresso pode andar em consonância com a questão ambiental e com a preservação do patrimônio cultural. A vida das pessoas vale muito mais do que qualquer interesse econômico, político e a ganância das grandes corporações. É preciso considerar quão importantes são a proteção e a conservação de um patrimônio cultural e nacional.

Inclusão: desafios do atendimento educacional especializado
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola e Política Educacional

Durante muitos anos, as pessoas portadoras de algum tipo de deficiência ficavam à margem da sociedade, sendo excluídas ou até mesmo mortas, como acontecia em algumas civilizações, como em Esparta, por acreditar que elas não teriam potencialidade a ser desenvolvida em prol da sociedade. O presente artigo tem como finalidade refletir sobre a trajetória das pessoas com deficiência na história da humanidade em estudo de cunho bibliográfico. Este trabalho busca compreender melhor os processos de transição das ideias sobre a deficiência até a atualidade, para construir uma sociedade inclusiva.

Corpo e aprendizagem: a educação em questão

Carlos Drummond de Andrade – Metafísica do corpo

A infância no Ensino Fundamental: desafios em tempos de pandemia e ensino remoto
Educação Infantil, Formação de Professores e Instituição Escola

Este artigo discute o direito à infância no cenário piauiense. O tema nasceu das inquietações e experiências docentes das autoras no que diz respeito aos impasses na garantia do direito à infância. O texto apresenta resultados da pesquisa qualitativa que objetivou investigar a infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base no trabalho docente de três professoras. A investigação adotou abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e documental. Os dados revelaram que a pandemia trouxe um cenário atípico para a educação, tornando-se ainda mais desafiador promover educação capaz de garantir o direito à infância.