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Uma trilha para formação de professores com a intencionalidade em inovação
Formação de Professores e Outras Mais EspecíficasA educação pública da cidade do Rio de Janeiro tem alguns desafios, entre eles oferecer uma formação que de fato coloque em prática a inovação em sala de aula. Frente ao hiato das formações inicial e continuada dos docentes da rede municipal, propomos, neste artigo, uma trilha formativa pautada na Aprendizagem Significativa, com a finalidade de sugerir um modelo de formação continuada de professores para trazer a inovação educacional por meio das metodologias ativas na práxis dos docentes das mais diferentes áreas do conhecimento.
Utilização da inteligência artificial Amazon Alexa no ensino de Língua Inglesa para alunos do Ensino Médio
Vivências de Sala de Aula e Língua EstrangeiraEste artigo examina o uso da assistência virtual Amazon Alexa como ferramenta educacional no contexto do ensino de Língua Inglesa em turmas dos 1º, 2º e 3º anos do Curso Técnico em Informática do IFMT - Câmpus Cáceres, no espaço do Language Lab. Para investigar como a incorporação da Alexa nas aulas de Inglês pode impactar o aprendizado e engajar os alunos de maneira mais eficaz, foi utilizada a observação participante com registros em caderno de campo. Os resultados sugerem que a Alexa pode ser uma adição valiosa ao ambiente de aprendizado de línguas, desde que haja mediação.
Inclusão: desafios do atendimento educacional especializado
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola e Política EducacionalDurante muitos anos, as pessoas portadoras de algum tipo de deficiência ficavam à margem da sociedade, sendo excluídas ou até mesmo mortas, como acontecia em algumas civilizações, como em Esparta, por acreditar que elas não teriam potencialidade a ser desenvolvida em prol da sociedade. O presente artigo tem como finalidade refletir sobre a trajetória das pessoas com deficiência na história da humanidade em estudo de cunho bibliográfico. Este trabalho busca compreender melhor os processos de transição das ideias sobre a deficiência até a atualidade, para construir uma sociedade inclusiva.
Educação Matemática Crítica e a contemporaneidade: uma reflexão frente à problemática das fake news
Matemática e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho buscou investigar, à luz da Educação Matemática Crítica (EMC), como as investigações científicas têm discutido a relação entre Matemática e fake news. Para tanto, foram adotadas como referencial teórico as discussões sobre EMC propostas por Skovsmose e a abordagem crítica das fake news de D’Ávila e Kakutani. A pesquisa é uma metassíntese qualitativa que proporcionou a organização dos estudos levantados nestas categorias: práticas de Matemática na Educação Básica; práticas educativas de Matemática no Ensino Superior; modelos matemáticos gerais; e reflexões sociais.
Atividades ecopedagógicas no período pandêmico: brincando com coisa séria no Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras
Ecologia e Meio Ambiente e Educação InfantilA situação pandêmica da covid-19 fez com que o mundo mudasse a sua rotina, com fechamento de creches, escolas e universidades. Contudo, crianças precisam de causas externas para se desenvolverem e de interações afetivas. Diante disso, as professoras do Núcleo de Educação da Infância (Nedi) da Universidade Federal de Lavras se viram em uma situação desafiadora para o atendimento de crianças de 3 a 5 anos diante do ensino remoto, uma vez que esse público necessita estar presencialmente na escola para brincar e interagir. Este artigo traz um relato de experiência de um trabalho pedagógico no Nedi.
Estratégias comunicativas como fator de qualidade na gestão escolar
Deveria começar minha apresentação no Encontro Nacional de Diretores dizendo que é saudável uma pergunta sobre comunicação ser associada à qualidade da gestão escolar porque talvez não exista outra dimensão na vida prática das instituições educativas tão recorrente na hora de identificar problemas nem, talvez, tão descuidada como essa transversal estratégica do que fazer institucional.
São João Marcos e Ribeirão das Lajes: progresso, a questão ambiental e a preservação do patrimônio cultural
Ecologia e Meio Ambiente, Nutrição e Alimentos, Biologia e Biociências, Antropologia, Arqueologia, Geografia e HistóriaEste trabalho visa resgatar a memória da antiga cidade de São João Marcos, sua história e suas tradições culturais, revelar a situação dramática vivida por seus habitantes durante o período da implantação da represa de Ribeirão das Lajes, além de mostrar que o progresso pode andar em consonância com a questão ambiental e com a preservação do patrimônio cultural. A vida das pessoas vale muito mais do que qualquer interesse econômico, político e a ganância das grandes corporações. É preciso considerar quão importantes são a proteção e a conservação de um patrimônio cultural e nacional.
Educação Ambiental na perspectiva crítica: análise dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Vila Rica/MT
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de AulaO objetivo deste estudo foi analisar as percepções dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública sobre as condições ambientais no bairro em que vivem na cidade de Vila Rica/MT. O estudo ocorreu nos últimos meses de 2020 e envolveu treze estudantes. As observações foram registradas, organizadas e socializadas na forma de um seminário virtual, momento em que foram apontados os problemas detectados e as possíveis soluções. O estudo propiciou aos estudantes avaliar as condições ambientais do bairro em que vivem e discutir sobre possibilidades de mudanças e os agentes responsáveis por propor as mudanças necessárias.
A experiência de aplicação do jogo Onde Sou? no desenvolvimento da alfabetização cartográfica inclusiva
Geografia, Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalO presente artigo apresenta o relato de experiência da aplicação do jogo Onde Sou?, desenvolvido segundo os princípios do Design Universal para Aprendizagem. O objetivo da atividade era desenvolver a alfabetização cartográfica inclusiva. O público-alvo deste estudo é de alunos de uma turma regular do 7º ano do Ensino Fundamental; alguns têm distorção idade-série e outros, dificuldades de aprendizagem. Os resultados constataram que o uso do jogo estimulou a alfabetização cartográfica de forma inclusiva, oportunizando a participação de todos os alunos durante o processo de aprendizagem.
Estágio Supervisionado em Gestão Educacional e suas implicações para o processo de formação do pedagogo
Formação de Professores e Política EducacionalEm virtude de o gestor escolar ter um papel fundamental no ambiente escolar, a pesquisa teve como objetivo geral compreender as implicações do Estágio Supervisionado em Gestão da Educação Básica para a formação do aluno graduando em Pedagogia em uma instituição pública de Ensino Superior (IES) do Estado do Ceará, tendo como objetivos específicos: entender a relação teoria e prática no Estágio Supervisionado em Gestão da Educação Básica, analisar o papel do pedagogo no âmbito da gestão educacional e refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos no estágio. O motivo para pesquisar esse tema partiu da necessidade de entender melhor o Estágio Supervisionado em Gestão Educacional.