Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Política de cotas tornou mais visíveis problemas da universidade pública

A entrada de estudantes cotistas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) tornou mais visíveis os problemas estruturais comuns a todas as universidades públicas e, até o momento, desconsiderados no debate público sobre a adoção dessas políticas. Esse é um dos resultados preliminares da pesquisa realizada pelo professor Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto a pedido da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH).

Iniciando a conversa: breve percurso histórico da formação de professores no Rio de Janeiro
História e Formação de Professores

Este artigo tem o objetivo de registrar e analisar a História da Educação Brasileira, fazendo uma cronologia desde os primórdios aos dias atuais, uma história que intersecciona elementos da constituição do povo brasileiro, seu começo educacional e as características e formação do corpo docente da Cidade do Rio de Janeiro. Constrói um diálogo com a sociedade carioca/brasileira sobre as bases e estruturas de natureza gerencial desse processo.

Análise da organização matemática e didática do objeto matemático plano cartesiano presente em um livro didático do 5° ano do Ensino Fundamental
Matemática

Este trabalho trata das organizações matemáticas e didáticas presentes em um livro didático de 5º ano adotado em uma instituição educacional de nível básico, referente ao assunto plano cartesiano. A fundamentação teórica é construída sobre conceitos da Teoria Antropológica do Didático, a saber: objeto, sujeito, instituição e praxeologia. Para discutir como essas organizações são tratadas no livro, propomos uma pesquisa qualitativa usando como meio a análise documental, segundo a qual as organizações matemáticas foram avaliadas quanto aos tipos de tarefas e às justificativas das técnicas empregadas no desenvolvimento das seções referentes ao tema.

Vivenciando a ludicidade e interatividade a partir da formação continuada de professores do Ensino Fundamental
Formação de Professores

Este relato fala de experiências que buscam valorizar a aprendizagem colaborativa entre professores a partir de uma metodologia diferenciada, trabalhando por uma educação para a autonomia que seja dialógica, colaborativa e bidirecional, durante uma semana de formação continuada em que foram trabalhados vários autores de forma a trazer a prática, a teoria e a reflexão durante toda a formação.

Práticas sociais de leitura em ambiente familiar: tempos digitais
Educação a Distância, Educação Infantil, Formação de Professores e Instituição Escola

Este artigo resulta de um trabalho monográfico que abordou as práticas sociais de leitura em ambiente familiar. Com o objetivo de compreender como se davam essas práticas entre crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental nos seus núcleos familiares, a pesquisa dialogou com os Novos Estudos do Letramento e se norteou por duas questões principais: há o risco do desaparecimento da criança leitora tradicional, aquela que lê livros físicos? Pode-se afirmar ser prejudicial o uso das tecnologias digitais nas práticas de leitura entre crianças em idade escolar? Em uma abordagem qualitativa, foram adotados procedimentos de pesquisas bibliográfica, documental e de campo.

Jogo de dominó para aprender nomes de frutas e legumes em Espanhol como língua estrangeira
Língua Estrangeira e Política Educacional

Este texto discute o uso de um jogo didático no processo de ensino-aprendizagem de vocábulos em Espanhol como língua estrangeira (ELE), disciplina oferecida em um curso de extensão de Língua Espanhola numa escola pública da rede municipal de Nova Andradina, no interior do Estado de Mato Grosso do Sul.

Práticas educativas para alunos com TEA: entre dificuldades e possibilidades
Psicologia, Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

Este estudo visa descrever práticas educativas para alunos com transtorno do espectro autista (TEA), identificando as dificuldades e as possibilidades enfrentadas no dia a dia pelas equipes docentes, com o intuito de ser mais um instrumento para professores e pesquisadores que se dedicam a estudar e produzir sobre esse transtorno. Sabe-se que esses alunos possuem características peculiares e, por isso, a dedicação do professor em estudar sobre tais características contribui para o planejamento e a execução de práticas educativas que possam se tornar significativas para eles.

O uso de tecnologias na escola: por uma formação plena
Formação de Professores

A escola atual é alvo de diversos questionamentos e críticas, principalmente pelo seu modelo tradicionalista, pois não possibilita a plena formação de seus alunos em razão da utilização de metodologias ultrapassadas em oposição a uma sociedade cada vez mais dinâmica e exigente. Desse modo, este ensaio objetiva apresentar a possibilidade da utilização das tecnologias como suportes ao ensino, proporcionando aos alunos novas possibilidades e perspectivas de aprendizado. Esse aprendizado múltiplo que as tecnologias possibilitam dialoga com o conceito de rizoma.

A utilização de jogos como ferramenta auxiliar no ensino da Matemática
Matemática e Vivências de Sala de Aula

A utilização de jogos pedagógicos é um recurso importante para que as aulas de Matemática sejam mais dinâmicas e atrativas. O trabalho tem como objetivo geral apresentar o emprego de jogos como ferramenta auxiliar no ensino da Matemática. O tipo de pesquisa utilizada foi a exploratória, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a técnica de coleta de dados foi a documentação indireta; a análise dos dados e informações foi qualitativa. Foram abordados os desafios no ensino da Matemática, a abordagem de jogos como recursos didáticos e alguns exemplos de jogos que podem ser utilizados.

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade na escola: uma revisão de literatura
Psicologia

Trata-se de uma revisão de literatura sobre as diferentes abordagens do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) nas escolas. Neste trabalho, questionam-se quais métodos de ensino-aprendizagem são mais eficientes para crianças, adolescentes e adultos que apresentam impulsividade, desorganização e agressividade em suas relações com o meio escolar e que foram diagnosticadas com TDAH. Concluiu-se que para aprimorar e desenvolver práticas pedagógicas a esses estudantes é importante que os docentes sejam capacitados para trabalharem com crianças que apresentam TDAH, ampliando seus conhecimentos a respeito do transtorno e estratégias de abordagem que podem ser usadas e aplicadas no cotidiano escolar.