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Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
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O uso dos clichês

Chavões, frases prontas, preguiça linguística, massificação da civilização, paralisação do pensamento. Por que temos obsessão pela padronização? No monólogo Clichê, em que humor e reflexão andam de mãos dadas, damos muitas gargalhadas e paramos para pensar nas palavras que derramamos por aí... Tudo isso conduzido pelo ator Lucio Mauro Filho, que, dirigido por Rubens Camelo, interpreta o texto de Marcelo Pedreira todo escrito em clichês, questionando sua utilidade e inutilidade.

Práticas metodológicas utilizadas pelos professores de Ciências e Biologia durante o ensino remoto no município de Livramento/PB
Biologia e Biociências e Educação a Distância

Com a chegada e o avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil em 2020, a educação reformulou-se e todo o modelo tradicional de ensino foi otimizado para atender às necessidades exigidas nesse contexto pandêmico. Diante dessa realidade, este artigo buscou conhecer os novos métodos utilizados por professores de Ciências e Biologia da rede do município de Livramento/PB, além de entender como essas metodologias atuavam de forma expressiva na aprendizagem dos alunos, tendo como apoio a BNCC. A metodologia do estudo caracteriza-se como descritiva e exploratória.

Atividades ecopedagógicas no período pandêmico: brincando com coisa séria no Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras
Ecologia e Meio Ambiente e Educação Infantil

A situação pandêmica da covid-19 fez com que o mundo mudasse a sua rotina, com fechamento de creches, escolas e universidades. Contudo, crianças precisam de causas externas para se desenvolverem e de interações afetivas. Diante disso, as professoras do Núcleo de Educação da Infância (Nedi) da Universidade Federal de Lavras se viram em uma situação desafiadora para o atendimento de crianças de 3 a 5 anos diante do ensino remoto, uma vez que esse público necessita estar presencialmente na escola para brincar e interagir. Este artigo traz um relato de experiência de um trabalho pedagógico no Nedi.

Avaliação escolar como prática mediadora
Avaliação e Formação de Professores

A avaliação escolar é capaz de avaliar formalmente e proporcionar condições que levem a uma aprendizagem significativa ou simplesmente é usada como mero instrumento de verificação? Para responder à questão, este artigo se caracteriza como pesquisa teórica, utilizando a metodologia bibliográfica baseada em autores como Hoffmann, Luckesi, Libâneo, Moretto e Perreneoud.

O lúdico e a infância em Manoel de Barros

A infância na poesia de Manoel de Barros admite um caráter lúdico e inovador. Lúdico por escrever com a inocência e a felicidade do discurso infantil, por incorporar seu próprio personagem para retratar um tempo de menino cuja memória está internalizada no jogo discursivo do poeta e também inovador por apresentar uma escrita intrigante quando desconstrói termos simples e primitivos para construir o “novo”. Em cada palavra inventada é destacável a recordação como volta a um passado, fazendo da poesia lugar da esfera lúdica, remetendo-nos ainda a uma complexidade de indagações sobre a memória e o ato de escrever.

A arte dos quadrinhos do Quarteto Fantástico e sua relevância ao retratar concepções da Guerra Fria
História, Educação Artística, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais Específicas

Antes de desenvolver uma relação entre história e arte nos anos 60, devemos atentar a essa mesma relação ocorrida na década de 40. De fato, a literatura de quadrinhos atinge ápices históricos durante o período da Guerra Fria (1945-1991), porém, para situar melhor sobre o objetivo desse artigo, temos que observar a relação entre a posição dos Estados Unidos na Segunda Grande Guerra e o surgimento do Capitão América.

A gamificação como ferramenta de motivação e engajamento para o ensino das angiospermas
Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho utilizou a gamificação como ferramenta pedagógica para o ensino das angiospermas, com foco na diversidade floral e nos aspectos ecológicos relacionados à polinização e à dispersão de sementes. O estudo foi desenvolvido com alunos de uma escola pública do Rio de Janeiro, com metodologia de abordagem qualitativa. Os resultados revelaram que o uso da estratégia gamificada possibilitou grande envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, estimulando o interesse, a investigação e o trabalho em equipe durante a execução das metas propostas.

O papel do tutor na EaD... Tutoria a distância: diferentes funções, diferentes competências

Co-autores/cursistas: Carlos Alberto Marques de Carvalho, Cristiane da Silva Oliveira Espindola, Fabiano dos Santos Castro, Felipe Sales de Oliveira, Fernanda Maria Affonso Mitidieri Canelas, Francisco José Figueiredo Coelho, Jorge Mendes Soares, Jussara Mendonça dos Santos, Luciana Muniz, Marcio Braz Oeiras Soares, Marcio Sacramento de Oliveira, Mônica Narciso Guimarães, Paula Magalhães Souza Deccache, Regiane Trigueiro Vicente, Roseday Santos Nascimento, Shana Priscila Coutinho Barroso, Simone Corrêa dos Santos Medeiros

Políticas públicas na Educação brasileira: viabilidade da execução das 20 metas do PNE nas perspectivas pedagógicas e sociais
Política Educacional

O presente estudo pretende apresentar uma discussão pautada na análise sobre a viabilidade da execução das 20 metas propostas pelo Plano Nacional de Educação para o decênio de 2014-2024. De forma crítica, o estudo contrapõe as referidas metas diante da práxis pedagógica e da social, haja vista todos os pressupostos teóricos previamente estabelecidos para superar as dificuldades educacionais históricas nesses referidos setores. O estudo lança mão do debate aberto acerca da execução e monitoramento das atuais políticas públicas no que se refere ao cumprimento do PNE, tendo em vista o início de sua segunda etapa de vigência, em 2019. Metodologicamente, o estudo ancora-se nos aspectos de pesquisa quantitativa com orientação básica e com aprofundamentos exploratórios. Os resultados revelam o nível de investimento e preocupação dedicados à execução do plano e sua relevância; o trabalho poderá servir como base a futuras pesquisas na educação básica brasileira.

Histórias em Libras e a formação do leitor surdo: estratégias gesto-visuais e a apropriação linguística de LPL2
Outras Mais Específicas

Este artigo objetiva a produção de uma unidade didática como estratégia pedagógica: a contação de histórias em Libras. Isso contribui para a formação do leitor surdo e a apropriação linguística da Língua Portuguesa como segunda língua (LPL2). Pretende-se também avaliar a correlação interlinguística entre a Libras e a LPL2 para crianças surdas, tendo a contação de histórias em Libras como gênero textual promotor do desenvolvimento sociolinguístico e intelectual e a produção de materiais (livros e videolivros em Libras) realizados pelas crianças, contando suas releituras de histórias infantis presentes no coletivo cultural literário ouvinte.