Biblioteca
Filtrar os artigos
Uso de biodigestor didático e técnica de animação para ensino de Química aos educandos indígenas
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de AulaA alfabetização científica é um dos pontos-chave no ensino de ciência, pois associa a ciência com o cotidiano do aluno, desatrelando o conhecimento baseado meramente em métodos pedagógicos com a apresentação de conteúdos dogmáticos desprovidos de reflexões críticas. Em relação aos elementos que permeiam a cultura indígena, observa-se despreparo dos profissionais da Educação para tratar da temática, porque as universidades ainda apresentam uma defasagem de formação dos docentes para atender às questões multiculturais.
Conhecimento de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre tendências em Educação Matemática
Matemática, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaEste estudo visa analisar o conhecimento dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca das tendências em Educação Matemática, evidenciando como essas abordagens contribuem para a melhoria do ensino e da aprendizagem de Matemática. Foi elaborado e aplicado um questionário junto a professores de uma escola municipal de Ensino Fundamental do interior de São Paulo. Todos os respondentes demonstraram familiaridade com as abordagens de resolução de problemas e jogos e materiais concretos, e a maioria as utiliza em suas práticas pedagógicas.
Jogos matemáticos no programa Scratch: uma abordagem para o 7º ano do Ensino Fundamental
Matemática e Vivências de Sala de AulaNeste artigo, apresenta-se o processo da construção de quatro jogos com conteúdo matemático voltados para alunos do Ensino Fundamental. Os jogos foram elaborados com base no programa Scratch, um tipo de tecnologia digital de informação e comunicação que permite a programação visual para a preparação de animações e jogos. Os conteúdos abordados nos jogos foram: operação com números inteiros, noções de ângulos, porcentagens, números racionais e equações. Os jogos foram desenvolvidos com o objetivo de colaborar para o processo de aprendizagem da Matemática.
Gestão democrática na escola pública: legislação não efetivada em Paulo Afonso/BA
Instituição Escola e Política EducacionalO presente artigo procura enfatizar a gestão democrática como exigência do Estado moderno. Por isso, a educação formal está associada à implantação de mecanismos legais e institucionais que desencadeiem mecanismos de participação de todos que estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dentro do ambiente escolar. No Brasil, ela vem sendo implantada aos poucos, embora já esteja garantida na Constituição Federal e nos textos de leis como a LDBEN e o Plano Nacional de Educação. O objetivo é estudar e explicar que em Paulo Afonso ela está garantida em leis municipais, porém o que se vê é que estão distantes da realidade, pois muito pouco tem sido vivenciado na prática pelas unidades escolares e no Sistema Municipal de Educação.
História das Ciências e Ensino da Física: uma revisão bibliométrica da produção de comunicações orais nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física (SNEF) dos últimos dez anos
FísicaEste artigo teve como objetivo levantar, reunir e avaliar publicações científicas (comunicações orais) sobre a História da Ciência (ou da Física) e o Ensino de Física nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física (SNEF) dos últimos 10 anos, com a utilização do tratamento bibliométrico. Como método, foram realizadas buscas simples nas páginas on-line das atas dos anais do período citado. Os resultados apontaram um total de 1.985 comunicações orais publicadas, das quais apenas 57 na área temática de História, Filosofia e Sociologia da Física. Dessas, 28 versaram especificamente sobre a História da Ciência (ou da Física) como possibilidade de metodologia para o ensino de Física em sala de aula. A maioria das autorias dessas comunicações específicas foi de pesquisadores da USP, e a Região Sudeste foi a que mais produziu trabalhos do tema particular. Os resultados apontam um panorama de certo modo negativo para a temática, dada a importância defendida por diversos autores citados ao longo do trabalho. Entretanto, destacamos o esforço dos pesquisadores envolvidos, uma vez que demonstram a sua preocupação com a melhoria do ensino de(a) Física associado à História da Ciência (ou da Física) em sala de aula.
Evaldo Cabral de Mello acerca da chamada “historiografia saquarema”
História e Outras Mais EspecíficasEvaldo Cabral de Mello diz que, em 1817 e 1824, o separatismo não poderia ter acontecido, pelo fato de essa época não ter constituído uma nação brasileira. Por Evaldo ser um historiador pernambucano, ele traz ricas informações em relação à expressão “historiografia saquarema” e que Pernambuco vivia sob hipótese de ser separatismo da monarquia; de acordo com o historiador, no Império já havia uma definição, uma historiografia que foi intitulada Saquarema, a qual deu prioridade a uma história nacional e frisada pela centralização política e pelo projeto de unidade territorial.
Como produzir textos de divulgação científica?
Ecologia e Meio AmbienteO conceito de desertificação não é óbvio ou único; além disso vários fatores contribuem para esse processo, que vem acontecendo com assustadora frequência no Brasil.
Família e escola como instituições sociais fundamentais no processo de socialização e preparação para a vivência em sociedade
Instituição EscolaA educação para a vivência em sociedade pode ser compreendida como a finalidade da sinergia entre as instituições sociais família e escola. Visando à melhoria da aprendizagem de um indivíduo, a família deve-se fazer presente participando da vida escolar de seus filhos; a escola deve promover espaços para que essa participação aconteça. Estudar a relação entre família e escola e sua contribuição na vida dos indivíduos se faz necessário por se tratar de instituições sociais pelas quais todos os seres humanos passam ao longo da vida. O estudo objetivou analisar a importância da relação entre família e escola, compreendendo a família e seus valores e a contribuição da família participando ativamente na vida escolar da criança. Ao discutir a participação da família no processo de aprendizagem, entende-se que em uma sociedade há diferentes tipos de formações familiares. Mas, estas, quando interessadas pela educação e formação de seus descendentes, proporcionam benefícios a todos os envolvidos, podendo assim privilegiar toda uma sociedade com a presença de cidadãos críticos e ativos em todas as esferas da vida.
Educação nos tempos de coronavírus – ensino remoto, exclusão e as condições para uma aprendizagem significativa na era informacional
Psicologia, Sociologia, Educação a Distância, Formação de Professores e Política EducacionalO texto tem por objetivo explorar algumas reflexões sobre o modelo remoto de ensino adotado em função da pandemia do Coronavírus. Em um primeiro momento, situamos a experiência da educação remota na pluralidade de práticas associadas à EaD para melhor fundamentar a compreensão de suas particularidades. Na sequência, discutimos a exclusão de grande parte dos estudantes da Educação Básica do processo e as dificuldades de uma parcela considerável da comunidade docente em operar de forma adequada com as tecnologias digitais necessárias.