Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Reprovação escolar em uma escola de referência em Ensino Médio: impactos da proposta de ensino integral
Instituição Escola e Política Educacional

A reprovação atualmente é vista como um dos componentes mais importantes do fracasso escolar. Por suas características ambíguas na escola, muitas vezes é vista como punição, em outros momentos é enxergada a partir de um viés mais social, sendo um indicativo para propor mudanças curriculares, de ensino-aprendizagem e questionar a estrutura da Educação Básica brasileira. Neste texto apresentamos os resultados da análise de dados da reprovação escolar de uma escola pública de Recife, sua relação com a proposta de ensino da Educação Integral e o quanto essa nova proposta curricular contribuiu para a redução da reprovação na referida escola.

Da linguagem à ilustração, uma nova criação

Nossa figura, quando refletida, nos joga num espaço invertido, ambíguo, entre a ilusão e a realidade, que lembra a inversão que o aparelho óptico opera durante o processo de captação da imagem pela retina. Quando nos deparamos com a nossa imagem no espelho, o olhar penetra numa falsa profundidade. Esse aspecto enganador, somado a sua frieza e lisura, faz que o espelho simbolize, mais do que qualquer outro objeto, a superficialidade e a vaidade que nos fazem reféns, num mundo dominado pela imagem.

Estratégias e práticas pedagógicas para o ensino de Fisiologia Sensorial no Ensino Médio
Biologia e Biociências

O artigo apresenta e fundamenta nova proposta pedagógica no ensino de Fisiologia Sensorial para alunos do Ensino Médio, elaborada a partir de uma pesquisa bibliográfico-descritiva. Esta nova proposta se caracteriza como um modelo de ensino híbrido por envolver aula expositiva dialogada, roteiro de aulas práticas e o uso de uma plataforma digital como estratégias de ensino-aprendizagem. Por utilizar três formatos integrados – aulas expositivas dialogadas, práticas simples e ambiente remoto –, a sequência didático-pedagógica pretende favorecer a construção do conhecimento científico e dinamizar o processo de ensino-aprendizagem.

Iniciando a conversa: breve percurso histórico da formação de professores no Rio de Janeiro
História e Formação de Professores

Este artigo tem o objetivo de registrar e analisar a História da Educação Brasileira, fazendo uma cronologia desde os primórdios aos dias atuais, uma história que intersecciona elementos da constituição do povo brasileiro, seu começo educacional e as características e formação do corpo docente da Cidade do Rio de Janeiro. Constrói um diálogo com a sociedade carioca/brasileira sobre as bases e estruturas de natureza gerencial desse processo.

Manual de uso do Questionário de Estratégias de Motivação para Aprendizagem (MSLQ)
Formação de Professores

O Questionário de Estratégias de Motivação para Aprendizagem (MSLQ) é um instrumento para avaliação proposto inicialmente para estudantes do Ensino Superior. Aqui é proposta uma adaptação para utilizar com alunos da Educação Básica, de acordo com as especificidades desse nível de escolaridade. De todo modo, é um importante referencial para a análise das condições e motivações de todos os envolvidos.

A industrialização têxtil em Nova Friburgo

Extraído da tese  "Origem, Crescimento e Crises da Indústria Têxtil em Nova Friburgo", defendida  por Carmen Limoeiro Patitucci Manangão, junto à Universidade Federal Fluminense, a titulo de Bacharel em Geografia, em 16/12/2004.

O brincar nas crianças autistas
Educação Especial e Inclusiva

Este artigo visa entender o modo como o ato de brincar se faz nas crianças portadoras do transtorno do espectro autista. A brincadeira é uma atividade que vai muito além do lazer. Com o ato de brincar, as crianças exploram o mundo que as cerca, imitam os padrões da sociedade em que estão inseridas, compreendem regras de convívio e se desenvolvem física, mental e emocionalmente. As crianças autistas, comumente conhecidas por seu isolamento, possuem uma maneira diferente de brincar. É preciso que essa criança seja estimulada a participar de todos os tipos de brincadeira para que possa usufruir de todos os benefícios que a brincadeira proporciona.

A condição autoral em vias de extinção: o plágio no universo escolar e acadêmico
Formação de Professores

As facilidades trazidas pelo mundo digital podem ser utilizadas de forma oportunista, irresponsável, criminosa, pelo desrespeito à produtividade intelectual: é o plágio, em suas várias formas. O Código Penal Brasileiro prevê punições para os que o praticam e existem programas de computador que ajudam a identificar essa prática, mas o primeiro passo tem que ser dado por professores de todos os níveis de ensino.

Política de cotas tornou mais visíveis problemas da universidade pública

A entrada de estudantes cotistas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) tornou mais visíveis os problemas estruturais comuns a todas as universidades públicas e, até o momento, desconsiderados no debate público sobre a adoção dessas políticas. Esse é um dos resultados preliminares da pesquisa realizada pelo professor Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto a pedido da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH).

Gestão democrática na escola pública: legislação não efetivada em Paulo Afonso/BA
Instituição Escola e Política Educacional

O presente artigo procura enfatizar a gestão democrática como exigência do Estado moderno. Por isso, a educação formal está associada à implantação de mecanismos legais e institucionais que desencadeiem mecanismos de participação de todos que estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dentro do ambiente escolar. No Brasil, ela vem sendo implantada aos poucos, embora já esteja garantida na Constituição Federal e nos textos de leis como a LDBEN e o Plano Nacional de Educação. O objetivo é estudar e explicar que em Paulo Afonso ela está garantida em leis municipais, porém o que se vê é que estão distantes da realidade, pois muito pouco tem sido vivenciado na prática pelas unidades escolares e no Sistema Municipal de Educação.