Biblioteca
Filtrar os artigos
Reprovação escolar em uma escola de referência em Ensino Médio: impactos da proposta de ensino integral
Instituição Escola e Política EducacionalA reprovação atualmente é vista como um dos componentes mais importantes do fracasso escolar. Por suas características ambíguas na escola, muitas vezes é vista como punição, em outros momentos é enxergada a partir de um viés mais social, sendo um indicativo para propor mudanças curriculares, de ensino-aprendizagem e questionar a estrutura da Educação Básica brasileira. Neste texto apresentamos os resultados da análise de dados da reprovação escolar de uma escola pública de Recife, sua relação com a proposta de ensino da Educação Integral e o quanto essa nova proposta curricular contribuiu para a redução da reprovação na referida escola.
Da linguagem à ilustração, uma nova criação
Nossa figura, quando refletida, nos joga num espaço invertido, ambíguo, entre a ilusão e a realidade, que lembra a inversão que o aparelho óptico opera durante o processo de captação da imagem pela retina. Quando nos deparamos com a nossa imagem no espelho, o olhar penetra numa falsa profundidade. Esse aspecto enganador, somado a sua frieza e lisura, faz que o espelho simbolize, mais do que qualquer outro objeto, a superficialidade e a vaidade que nos fazem reféns, num mundo dominado pela imagem.
Estratégias e práticas pedagógicas para o ensino de Fisiologia Sensorial no Ensino Médio
Biologia e BiociênciasO artigo apresenta e fundamenta nova proposta pedagógica no ensino de Fisiologia Sensorial para alunos do Ensino Médio, elaborada a partir de uma pesquisa bibliográfico-descritiva. Esta nova proposta se caracteriza como um modelo de ensino híbrido por envolver aula expositiva dialogada, roteiro de aulas práticas e o uso de uma plataforma digital como estratégias de ensino-aprendizagem. Por utilizar três formatos integrados – aulas expositivas dialogadas, práticas simples e ambiente remoto –, a sequência didático-pedagógica pretende favorecer a construção do conhecimento científico e dinamizar o processo de ensino-aprendizagem.
Iniciando a conversa: breve percurso histórico da formação de professores no Rio de Janeiro
História e Formação de ProfessoresEste artigo tem o objetivo de registrar e analisar a História da Educação Brasileira, fazendo uma cronologia desde os primórdios aos dias atuais, uma história que intersecciona elementos da constituição do povo brasileiro, seu começo educacional e as características e formação do corpo docente da Cidade do Rio de Janeiro. Constrói um diálogo com a sociedade carioca/brasileira sobre as bases e estruturas de natureza gerencial desse processo.
Manual de uso do Questionário de Estratégias de Motivação para Aprendizagem (MSLQ)
Formação de ProfessoresO Questionário de Estratégias de Motivação para Aprendizagem (MSLQ) é um instrumento para avaliação proposto inicialmente para estudantes do Ensino Superior. Aqui é proposta uma adaptação para utilizar com alunos da Educação Básica, de acordo com as especificidades desse nível de escolaridade. De todo modo, é um importante referencial para a análise das condições e motivações de todos os envolvidos.
A industrialização têxtil em Nova Friburgo
Extraído da tese "Origem, Crescimento e Crises da Indústria Têxtil em Nova Friburgo", defendida por Carmen Limoeiro Patitucci Manangão, junto à Universidade Federal Fluminense, a titulo de Bacharel em Geografia, em 16/12/2004.
O brincar nas crianças autistas
Educação Especial e InclusivaEste artigo visa entender o modo como o ato de brincar se faz nas crianças portadoras do transtorno do espectro autista. A brincadeira é uma atividade que vai muito além do lazer. Com o ato de brincar, as crianças exploram o mundo que as cerca, imitam os padrões da sociedade em que estão inseridas, compreendem regras de convívio e se desenvolvem física, mental e emocionalmente. As crianças autistas, comumente conhecidas por seu isolamento, possuem uma maneira diferente de brincar. É preciso que essa criança seja estimulada a participar de todos os tipos de brincadeira para que possa usufruir de todos os benefícios que a brincadeira proporciona.
A condição autoral em vias de extinção: o plágio no universo escolar e acadêmico
Formação de ProfessoresAs facilidades trazidas pelo mundo digital podem ser utilizadas de forma oportunista, irresponsável, criminosa, pelo desrespeito à produtividade intelectual: é o plágio, em suas várias formas. O Código Penal Brasileiro prevê punições para os que o praticam e existem programas de computador que ajudam a identificar essa prática, mas o primeiro passo tem que ser dado por professores de todos os níveis de ensino.
Política de cotas tornou mais visíveis problemas da universidade pública
A entrada de estudantes cotistas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) tornou mais visíveis os problemas estruturais comuns a todas as universidades públicas e, até o momento, desconsiderados no debate público sobre a adoção dessas políticas. Esse é um dos resultados preliminares da pesquisa realizada pelo professor Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto a pedido da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH).
Gestão democrática na escola pública: legislação não efetivada em Paulo Afonso/BA
Instituição Escola e Política EducacionalO presente artigo procura enfatizar a gestão democrática como exigência do Estado moderno. Por isso, a educação formal está associada à implantação de mecanismos legais e institucionais que desencadeiem mecanismos de participação de todos que estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dentro do ambiente escolar. No Brasil, ela vem sendo implantada aos poucos, embora já esteja garantida na Constituição Federal e nos textos de leis como a LDBEN e o Plano Nacional de Educação. O objetivo é estudar e explicar que em Paulo Afonso ela está garantida em leis municipais, porém o que se vê é que estão distantes da realidade, pois muito pouco tem sido vivenciado na prática pelas unidades escolares e no Sistema Municipal de Educação.