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Tempo, espaço e sujeito: tessituras da implementação de uma educação integral em tempo integral na Educação Infantil
Educação InfantilA escola é o espaço focal para assegurarmos o desenvolvimento integral do estudante. Tal proposta pedagógica busca articular os componentes curriculares e os campos integradores de forma a garantir ao estudante o seu direito de aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a viver. Este artigo objetiva compreender a perspectiva educativa da educação integral em tempo integral, colocando em discussão as diretrizes pedagógicas para sua implementação na Educação Infantil de uma rede pública de ensino. Os resultados apontam um longo caminho de discussões e possibilidades na implementação da proposta.
Uma proposta metodológica de ensino híbrido envolvendo a plataforma Google Classroom como ambiente virtual de aprendizagem no Ensino Médio
Computação e Tecnologias, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaUma metodologia híbrida utilizando o ambiente Google Classroom foi direcionada à disciplina Geografia, começando por uma questão: qual caminho é percorrido para que seu prato de comida favorito chegue à sua mesa? Certamente essa metodologia estimulará o uso das TIC em sala de aula a fim de formar estudantes reflexivos e críticos.
Um estudo sobre o uso pedagógico das tecnologias em cursos de licenciatura em Matemática
É perceptível a grande dificuldade dos professores de Matemática em lidar com o uso das tecnologias na Educação Básica. Investigar em que condições os cursos de formação inicial contemplam atividades, tanto do domínio técnico das tecnologias ou softwares e suas potencialidades quanto o modo como essas ferramentas podem ser usadas em sala de aula são questões pertinentes de pesquisa. O objetivo deste trabalho é investigar instituições de ensino superior que possuem cursos de licenciatura em Matemática sobre o oferecimento de recursos tecnológicos, as oportunidades de inclusão digital e a preparação dos futuros professores de Matemática para utilizarem as tecnologias da informação e comunicação (TICs) como recurso pedagógico.
Breve reflexão acerca da Educação Ambiental escolar
Biologia e BiociênciasAs formas de conhecimento produzidas e acumuladas ao longo dos tempos são elementos cruciais para garantir a própria vida na Terra. Portanto, é de suma importância que sejam utilizadas as informações e os conhecimentos como veículos de manutenção do ambiente e de transformação de práticas que possam afetar o equilíbrio do planeta. Oferecer no espaço escolar uma Educação Ambiental que se apoie na corrente da ecoeducação e/ou na corrente crítica/emancipatória pode se configurar em uma importante possibilidade para alcançar a formação de consciências éticas e práticas transformadoras.
A Pedagogia UniRio na EaD do Estado do Rio de Janeiro
Leonardo V. de Castro
Leitura literária e humor: a ilustração na literatura orthofiana
Língua Portuguesa e LiteraturaO ensino de literatura na Educação Básica tem o compromisso de formar leitores proficientes, capazes de construir sentidos responsivamente. Esta pesquisa busca reafirmar essa função por meio da análise da produção de humor capas de livros infantis de Sylvia Orthof, à luz das contribuições da Análise Dialógica do Discurso e da Crítica Literária Infantil. Para tanto, nosso trabalho está estruturado em três partes: relato teórico-metodológico, análise do corpus e sugestões de atividades para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Pretendemos, com isso, contribuir para um ensino de leitura alicerçado nos pilares das pesquisas acadêmicas em curso.
Matemática para a inclusão de idosos: estimulando a memória e o raciocínio
MatemáticaOficinas de Matemática voltadas para a inclusão de idosos visam estimular a memória e o raciocínio dessas pessoas por meio de desafios matemáticos e fortalecem a autoestima em atividades realizadas quase sempre em grupo.
Anúncios de alimentos engordativos estão com dias contados
Preocupados com o aumento no número de brasileiros acima do peso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária colocou em consulta pública uma proposta de Regulamento Técnico sobre a publicidade de alimentos ricos em açúcar, gorduras saturadas, gorduras trans, sódio (sal) e bebidas com baixo valor nutricional.
Formação continuada para professores de sala de recursos multifuncional: uma contribuição com as novas tecnologias digitais
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Política EducacionalA formação continuada de docentes da Educação Inclusiva é tema emergente e relevante. A temática vem ganhando espaço nas discussões educacionais, apontando para a necessidade de construção de olhares inovadores e a efetivação da qualidade educacional, a fim de provocar rupturas com o modelo conservador de formação continuada. Esta pesquisa deu voz aos que estão no “chão da escola” e respiram as necessidades da comunidade escolar, por meio de uma metodologia de natureza qualitativa, e contou com rodas de conversas para colher informações junto aos professores participantes e questionários estruturados que serviram de suporte.
Poesia e poema na sala de aula: uma proposta de gêneros poéticos para o Ensino Médio
Língua Portuguesa e LiteraturaEste trabalho objetiva discutir questões relacionadas ao ensino dos gêneros poéticos no Ensino Médio, com ênfase nos poemas e suas diversas formas de expressão. Intenta contribuir para um ensino mais efetivo de poesia, integrando leitura, fruição literária, discussões temáticas, criação poética e expressão oral de gêneros poéticos. Buscou-se problematizar metodologias arcaicas e destacar abordagens mais eficazes para o ensino de poesia na sala de aula, evocando exemplos dessas estratégias pedagógicas no estágio supervisionado realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).