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Movimentos revolucionários na América Latina
História

Após a Segunda Guerra Mundial, as disputas geopolíticas provocaram a implantação de diversos regimes ditatoriais, especialmente na América Latina; foram vários os governos – em países centrais e periféricos – que adotaram o neoliberalismo econômico para enfrentar a forte recessão e combater os movimentos sociais emergentes.

A paisagem como linguagem

Quando todos os acidentes acontecem (7 Letras), lançado neste início de 2009, é o terceiro livro de poemas de Manoel Ricardo de Lima, uma voz constante nas conversas que interessam sobre a poesia brasileira contemporânea (agora escreve no Jornal do Brasil e no Diário do Nordeste; por 10 anos teve uma coluna no O Povo). Com Carlos Henrique Schroeder, coordena a Editora da Casa, que, segundo eles, “tem a ver com afeto, com amigos, tem a ver com o que ainda pode ser uma casa em sua maior diferença: conversar”. Manoel faz pós-doutorado com pesquisa sobre Joaquim Cardozo e Mário Faustino na UFSC, em Florianópolis-SC. Tem trabalho publicado sobre Leminski, Entre percurso e vanguarda: alguma poesia de Paulo Leminski e escreveu As mãos, livro de ficção que é, em si, uma pulsação de afeto, um amor delicado, uma poesia longa e sem versos.

"O grande desafio será mundializar o FSM"

Cândido Grzybowski, Director Geral da Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) e um dos membros fundadores do Fórum Social Mundial (FSM), em Porto Alegre, concedeu uma entrevista ao jornal Meianoite, em Nairobi, no Quênia, onde foi realizado o FSM de 2007. Entre outros assuntos, Grzybowski faz o balanço do FSM e explica o seu significado político para África, continente que acolheu este evento pela primeira vez na história. Diferente dos que continuam a dizer que o FSM é um espaço aberto para as massas, Cândido prefere apelidá-lo de uma "elite das organizações da sociedade civil", uma vez que não representa exatamente as bases. Traça os desafios do FSM, como uma organização da sociedade civil global e adivinha dias difíceis, em termos de organização do mesmo. Por isso, em 2008, ainda segundo ele, a ideia é não se organizar o FSM, mas sim manifestações nacionais coincidentes com o Fórum Econômico de Davos.

Afetividade no processo de aprendizagem
Psicologia

São vários os fatores que interferem no processo de aprendizagem da criança. Grande parte dos teóricos reconhece que afetividade é o berço da socialização do indivíduo, pois é com ela que são transmitidos os primeiros ensinamentos às crianças. A afetividade na escola, complemento da afetividade na família, é de suma importância para seu desenvolvimento tanto cognitivo quanto social. Para realização deste trabalho recorreu-se a referenciais importantes, tendo como base principal a luz dos estudos de pesquisadores da área da Psicologia, descrevendo cada aspecto sobre a relação afetiva professor-aluno sustentada pelo referencial teórico da área, o que possibilitou descrever as relações entre o fenômeno e o objeto, pesquisando, correlacionando os fatos, visando evidenciar se têm relação com a aprendizagem dos alunos.

Nossa oculta norma culta na escola
Língua Portuguesa e Literatura

O objetivo do estudo é refletir acerca do ensino da norma culta na escola e a importância da gramática, tendo como base conceitos sistematizados sobre o uso língua materna e o processo de ensino-aprendizagem no cenário escolar. É preciso entender o conceito de gramática e o que disso resulta no trabalho docente, tais como os rumos da própria aplicação desse ensino e sua validade diante dos objetivos propostos hoje estabelecidos em sala de aula. A abordagem é exploratória bibliográfica de embasamento teórico em Bagno, Bortoni-Ricardo, Antunes, Koch e Possenti, entre outros autores.

Maio de 68 e a ruptura de paradigmas

1968 foi um ano marcante, paradigmático, transformou as relações sociais e propôs novos modelos de convivência no mundo, buscando mais igualdade, mais justiça, direitos humanos e maior veracidade nas relações sociais de modo geral. É um ano com tamanha intensidade e diversidade de acontecimentos mundiais que, ao chegar ao fim, o homem terá ido à lua, Robert Kennedy terá sido assassinado, e também Martin Luther King, a guerra do Vietnam será perdida por oposição interna sendo acompanhada de perto pelo mundo inteiro através das primeiras transmissões via-satélite, bem como os protestos contra essa guerra.

Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no ensino de usinagem computadorizada: relato de experiência no IEMA Dr. João Bacelar Portela
Computação e Tecnologias, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia ativa desenvolvida sobre atividades de ensino-aprendizagem e tarefas contextualizadas que trazem desafios para os estudantes resolverem. Neste trabalho será apresentada uma visão do processo de construção, execução e desenvolvimento de peças pela usinagem computadorizada. Ele tem como objetivo disseminar, por meio de um relato de experiência, a aplicação da ABP, ao adotar três etapas como metodologia: transferência de conhecimentos preliminares, modelagem/uso da máquina CNC para usinagem das peças (peão e bispo) e reflexões sobre o processo.

Recursos didáticos e Educação Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente

Em um contexto capitalista que visa o lucro imediato sem medir consequências, os cenários de grandes impactos provocados por ações antrópicas ficam cada dia mais evidentes. Logo, o ambiente encontra-se sob ameaça caracterizando-se como o resultado da industrialização, da globalização, do aumento populacional e de uma exploração desenfreada, por vezes, irresponsável, de recursos naturais. Neste contexto, a Educação Ambiental emerge como uma alternativa viável e eficiente na busca por uma mudança de postura, tendo a escola como espaço relevante e privilegiado para o desenvolvimento de ações com vistas à preservação e conservação ambiental.

A condição autoral em vias de extinção: o plágio no universo escolar e acadêmico
Formação de Professores

As facilidades trazidas pelo mundo digital podem ser utilizadas de forma oportunista, irresponsável, criminosa, pelo desrespeito à produtividade intelectual: é o plágio, em suas várias formas. O Código Penal Brasileiro prevê punições para os que o praticam e existem programas de computador que ajudam a identificar essa prática, mas o primeiro passo tem que ser dado por professores de todos os níveis de ensino.