Biblioteca
Filtrar os artigos
O que significa ser herdeiro de Marx: uma reflexão a partir de Jacques Derrida
Este escrito tem o propósito de, a partir da leitura do conjunto de conferências de Jacques Derrida intitulado Espectros de Marx, compreender em que sentido é possível pensar o quanto é uma questão de responsabilidade política refletir sobre as heranças do pensamento marxiano. Heranças das quais não podemos abrir mão se quisermos levar a sério uma postura crítica em relação à pretensa hegemonia contemporânea – pós-Muro de Berlim – determinada por uma postura entusiasta e dogmática sobre a destinação do homem à vida no interior da democracia liberal. Veremos como o termo “espectros” tem papel fundamental no processo hermenêutico de Derrida para tentar compreender em que sentido a fantasmagoria, a assombração, se relaciona com uma condição resgatada da peça Hamlet de Shakespeare, onde o herói afirma “the world is out of joint” (“o mundo está fora dos eixos”).
Percepção dos intérpretes de Libras sobre o ensino de Física: um estudo de caso
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresA utilização da abordagem histórico-filosófica da ciência no ensino de Física apresenta bons resultados ao trabalhar com deficientes auditivos, o que pode ser comprovado numa pesquisa qualitativa realizada com intérpretes de Libras e a professora da sala de recursos de uma escola pública estadual no interior do Estado do Rio de Janeiro.
História, cinema e Educação: o Brasil Colonial sob a ótica de "Desmundo"
História, História da Educação, Cinema, Teatro e TV, Outras Mais Específicas, Política Cultural e Política EducacionalA educação é um processo que se realiza na relação entre os sujeitos sociais. A sociedade sempre se organizou a partir de instruções ou regras de aprendizagem que só mais tarde receberam o nome de educação. O interesse por compreender os processos educacionais levou pesquisadores a se debruçar sobre essa temática. Objetivamos no presente estudo dar prosseguimento aos esforços iniciados na década de 1990, ampliando reflexões acerca da Educação, com base no Brasil Colonial como recorte temporal; nosso instrumento de análise partirá do filme Desmundo, de Alain Fresnot, que é uma adaptação para o cinema do romance histórico homônimo de Ana Miranda.
Problemas emocionais e dificuldades de aprendizagem: como a pressão escolar conduz discentes ao esgotamento mental
PsicologiaA finalidade deste trabalho foi analisar, identificar e compreender os problemas emocionais e dificuldades de aprendizagem e como a pressão escolar conduz discentes ao esgotamento mental. Para isso foram aplicados questionários no Ensino Fundamental II e Ensino Médio em uma escola estadual do Rio Grande do Norte. Os resultados obtidos revelam a presença (com frequência ou esporadicamente) de diversos fatores biológicos, psicológicos e sociais associados à dificuldade de aprendizagem nos discentes ocasionada pela pressão escolar, promovendo a desestabilização emocional dos sujeitos.
TIC na educação para a construção do comum: a inclusão é um caminho sem volta
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresO ensino híbrido é uma modalidade de ensino que une o ensino presencial, em que o processo de ensino-aprendizagem ocorre em sala de aula, e o ensino on-line. O domínio técnico das plataformas digitais nunca foi tão necessário para viabilizar o trabalho das instituições de ensino, o que requer dos professores formação continuada devido à exigência das mudanças abruptas em sua metodologia de ensino e em seu fazer pedagógico. O presente projeto objetivou aplicar os mais variados recursos de tecnologias da informação e comunicação (TIC) para manter os estudantes num contexto efetivo de aprendizagem conforme as reais necessidades.
Educação básica no Brasil: entre o direito social e subjetivo e o negócio
Política EducacionalEducação no Brasil reflete o modelo de sociedade vigente
Experiências Educacionais de Sucesso no Brasil
Cecip/Unicef
As possibilidades e os limites da inclusão: entre o cuidar e o educar na Educação Infantil
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste trabalho objetiva compreender as possibilidades e os limites para a inclusão na Educação Infantil, refletindo sobre o processo de ensino-aprendizagem e a rotina entre o cuidar e o educar. Analisa, também, como a inclusão está assegurada nos currículos para a rede municipal de ensino de Cascavel/PR, descrevendo as experiências vivenciadas no estágio supervisionado. Para alcançar os objetivos, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, a partir de uma revisão bibliográfica e de um relato de experiência. O planejamento pedagógico na Educação Infantil deve considerar os sujeitos do ensino, respeitando suas individualidades.
A musicalidade na obra de João Guimarães Rosa
“Sou precisamente um escritor que cultiva a ideia antiga, porém sempre moderna, de que o som e o sentido de uma palavra pertencem um ao outro. Vão juntos. A música da língua deve expressar o que a lógica da língua obriga a crer”, afirmou João Guimarães Rosa, dialogando com o crítico alemão gunter Lorenz (Rosa, apud Lorenz, 1983, p. 88). As confissões de Rosa a Lorenz evidenciam como o escritor pensava (e sentia) a tensão dinâmica que rege a musicalidade das palavras. O que quer dizer essa musicalidade? Todos os seus significados apresentados pelo Dicionário Houaiss – “caráter, qualidade ou estado do que é musical”; “talento ou sensibilidade para criar ou executar música”; “sensibilidade para apreciar música; conhecimento musical”; “expressão do talento musical de alguém”; e “cadência harmoniosa; ritmo” (Houaiss, 2001) – se mostram oportunos para motivar uma leitura original da obra de Guimarães Rosa.
Metáforas e ciência
A metáfora, habitualmente considerada uma figura de linguagem com funções ornamentais, nos últimos tempos vem sendo estudada como um poderoso instrumento do pensamento, uma fonte de explicação, e também em seu possível papel heurístico na pesquisa da natureza.