Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Prática Exploratória: a importância dos "porquês"

Por que os alunos não prestam atenção? Por que os alunos gostam de mim? Por que meus alunos de inglês traduzem os textos ao pé da letra? Por que os alunos não gostam de fazer dever de casa? Por que os professores gritam em sala de aula? Por quê? Por quê? Por quê?

Cultura visual e análise de imagens

A iniciação à pesquisa pode acontecer de diversas formas. No caso das artes visuais, a experimentação se confunde com a própria práxis e com o percurso de desenvolvimento do artista; por isso, a pesquisa visual é predominantemente empírica, ou seja, um constante processo de aprendizado através da ação e observação.

Cota racial na universidade como inclusão étnico-racial
História da Educação e Política Educacional

O sistema de cotas surgiu da busca de equidade em condições justas para acesso ao Ensino Superior. Essa medida colaborou para o aumento de alunos negros na universidade, porém ela ainda necessita de alguns ajustes e na Educação há o que melhorar sempre em progresso para um ensino de qualidade e para uma sociedade mais justa.

Aproximando Anísio Teixeira e as recentes políticas de gestão na educação
Política Educacional

Este ensaio objetiva aproximar o pensamento de Anísio Teixeira e as recentes políticas públicas voltadas para a gestão escolar. O intuito é analisar, sob a ótica do educador, como a gestão escolar brasileira vem sendo forjada, principalmente a partir da década de 1990. Esse recorte temporal se deve à descentralização administrativa realizada naquela década, que delegou às escolas a responsabilidade pela provisão e pelos resultados dos serviços prestados. No entanto, essa medida não é verificada na realidade das escolas, que devem possuir mais autonomia para atender às demandas locais e contribuir para um projeto democrático de nação.

Desenvolvimento socioemocional: uma abordagem da Psicologia e das neurociências para identificação e manejo das emoções dos educandos
Psicologia e Formação de Professores

Este artigo visa fornecer aos professores alguns elementos básicos para a construção de um lastro de conhecimentos no campo da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, trazendo informações que contribuirão para o aperfeiçoamento do exercício com crianças entre 0 e 6 anos de idade. Esse conteúdo é de suma importância, pois sabemos que nos cursos de Pedagogia e nas licenciaturas de nosso país há uma "invisibilidade acadêmica" quanto às questões das emoções mais comumente verificadas entre os alunos do Ensino Básico, visto que não há disciplinas na formação dos educadores que os ensinem a lidar com as emoções dos estudantes.

A Matemática no mundo da Memelândia
Matemática e Vivências de Sala de Aula

O presente artigo retrata uma experiência realizada com alunos do Colégio Estadual Hispano-Brasileiro, tendo como atividade uma exposição virtual intitulada “A Matemática no mundo da Memelândia”, hospedada em plataforma educacional para ser apreciada pelos discentes, docentes e equipe diretiva. O trabalho objetivou identificar as potencialidades dos memes relacionados à Matemática que circundam as redes sociais como recurso pedagógico e elemento no ensino da disciplina. Por propagarem-se rapidamente, os memes estão cada vez mais presentes no círculo social dos estudantes, especialmente no Ensino Médio.

O uso do fanzine como recurso pedagógico para a produção de conhecimento e divulgação científica do tema água
Ecologia e Meio Ambiente

Esta pesquisa é qualitativa do tipo pesquisa-ação sobre a produção de conhecimento e divulgação científica do tema “água”, a partir da aplicação de uma sequência didática de vivências educativas intitulada “Conhecendo aspectos importantes sobre a água”, desenvolvida como proposta de intervenção pedagógica e discutida na disciplina Divulgação Científica do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima. Foram utilizados como instrumentos de registro a produção escrita das histórias e a confecção dos fanzines relativos ao tema. Participaram da pesquisa 25 alunos de 2° ano do Ensino Fundamental em escola pública de Roraima.

Educação e recursos educacionais digitais
Computação e Tecnologias e Instituição Escola

Este artigo busca compreender os recursos educacionais digitais (RED) e examinar a relevância deles para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica exploratória, com buscas realizadas em diversas bases, como: Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O presente estudo destaca a importância das tecnologias da informação e comunicação no contexto educacional, enfatizando o papel dos RED conforme discutido por variados autores.

Substituição do material didático e seus impactos no (re)planejamento dos conteúdos de Língua Portuguesa
Instituição Escola, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Neste artigo, analisaremos o impacto da substituição do material didático em uma instituição de ensino, com foco nos conteúdos de Língua Portuguesa para o 3º ano do Ensino Fundamental. De forma sucinta, avaliamos quais são os efeitos da reestruturação curricular para o planejamento docente. Os materiais pesquisados foram analisados, principalmente, por meio de processos de comparação, classificação e categorização temática. Os resultados revelaram que, mesmo em um contexto de formatações similares, há diferenças entre o que cada obra didática propõe, tanto na abrangência dos temas como nas habilidades da BNCC.