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O uso do fanzine como recurso pedagógico para a produção de conhecimento e divulgação científica do tema água
Ecologia e Meio Ambiente

Esta pesquisa é qualitativa do tipo pesquisa-ação sobre a produção de conhecimento e divulgação científica do tema “água”, a partir da aplicação de uma sequência didática de vivências educativas intitulada “Conhecendo aspectos importantes sobre a água”, desenvolvida como proposta de intervenção pedagógica e discutida na disciplina Divulgação Científica do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima. Foram utilizados como instrumentos de registro a produção escrita das histórias e a confecção dos fanzines relativos ao tema. Participaram da pesquisa 25 alunos de 2° ano do Ensino Fundamental em escola pública de Roraima.

Relatos de experiência sobre a produção da aguardente de cana-de-açúcar: uma prática contextualizada para o ensino de Química Orgânica
Química

Este estudo apresenta um relato de experiência de abordagem educacional sobre a produção da aguardente da cana-de-açúcar no município de Sucupira do Norte/MA, fornecendo uma proposta pedagógica de ensino contextualizado para os alunos do 3° ano do Ensino Médio. A pesquisa teve como objetivo demonstrar a relação entre a teoria e a prática quanto ao conhecimento dos processos de produção daquela bebida nos engenhos e as principais reações químicas envolvidas durante esses processos.

Que flor é essa? a importância das práticas de Botânica nos anos finais do Ensino Fundamental
Botânica

Certamente as aulas práticas estimulam a curiosidade e o interesse de alunos, permitindo que se envolvam em investigações científicas e desenvolvam habilidades. O objetivo do presente artigo é compreender como uma aula prática de identificação de flores contribui para a aprendizagem de Botânica e para a discussão de metodologias de ensino utilizadas em suas atividades. Esta pesquisa foi desenvolvida com alunos dos 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental matriculados no Centro de Ensino Pré-Educando (CEPE). Nos resultados, verificou-se que houve diferença significativa entre o antes e o depois da aula prática.

A importância da família e da tecnologia na Educação Especial
Educação Especial e Inclusiva

Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a inclusão digital no Brasil, como a inclusão social e o uso de recursos de informática na educação e na prática docente. Os profissionais de tecnologia também são importantes nesse processo inclusivo. O artigo demonstra a importância do conhecimento na era da informação, para garantir o acesso universal e a igualdade social. A metodologia adotada para a construção do objetivo deste estudo baseou-se na pesquisa bibliográfica. Os resultados desta pesquisa indicam que os professores utilizam os recursos apenas como instrumento de seu trabalho, sem considerar as potencialidades pedagógicas. A pesquisa relaciona algumas formas de inclusão digital e os usos da tecnologia nas escolas.

Aquisição da linguagem escrita: uma análise dos saberes do alfabetizador sobre os conceitos práticos da Linguística Textual
Vivências de Sala de Aula

Esta pesquisa reflete sobre a linguagem escrita como base fortificadora do processo de ensino-aprendizagem, sendo reconhecida como elemento de fundamental importância na vida do indivíduo. Para tanto, o processo de aquisição da linguagem se inicia com as práticas do professor alfabetizador nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este trabalho investiga os saberes desse professor de acordo com a Linguística Textual, por meio de uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, que reflete os saberes docentes necessários para a prática eficiente e eficaz do processo de aquisição da linguagem escrita.

TIC na educação para a construção do comum: a inclusão é um caminho sem volta
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

O ensino híbrido é uma modalidade de ensino que une o ensino presencial, em que o processo de ensino-aprendizagem ocorre em sala de aula, e o ensino on-line. O domínio técnico das plataformas digitais nunca foi tão necessário para viabilizar o trabalho das instituições de ensino, o que requer dos professores formação continuada devido à exigência das mudanças abruptas em sua metodologia de ensino e em seu fazer pedagógico. O presente projeto objetivou aplicar os mais variados recursos de tecnologias da informação e comunicação (TIC) para manter os estudantes num contexto efetivo de aprendizagem conforme as reais necessidades.

Influência do contexto familiar na vida escolar de alunos adolescentes do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula

O presente estudo objetiva analisar de que forma os conflitos familiares são refletidos pelos alunos no cotidiano escolar, visando compreender como isso afeta os adolescentes. A relevância dessa pesquisa apresenta-se a partir de informações consistentes sobre como os alunos demonstram as adversidades do ambiente familiar no contexto social e no cotidiano pedagógico. Como aparato metodológico, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica sistematizada com enfoque nos aspectos sociais, pedagógicos e metodológicos de fundamentação qualitativa.

"Ainda bem que você postou, me deu mais segurança"
Matemática

Reflexões sobre formação continuada de professores de Matemática são registradas em um fórum de discussão sobre o tema e mostram como esse espaço de interação social possui grande potencial de levar os participantes a repensar suas práticas pedagógicas e sanar lacunas em suas formações.

Uso das TDICs na inclusão de um aluno autista: um estudo de caso
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Esta pesquisa objetivou analisar o uso das TDICs no processo de inclusão escolar de um aluno com laudo de autismo na turma do 3º ano de uma escola particular em Contagem/MG. Para isso foi utilizada a pesquisa qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi observação participativa. O método escolhido foi um estudo de caso. Os resultados apontam avanço na aprendizagem da criança com o uso da tecnologia em sala de aula, com jogos matemáticos e a comunicação alternativa.

Educação e recursos educacionais digitais
Computação e Tecnologias e Instituição Escola

Este artigo busca compreender os recursos educacionais digitais (RED) e examinar a relevância deles para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica exploratória, com buscas realizadas em diversas bases, como: Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O presente estudo destaca a importância das tecnologias da informação e comunicação no contexto educacional, enfatizando o papel dos RED conforme discutido por variados autores.