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Educação Física: planejamento e propostas de aulas para o Ensino Fundamental baseadas nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais
Formação de Professores e Educação FísicaA disciplina de Educação Física, na escola, permite que sejam trabalhados os diversos temas transversais definidos pelos PCN. Este artigo apresenta várias sugestões de atividades e planejamentos de aulas para aplicar esses objetivos, permitindo melhorar a cidadania e a participação dos alunos.
Reinações de Narizinho: análise crítica e política do capítulo “XI – A Rainha”
Formação de Professores, Cidadania e Comportamento, Língua Portuguesa e Literatura e Política CulturalEste artigo foi elaborado com o objetivo de analisar, por meio do capítulo “XI – A Rainha”, de Reinações de Narizinho (1931), a postura literária política e crítica do escritor Monteiro Lobato (1882-1948). Nessa escrita, foram considerados o contexto histórico, os conceitos de nação, socioeconômicos e culturais, as condições do próprio escritor e sua visão sobre essa realidade, além de sua atuação multifacetada como fazendeiro, escritor, editor, tradutor e empresário e seu perfil moderno, positivista e empreendedor. A análise parte das concepções literárias e culturais do autor diante da realidade do país como tentativa de compreender que momento político era aquele e como o autor o concebe em suas obras.
O multiculturalismo e as vozes femininas ancestrais e contemporâneas
Direito, História, Sociologia e História da EducaçãoEste artigo tem por objetivo analisar a situação social das mulheres no contexto multicultural da sociedade, principalmente quanto aos seus direitos, conquistas, lutas e embates. O ponto de partida foi a busca da mulher ao longo da história, na formação histórica do povo brasileiro pela igualdade de direitos civis nas questões de gênero e raça e o devido reconhecimento de que todos devem ser socialmente incluídos e empoderados numa afirmação multicultural de igualdade, valorização pessoal e cultural, trazendo o debate quanto às diferenças de oportunidades na busca por essa igualdade.
Recursos e adaptação de materiais didáticos para a inclusão de alunos com deficiência visual no ensino de Matemática
MatemáticaRecursos básicos possibilitam práticas pedagógicas inclusivas para o ensino da Matemática, especialmente voltadas àqueles alunos com deficiência visual matriculados em escolas regulares.
Implicações dos estigmas da colonialidade: uma análise da questão racial à luz da educação
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresDesde a época do Brasil Colônia, o sistema implantado por Portugal impôs a cultura europeia sobre a população nativa. Na sociedade contemporânea, as raízes do colonialismo estão presentes na política, cultura, economia e educação. Este estudo tem como objetivo desdobrar-se ao observar como a abordagem crítica da perspectiva decolonial reverbera nas publicações científicas como um viés para uma efetiva mudança das estruturas do poder colonial na Educação. Destaca-se a necessidade de maiores estudos sobre o tema no campo da educação com a participação dos diversos sujeitos sociais englobando a perspectiva decolonial.
Breve reflexão sobre o papel da creche e suas potencialidades para o desenvolvimento infantil
Educação Infantil, Formação de Professores e Instituição EscolaO presente artigo é fruto de uma monografia que visou contemplar a importância da creche, levando em consideração o desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos, uma vez que as práticas pedagógicas inerentes à creche potencializam os aspectos psicomotor, ético-social, interpessoal, psicoafetivo e intelectual e cognitivo. Seguimos uma abordagem qualitativa e bibliográfica, tomando como base os pressupostos teóricos de Dantas, Gonçalves, Bach e Peranzoni, entre outros. A Pedagogia da Infância trabalha de forma integrada os eixos brincar, cuidar e educar e busca a valorização daqueles que atuam na Educação Infantil.
Poesia e poema na sala de aula: uma proposta de gêneros poéticos para o Ensino Médio
Língua Portuguesa e LiteraturaEste trabalho objetiva discutir questões relacionadas ao ensino dos gêneros poéticos no Ensino Médio, com ênfase nos poemas e suas diversas formas de expressão. Intenta contribuir para um ensino mais efetivo de poesia, integrando leitura, fruição literária, discussões temáticas, criação poética e expressão oral de gêneros poéticos. Buscou-se problematizar metodologias arcaicas e destacar abordagens mais eficazes para o ensino de poesia na sala de aula, evocando exemplos dessas estratégias pedagógicas no estágio supervisionado realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).
Gênero e educação escolar: um debate necessário
Geografia e Instituição EscolaObjetivou-se investigar as desigualdades de gênero com os estudantes das 3ª séries do Ensino Médio, por meio de pesquisa bibliográfica, questionários e entrevistas realizadas com estudantes, equipe pedagógica e professores das disciplinas afetas às Ciências Humanas e Linguagens do Colégio Estadual Padre Reus, na cidade de Pérola D’Oeste/PR. Para tanto, buscou-se verificar como o conceito de gênero está presente nos documentos que fundamentam a educação escolar brasileira. Verificou-se o conhecimento dos alunos referente às questões de gênero, seus estereótipos e o papel do espaço escolar nessa (des)construção, visto que a escola é fruto do contexto social em que está inserida. Percebeu-se que, apesar de a Constituição Federal (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) assegurarem a discussão de gênero na escola, o debate acerca do tema é frágil e os profissionais pesquisados apresentam desconhecimento e/ou desinteresse sobre o assunto, enquanto os estudantes apresentam interesse e acreditam que a escola deva ser o espaço de discussão sobre as relações de gênero.
Tenho um aluno surdo, e agora? A necessidade da formação continuada para profissionais da Educação no atendimento a alunos surdos
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e História da EducaçãoNo tocante à Educação de Surdos, já é consenso que eles passaram por diversos contextos exclusivos que não priorizavam as línguas de sinais. Contudo, após o reconhecimento da Libras enquanto língua por meio de legislações no Brasil em 2002 e 2005, a adoção da língua de sinais nos espaços escolares regulares passou a ser obrigatória, pois nesse momento iniciava-se o processo inclusivo neste histórico educacional dos educandos surdos.
Acervo de atividades matemáticas para alunos com deficiência intelectual: preliminar de pesquisa
Matemática e Educação Especial e InclusivaEste artigo objetiva averiguar a eficácia de um produto educacional destinado a alunos do Ensino Fundamental com deficiência intelectual. A pesquisa seguiu as orientações da Resolução nº 510/16 do Conselho Nacional de Saúde. Foram analisadas conversas realizadas com três professores de escolas públicas que trabalham com crianças do Ensino Fundamental, valendo-se da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os achados sugerem que o produto é relevante, apropriado à prática docente inclusiva e que inovação e ludicidade constituem, hoje, pontos cruciais no processo de ensino-aprendizagem e na Educação Inclusiva.