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Usando os vídeos do YouTube na pandemia: mudanças paradigmáticas no ensino de História
HistóriaEste artigo é resultante de pesquisa envolvendo 38 alunos do Ensino Médio em uma escola estadual no interior do Rio de Janeiro, no período de pandemia e isolamento social, durante o ano de 2020. Apresentam-se como delineamentos teórico-metodológicos uma revisão bibliográfica e observações dos alunos durante as aulas de História, expondo seus problemas e dificuldades na aprendizagem, com a complementação investigativa por meio de um questionário aplicado aos estudantes.
Voando em um avião de papel nas aulas de Educação Física escolar
Vivências de Sala de AulaO projeto Aviões de Papel foi desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental II em uma escola municipal de Corumbá/MS. O objetivo foi mostrar a arte da dobragem do papel, associada aos mecanismos físicos presentes no voo em um avião real e vivências com lançamentos dos “aviõezinhos” de papel. A sequência do projeto foi: apresentação da proposta; visita técnica ao aeroporto; tipos de confecção do avião; práticas de lançamento e festival de apresentação dos alunos. A experiência possibilitou que a comunidade escolar percebesse que as práticas corporais e os componentes curriculares podem ser trabalhados em conjunto, proporcionando uma educação interdisciplinar aos alunos.
Reta Curiosa – uma abordagem com jogo sobre o aprendizado de reta, semirreta e segmento de reta
Matemática e Vivências de Sala de AulaO trabalho tem o intuito de demostrar, com uma pesquisa com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, o quanto os jogos ajudam no aprendizado dos conteúdos matemáticos. Pretende ainda evidenciar, pelo questionário aplicado nas turmas após a apresentação do conteúdo de retas, que quanto mais trabalharmos jogos matemáticos, mais notória será a facilidade de aprendizado. Vários relatos dos estudantes afirmam que os jogos são uma forma prazerosa de estudar. Nos gráficos constam os dados da porcentagem dos alunos que acharam o conteúdo mais fácil após o jogo e dos que consideraram o assunto difícil antes do jogo.
Meu Editor: uma proposta de metodologia ativa para o ensino de escrita no ensino básico
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo apresenta, a partir de experiências em sala de aula, reflexões a respeito das metodologias ativas no ensino de escrita, dentro da educação básica, e também acerca da necessidade de adaptação metodológica do docente à realidade emocional dos discentes em questão, valorizando suas individualidades. O artigo se caracteriza como um estudo bibliográfico acompanhado de relato de experiência, de natureza qualitativa-descritiva, tendo como lócus aulas de redação de uma escola particular de Juiz de Fora e os sujeitos, alunos do 9º ano. O estudo possibilitou a criação de um questionário que pudesse identificar insatisfações dos alunos quanto a dinâmicas de grupo e executar as necessárias adaptações, para que os discentes se sentissem estimulados à prática e ao aprendizado da escrita em língua materna.
Voto feminino: uma conquista da inclusão da mulher no cenário político
Depois de um longo processo de exclusão, a mulher brasileira conseguiu o direito de votar e ser votada, apesar de ainda estar muito aquém dos homens em setores como o político, o religioso e o militar. Paralelamente à permissão de votar as mulheres concorrem, de maneira desigual, aos cargos políticos.
A importância do lúdico no ensino de Ciências: trabalhando as fontes de energia renováveis
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de AulaO uso do lúdico no ensino de Ciências não apenas torna o aprendizado mais interessante e motivador para os alunos como também promove uma compreensão mais profunda e duradoura dos conceitos científicos, ao mesmo tempo que desenvolve habilidades importantes para a vida, como colaboração, comunicação e pensamento crítico. O objetivo deste trabalho é averiguar a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizado do conteúdo de fontes de energia renováveis. A bibliografia orientou a aplicação de atividades e a montagem de estrutura em 3D sobre fontes de energia solar e eólica.
A gamificação como ferramenta nas práticas de Educação Ambiental hídrica
Ecologia e Meio Ambiente e GeografiaOs recursos hídricos apresentam caráter essencial para a sociedade, e a Educação Ambiental, por intermédio da gamificação, configura importante ferramenta para ampliar os diálogos e o envolvimento da sociedade frente a essa temática imprescindível. Este estudo visa socializar algumas propostas de atividades gamificadas desenvolvidas com estudantes do Ensino Médio de escola pública. O estudo demonstrou a relevância e o embasamento legal da Educação Ambiental com ênfase nos recursos hídricos, destacou a gamificação como proposta metodológica inovadora e exitosa, ao promover maior atratividade e interação.
Entre práticas e teorias: Subprojeto Letras/Português sob o olhar dos residentes do Programa de Residência Pedagógica da UFPI
Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalEste estudo tem como objetivo retratar como foi concebido, concretizado e desenvolvido o Subprojeto Letras/Português, do Programa de Residência Pedagógica da UFPI. Foi realizada análise documental dos relatórios de residentes de escolas-campo, de modo a conhecer suas avaliações e pontos de vista. Como pressupostos teóricos, utilizamos autores que postulam a importância da articulação entre práticas e teorias para a formação inicial de professores. Verificamos que a experiência foi bem-sucedida na aproximação da teoria à prática; a articulação foi favorecida por um trabalho conjunto e plural entre todos os atores que fazem o PRP da UFPI e pela receptividade positiva dos que atuam nas escolas-campo.
Estilos de aprendizagem: análise de uma turma do Ensino Fundamental de uma escola pública em Nilópolis/RJ
Vivências de Sala de Aula e Língua EstrangeiraO presente artigo trata da ligação existente entre o ensino e os estilos de aprendizagem, buscando compreender como eles se relacionam. Para tanto, apresenta-se a pesquisa de verificação e análise dos estilos de aprendizagem de alunos do 6º ano de uma escola pública na Baixada Fluminense. Os problemas que motivaram este trabalho referem-se à heterogeneidade intrínseca à sala de aula e ao fato de que o ensino frequentemente não contempla os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos. Os resultados mostraram que as dimensões mais equilibradas foram a visual/verbal e ativo/reflexivo.
Arte, cultura e divulgação científica nas aulas virtuais de Química e Biologia em tempos de pandemia
Ecologia e Meio Ambiente, Química e Educação a DistânciaEm tempos de isolamento social, a escola se abriu para o mundo e as tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC) passaram a fazer parte do novo contexto de ensino-aprendizagem, porque, apesar de a tecnologia impregnar de sentido nosso estar no mundo, a escola até então não estava apartada dessa impregnação (Silva; Monteiro; Acioly, 2020). Novas oportunidades e desafios se debruçaram sobre os professores. A escola se viu forçada a adotar novas formas de ações educativas e metodológicas, apropriando-se de ferramentas digitais, ressignificando o processo pedagógico.