Biblioteca
Filtrar os artigos
Gestão participativa e democrática em prol de uma educação de qualidade
Instituição EscolaA gestão democrática participativa visa fomentar a cidadania e melhorar a prática pedagógica. Contudo, nem todos os líderes estão capacitados para guiar e lidar com pessoas, gerenciando conflitos e buscando soluções de forma colaborativa. Essa experiência originou-se da narrativa dos pesquisadores, que compartilharam vivências em uma escola. Além disso, realizou-se análise documental dos relatórios de diagnóstico dos alunos das turmas de 2º ano, a fim de confrontar as informações com os resultados subsequentes e se utilizou pesquisa bibliográfica com autores que abordam o objeto de pesquisa.
O ensino de estudantes com síndrome de Down no contexto da pandemia da covid-19
Educação Especial e InclusivaEm diferentes contextos históricos existem minorias populares que lutam pelo reconhecimento de seus direitos como cidadãos. Nesses contextos, por mais que existam leis que garantam os direitos às pessoas com algum tipo de necessidade especial, inclusive no Brasil, na prática, elas ainda vivenciam nas escolas e no seu cotidiano obstáculos e situações que interferem diretamente em sua aprendizagem, mobilidade e socialização. Com o aparecimento da pandemia do covid-19, foram evidenciadas ainda mais as vulnerabilidades existentes na Educação Especial sob a perspectiva inclusiva.
Quando chegar o momento...
Lars Säfströmautor
Sudeste rumo à desertificação: Rio Paraíba do Sul
Ecologia e Meio AmbienteO processo de desertificação da bacia do Rio Paraíba do Sul decorre da exploração agropecuária da região e da ocupação do solo em grandes aglomerados urbanos com pouco saneamento.
Para além dos textos: “E pelos contos e encantos vou me construindo...” - Da Educação Socioemocional às neurociências na sala de aula infantil
Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaEste é um relato de experiência dirigida a crianças de dois a seis anos de idade durante o projeto E pelos Contos e Encantos Vou me Construindo, num espaço de desenvolvimento infantil público no município do Rio de Janeiro, em que uma atividade lúdica e prazerosa que, praticamente sem recursos materiais, possibilitou trabalhar funções executivas e habilidades socioemocionais e psicomotoras; além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e linguísticas, a atividade foi ótimo recurso na verificação de crianças que não estavam acompanhando a turma e o esperado para a faixa etária; destaca-se o alcance da adaptação para aulas online e adequação ao protocolo de segurança para o distanciamento nas aulas presenciais.
Ensino de História: novos contextos e novas práticas
Computação e Tecnologias, História, Formação de Professores e História da EducaçãoEste artigo explora os impactos do crescente uso da tecnologia na área da educação, mais especificamente em relação ao ensino de História, através de metodologias de ensino e aprendizado que têm utilizado novos recursos para dinamizar a experiência pedagógica. Para isso, foi feita uma observação das antigas práticas de ensino, um levantamento bibliográfico e uma análise do uso de tecnologias de informação e comunicação digital no espaço escolar. Essas análises nos fizeram observar que os desafios e os ganhos acerca do uso de novas tecnologias não se limitam ao ensino de História e que os benefícios são observados em outras licenciaturas.
Discovering and Improving: recurso didático digital de Inglês para alunos disléxicos
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresUm objeto de aprendizagem criado no mestrado profissional em Práticas na Educação Básica do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, reúne atividades de jogos e tarefas interativas para ajudar na aquisição do inglês como segunda língua, especialmente por alunos com dislexia.
Jogos didáticos digitais: recursos para estimular o ensino e a aprendizagem de Física
Física, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO tema ensino de Física vem sendo discutido, durante anos, em diferentes eventos, debates, palestras etc. entre os professores de Física. Inúmeros trabalhos mostram possíveis caminhos para melhorar o processo de ensino e aprendizagem de Física, mas nem sempre as condições são favoráveis para estes profissionais refletirem em possíveis mudanças; por exemplo, os recursos financeiros e o tempo. O ensino tradicional é um dos motivos que levam os alunos ao desinteresse pela disciplina Física. Sabendo dessa problemática e vivenciando um período em que os jogos estão cada vez mais fazendo parte do cotidiano das pessoas, este trabalho desenvolveu dois jogos didáticos virtuais, intitulados A Física na Memória e A Física nas Palavras como ferramenta de ensino para estimular os professores de Física a refletirem sobre os seus trabalhos e a explorarem a tecnologia, especificamente o computador e o software PowerPoint, os conhecimentos dos conteúdos de Física e, por fim, a criatividade para melhorar o ensino de Física na sala de aula.
Literatura periférica e produção textual no Ensino Médio: uma experiência no Pibid Letras da IFPA
Formação de Professores e Língua Portuguesa e LiteraturaEste trabalho tem por finalidade apresentar ações desenvolvidas no projeto Literatura Periférica e Produção Textual no Ensino Médio: uma experiência no Pibid Letras, que faz parte do projeto Pibid Letras do IFPA – Câmpus Belém. Relatamos as ações desenvolvidas em uma turma de 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deodoro de Mendonça, localizada em um bairro central da cidade de Belém/PA. Em vista disso, conceituamos características da literatura periférica e solicitamos dos alunos uma produção de contos originais voltados a temas dessa literatura como avaliação final da disciplina.
O uso de tecnologias assistivas na promoção do desenvolvimento cognitivo de alunos com TEA no ambiente escolar: relato de experiência
História, Educação Especial e Inclusiva e Educação InfantilA proposta do estudo foi analisar se houve aprendizagem por meio do uso do recurso de tecnologias assistivas (TA) nos conteúdos de História. Os participantes da pesquisa foram três alunos portadores de TEA, de uma turma do 6º ano da Escola MEB Embaixador Renato de Mendonça, em 2023, na cidade de Pilar, Alagoas. Com base num estudo de caso e numa abordagem qualitativa, aplicamos o referido recurso e observamos se houve compreensão e consequentemente aprendizado dos conteúdos da disciplina pelos alunos.