Biblioteca
Filtrar os artigos
Da rua para a universidade e da universidade para a rua
Educação FísicaWiliam Prudêncio viveu na rua, morou em abrigos, graduou-se em Economia e Relações Internacionais e dá aulas de Capoeira Angola para a população em situação de rua, aproveitando essa oportunidade para falar de temas como negritude, racismo, homofobia.
Abordagem educacional sobre hipertensão arterial e obesidade em estudantes de uma escola pública de Coronel Fabriciano/MG
SaúdeO desenvolvimento precoce da hipertensão arterial sistêmica e da obesidade tem aumentado sistematicamente. Uma série de fatores pode contribuir e requer metodologias para abordar o tema. Nesse ínterim, o presente estudo desenvolveu uma sequência didática com foco em Educação em Saúde. Adicionalmente, foi elaborado um jogo de tabuleiro para a discussão de Biologia e saúde. Participaram 121 estudantes entre 15 e 19 anos, que responderam a um questionário. Os resultados da pesquisa indicaram o desenvolvimento de sobrepeso, obesidade e hipertensão. Os alunos mostraram-se entusiasmados com a sequência didática.
A presença do negro no pensamento social brasileiro
Este artigo baseia-se em uma discussão bibliográfica sobre como a presença do negro na sociedade brasileira foi avaliada no pensamento social brasileiro. Tal literatura, de caráter histórico e socioantropológico, constitui objeto cujo foco principal é analisar linhas específicas do pensamento social brasileiro a respeito do negro na América portuguesa, não objetivando, entretanto, realizar uma história das ideias. O conhecimento da teoria social do início do século XX interessará apenas como um meio para captar o seu reflexo na realidade social e na nossa maneira de pensar e agir politicamente no Brasil de hoje, analisando de que forma a presença do negro na sociedade brasileira foi avaliada no pensamento social brasileiro e como a questão da passividade/ resistência foi abordada pelos autores selecionados.
A política de ações afirmativas no IFMG: as possibilidades para a equidade racial na Educação Profissional e Tecnológica
Política EducacionalEste artigo estuda o conjunto de ações afirmativas instituídas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e disserta sobre as ações implementadas na instituição como forma de reparação da desigualdade racial, que é sabidamente uma característica presente na sociedade brasileira. O tipo de pesquisa adotada para compreender como se constituiu a política de ações afirmativas do IFMG foi de natureza aplicada e propõe uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizadas como metodologia a pesquisa documental e a realização de entrevistas semiestruturadas com servidores do IFMG.
Aprendizagem, pobreza e Educação Infantil no Brasil: reflexões necessárias à prática docente inicial
Educação InfantilA natureza humana é fruto de uma integração e organização espontânea do espaço em que se vive, num equilíbrio estável, o qual não pode desestabilizar, e o tempo vivido juntos rege a conduta de seus componentes. Este estudo justifica-se por ter como meta trabalhar com Educação Infantil no futuro e ter a necessidade de aprofundar o conhecimento em relação à mesma, com vista a promover a discussão no ambiente educacional como obtenção de informações que contribuam para uma educação mais eficaz e prazerosa.
A experiência de aplicação do jogo Onde Sou? no desenvolvimento da alfabetização cartográfica inclusiva
Geografia, Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalO presente artigo apresenta o relato de experiência da aplicação do jogo Onde Sou?, desenvolvido segundo os princípios do Design Universal para Aprendizagem. O objetivo da atividade era desenvolver a alfabetização cartográfica inclusiva. O público-alvo deste estudo é de alunos de uma turma regular do 7º ano do Ensino Fundamental; alguns têm distorção idade-série e outros, dificuldades de aprendizagem. Os resultados constataram que o uso do jogo estimulou a alfabetização cartográfica de forma inclusiva, oportunizando a participação de todos os alunos durante o processo de aprendizagem.
Milton Santos (03/05/26 - 24/06/01)
No dia 3 de maio de 1926 nascia, no interior da Bahia, o geógrafo Milton Santos, um dos mais importantes representantes do pensamento livre e original da academia brasileira. Foi conhecido primeiro no exterior, onde viveu e se tornou célebre, para só então ser reconhecido no Brasil, quando recebeu o Prêmio Vautrin Lud, em 1994, equivalente ao Nobel na Geografia.
Sequência didática sobre biomas brasileiros na perspectiva da aprendizagem significativa
Ecologia e Meio AmbienteA informatização do conhecimento é parte do processo de ensino-aprendizagem da atual geração, novidade para a geração anterior, que a utiliza para fins pessoais, mas ainda tem receio de aplicá-la na prática docente, e abstrato para os professores que estão no magistério há anos. Esse fato foi observado em 2020, com as significativas mudanças na relação entre professores e alunos intermediada por plataformas remotas de ensino, devido à pandemia da covid-19. Este artigo aborda a aplicação de uma sequência didática sobre os biomas brasileiros na perspectiva da aprendizagem significativa.
Aspectos históricos da educação e do ensino de Ciências no Brasil: do século XVI ao século XX
HistóriaA história do ensino de Ciências no Brasil sofre as consequências das mudanças políticas no país, ainda na época da Colônia, a começar pela educação dada pelos jesuítas logo após a chegada dos portugueses e até os dias atuais, com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as diretrizes curriculares.
Racismo Ambiental no ensino de Química: produção de recursos didáticos acessíveis para alunos com deficiência visual
Química e Educação Especial e InclusivaEste trabalho aborda a construção de um recurso didático acessível para pessoas com deficiência visual, centrado na temática do Racismo Ambiental, destacando a importância de discutir questões socioambientais relevantes. O material grafotátil foi avaliado por dois revisores cegos e por um aluno da Educação Básica do Instituto Benjamin Constant. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se a entrevista semiestruturada e a observação não participante. O tratamento dos dados foi realizado com o auxílio do software Iramuteq, resultando na formação de diferentes categorias e subcategorias.