Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
O professor de Libras em atuação no atendimento educacional especializado em Uberlândia/MG
Educação Especial e Inclusiva

O artigo discute a experiência de uma professora de Libras em Uberlândia/MG, no contexto do atendimento educacional especializado (AEE). São descritas as estratégias pedagógicas utilizadas com um aluno surdo fluente em língua de sinais e embasadas em conceitos como identidade e cultura surda, além do ensino de Libras, da Pedagogia Visual, das diretrizes municipais e da BNCC. Métodos qualitativos, como a observação participante e entrevistas, foram empregados. Os resultados revelaram um impacto positivo do trabalho centrado na identidade e na cultura surda, evidenciando maior interesse e motivação do aluno, assim como melhorias em seu entendimento das temáticas.

Livro Informativo na escola: um diálogo entre o ensino de ciências, as artes e a literatura infantil
Ecologia e Meio Ambiente e Língua Portuguesa e Literatura

O projeto gráfico de um livro, unindo design a ilustração e escrita, transforma esse objeto em uma verdadeira galeria de arte. Ao trazermos essas produções para as salas de aula, em diálogo com o ensino da Ciência, é possível aproximar os estudantes do tema, despertando-os para novas pesquisas. O presente artigo pretende apresentar o livro informativo como uma possibilidade para o ensino da Ciência, no intuito de trazer de forma lúdica, dinâmica e dialógica os conteúdos para a sala de aula.

Discutir o ensino de graduação com um  olhar inovador

Uma estrutura muito homogênea. Quando criados, nos anos 1960, nas diversas instituições públicas de ensino superior, os institutos de ciências biomédicas, ou de biomedicina, se estruturaram a partir de um modelo importado da França,  proposto por Claude Bernard em Introdução à Medicina Experimental. Esse modelo determina que os cursos das ciências biológicas devem, necessariamente, ser divididos em quatro setores: Anatomia ou Morfologia, Fisiologia, Farmacologia Terapêutica e Patologia.

Diário de leitura gamificado: literatura, escrita e desafios
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O incentivo à leitura e à escrita sempre foi um grande desafio para a escola. De um lado, os professores, com suas queixas sobre a baixa proficiência e o estreito repertório cultural dos discentes; do outro, alunos que enfatizam que a escola não entende seus anseios. Por isso, as leituras sugeridas e as formas de fazê-las distanciam-se da sua realidade social. Este relato trata de um exemplo de gamificação da experiência de leitura/escrita em turmas do Ensino Médio do Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento, em Banzaê/BA. Seu objetivo é apontar um caminho metodológico que esteja em sintonia com as aspirações dos discentes.

Adequação curricular e ensino estruturado: trabalho colaborativo entre professores para o desenvolvimento do estudante com TEA
Educação Especial e Inclusiva

Este estudo é resultado da dissertação de mestrado que aborda adequação curricular utilizando elementos do ensino estruturado fundamentado nos princípios do programa TEACCH. A pesquisa partiu de uma questão norteadora: é possível fazer adequações curriculares utilizando os princípios desse programa? Com o questionamento apresentado, delimitou-se como objetivos elaborar uma proposta de adequação curricular com base nos princípios do ensino estruturado na perspectiva do programa para um estudante com TEA, matriculado no terceiro ano do Ensino Fundamental na rede pública de ensino; observar como o professor da sala comum organiza as atividades para o estudante com TEA; verificar se o ensino estruturado abordado no programa pode ser ajustado ao currículo escolar; atuar numa proposta de trabalho colaborativo entre professor do AEE e a professora da sala comum; aumentar a participação do estudante com TEA nas atividades propostas em sala de aula e contribuir com a socialização no grupo. A pesquisa foi desenvolvida com base em uma metodologia comunicativa crítica, provida do diálogo para compreender, interpretar e transformar a realidade vivida pelos próprios participantes da pesquisa. Utilizamos dois instrumentos para coleta de dados: roteiro de entrevista e roteiro de observação. A pesquisa foi desenvolvida na rede pública do Estado de São Paulo tendo como sujeitos um estudante com TEA, a professora da sala comum, a professora do AEE e a mãe do estudante. Os resultados mostraram que é possível adequar conteúdo do currículo escolar utilizando elementos do ensino estruturado sob os princípios do programa TEACCH, que, apoiado no trabalho colaborativo entre professores, contribui com ensino-aprendizagem, favorecendo também a comunicação e a interação do estudante no ambiente escolar.

Bingo: uma proposta para o ensino de função de 1º grau
Matemática

O presente relato de experiência visa abordar a aplicação de um bingo envolvendo o conteúdo de função de 1° grau. Essa aplicação foi realizada pelos bolsistas do Pibid e voltada para os alunos de uma turma da 1ª série do Ensino Médio do Centro Estadual Interescolar Áttila de Almeida Miranda, de Cachoeiro de Itapemirim/ES. O objetivo foi auxiliar na compreensão do conteúdo apresentado e incentivar a interação dos alunos por meio do compartilhamento dos conhecimentos da dupla a respeito do tema. Desse modo, no decorrer da tarefa observou-se o interesse dos estudantes, que buscavam alternativas para resolver as questões propostas e demonstravam grande entusiasmo quando marcavam suas respostas na cartela, visto que cada dupla visava concluir o bingo antes das outras.

A contribuição da Educação Científica para a promoção da Educação em Saúde
Saúde, Biologia e Biociências, Formação de Professores e Instituição Escola

A Educação Científica e a Educação em Saúde são conceituadas como aplicações de distintos saberes relacionados ao desenvolvimento do ser humano. Dessa maneira, a escola é a fonte essencial para o conhecimento comum e para a integração com a comunidade. Por essa razão, é necessário que o educador seja um facilitador do conhecimento, pois deve fazer com que os discentes se apropriem do conhecimento cientifico. Nessa perspectiva, o presente trabalho ressalta a contribuição da Educação Científica para a promoção da Educação em Saúde. Para a realização deste trabalho foi realizado um estudo bibliográfico em artigos científicos de 1990 a 2016 encontrados nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico e em alguns capítulos de livros.

Pedagogia e Educação Física: concepções e perspectivas sobre os processos de regulação e atuação do pedagogo
Formação de Professores e Política Educacional

Esta pesquisa possui como objetivo constituir reflexões teórico-metodológicas sobre os instrumentos jurídicos de regulação da atuação do pedagogo no componente curricular Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, identificando seu contexto histórico, conceitual e documental. O resultado da pesquisa aponta se esse componente curricular deve ou não ser trabalhado nos anos iniciais do Ensino Fundamental pelo pedagogo, em consonância com os objetivos da BNCC, identificando sua aptidão e se as metodologias são favorecidas de maneira a desenvolver a capacidade de autonomia de cada indivíduo.

Núcleo de Apoio Multidisciplinar e Educação Inclusiva: um estudo sobre a construção de uma política pública em Betim/MG
Educação Especial e Inclusiva

A Educação Inclusiva é um desafio para o sistema educacional. São muitos os aspectos que perpassam essa temática, trazendo questionamentos à luz da real efetivação da inclusão de alunos pertencentes ao universo público da Educação Inclusiva. O presente artigo traz à tona uma discussão a respeito do Núcleo de Apoio Multidisciplinar (NAM) do Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Rafael Veneroso (Craei-RV), do município de Betim/MG, como contribuição para a construção de políticas públicas voltadas para uma educação efetivamente inclusiva.

Abordagens sobre a vegetação do bioma Caatinga em sala de aula utilizando jogos didáticos para uma aprendizagem significativa
Vivências de Sala de Aula

O estudo teve como objetivo verificar a eficácia de jogos didáticos na compreensão dos aspectos da vegetação da Caatinga, bioma exclusivo do Brasil. A pesquisa foi realizada com alunos do 7º ano de uma escola pública em Aurora/CE, por meio de um questionário para avaliar o conhecimento prévio, seguido de uma exposição dialogada e um jogo didático. Após a intervenção, os alunos responderam a um pós-teste. Os resultados indicam que, inicialmente, os discentes tinham conhecimento limitado sobre o bioma, mas, após o jogo, houve consolidação significativa da aprendizagem, destacando a relevância do uso de jogos no ensino.