Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Do Facebook para a sala de aula: utilização do texto "Em toda propaganda está escrita a mesma coisa", de Henrique Cunha Júnior
Vivências de Sala de Aula

Este trabalho relata uma experiência em sala de aula usando como estratégia um texto extraído do Facebook, uma vez que os alunos tendem a gostar de navegar nas redes sociais e, por conta desse interesse, o professor pode usar esse recurso como ferramenta motivadora para a construção do conhecimento dos alunos. A aula foi realizada em uma escola pública estadual do interior do Estado do Rio de Janeiro. O texto escolhido, intitulado ‘Em toda propaganda está escrita a mesma coisa’, de autoria do professor Henrique Cunha Júnior e publicado na sua página pessoal, aborda a temática da propaganda, relacionando-a ao consumismo e apontando que ela induz o público jovem, mas não só os jovens, a fazer compras e adquirir bens desnecessários.

A avaliação da aprendizagem em Ciências da Natureza no ensino remoto: a percepção dos professores do 4º ano do Ensino Fundamental
Avaliação

Diante do objetivo de analisar como os professores do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Boa Vista/RR estão avaliando a aprendizagem dos alunos em Ciências da Natureza durante o ensino remoto, este estudo se desenvolveu com pesquisa de campo e bibliográfica cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado no Google Forms, direcionado a professores de três turmas do 4º ano do Ensino Fundamental do turno matutino. A revisão de literatura permitiu contextualizar a avaliação no ensino de Ciências da Natureza, enquanto a análise dos dados propiciou identificar as estratégias avaliativas adotadas pelos professores.

Uso do futebol como mediador no estudo do movimento
Física

O estudo de conceitos físicos contextualizados em situações corriqueiras pode promover maior aprendizado. Propõe-se neste trabalho o uso de lances de futebol como mediadores na aplicação dos conceitos de movimento retilíneo uniforme e movimento uniformemente variado, a fim de que os estudantes percebam a Física presente numa partida de futebol e cheguem à compreensão desses movimentos, sabendo definir as funções horárias e plotar os gráficos representativos do movimento retilíneo uniforme e do movimento acelerado. Esta proposta foi aplicada em sala de aula como parte das atividades do Projeto de Residência Pedagógica, mostrando resultados satisfatórios.

O papel do professor como agente transformador da educação em meio à pandemia da covid-19
Saúde e Educação a Distância

O presente artigo se desenvolveu através de pesquisas em que foram consultadas referências bibliográficas, a partir da abordagem qualitativa, na área da Educação objetivando o crescimento do conhecimento sobre o papel do professor na época de pandemia da covid-19, analisando a responsabilidade do educador da atualidade ao criar estratégias para estabelecer o equilíbrio entre a inovação e o tradicional na contemporaneidade. Verifica-se que as transformações determinadas pelo contexto sócio-histórico convidam a uma revisão e atualização de vários princípios, abordagens e modelos, inclusive pedagógicos.

Pluralidade cultural na sala de aula: da formação do Brasil à valorização das múltiplas culturas no contexto educacional
Direito, Sociologia e História da Educação

O multiculturalismo no Brasil começou a se configurar no período pós-colonização, ainda no século XV, devido à gama de etnias com suas representações culturais que foram se miscigenando gradativamente ao longo dos séculos. Marcadamente tivemos forte presença de portugueses, holandeses e franceses nesse processo, junto às etnias indígenas e durante as invasões e alianças, deixando suas representações e raízes culturais incorporadas.

Não, não posso parar; se paro eu penso; se penso eu choro!

De tudo ficam três coisas: A certeza de estarmos sempre começando A certeza de que é preciso continuar E a certeza de que podemos ser Interrompidos antes de terminarmos. Portanto: Fazer da interrupção um caminho novo, Da queda um passo de dança, Do medo uma escada, Do sonho uma ponte, Da procura um encontro

História dos cuidados da saúde no ensino a partir da Educação Científica Baseada em Investigação
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Abordar questões de saúde na escola é de extrema importância, para possibilitar aos estudantes o entendimento da saúde na perspectiva que contempla questões sociais, culturais, emocionais e ambientais. Em vista disso, apresentamos uma proposta didática para trabalhar com a história do conceito de saúde e de cuidado em saúde. A atividade foi inspirada na metodologia da Educação Científica Baseada em Investigação (IBSE), que tem como objetivo incentivar o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem a partir de: envolvimento, exploração, explicação, partilha, ampliação e avaliação.

Intervenções e contribuições psicopedagógicas nas escolas indígenas
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais Específicas

O presente trabalho tem como objetivo destacar as intervenções e contribuições psicopedagógicas nas escolas indígenas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica na qual buscam-se informações em revistas, periódicos e artigos científicos que possam subsidiar nas informações necessárias sobre o assunto abordado. Sabe-se da importância que a Psicopedagogia representa e demonstra nas escolas e entre as famílias que necessitam desse acompanhamento. No entanto, muitas dificuldades jurídicas são encontradas para que pouco se desenvolva a inserção desses profissionais de Psicopedagogia em instituições públicas.

Um estudo sobre o uso pedagógico das tecnologias em cursos de licenciatura em Matemática

É perceptível a grande dificuldade dos professores de Matemática em lidar com o uso das tecnologias na Educação Básica. Investigar em que condições os cursos de formação inicial contemplam atividades, tanto do domínio técnico das tecnologias ou softwares e suas potencialidades quanto o modo como essas ferramentas podem ser usadas em sala de aula são questões pertinentes de pesquisa. O objetivo deste trabalho é investigar instituições de ensino superior que possuem cursos de licenciatura em Matemática sobre o oferecimento de recursos tecnológicos, as oportunidades de inclusão digital e a preparação dos futuros professores de Matemática para utilizarem as tecnologias da informação e comunicação (TICs) como recurso pedagógico.