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Textos multimodais em espanhol e os REA na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio
Língua Estrangeira e Outras Mais EspecíficasA proposta tem como foco a produção de microrrelatos em espanhol realizados por estudantes da EJA do Ensino Médio. A atividade tem como base a Pedagogia dos Multiletramentos, tendo em vista os dois “multis”: a diversidade social (múltiplas culturas) e a multimodalidade, evidenciados pelo advento das tecnologias digitais para uma aprendizagem ativa, significativa e colaborativa. A produção textual foi realizada numa plataforma que permite a produção colaborativa e multimodal na criação de um mural digital. O mural digital é um Recurso Educacional Aberto (REA) e está licenciado com uma licença aberta da Creative Commons CC BY – SA para acesso de forma livre.
Como o ensino de Ciências pode ser um aliado da educação antirracista - um guia para educadores a partir do episódio "Para onde foi minha poça?", do desenho "Bino e Fino"
Cinema, Teatro e TVEste guia foi concebido como uma estratégia de ensino do conteúdo ciclo da água, aplicado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Paulo Freire registra que a educação deve ser contextualizada social, histórica e politicamente, levando em consideração a trajetória dos educandos. Entendemos que a concepção de educação voltada para a autonomia do educando deve ser aplicada independentemente do componente curricular. O ensino de Ciências, assim como de outras disciplinas, pode contribuir para desenvolver o pensamento crítico, enfrentando problemas estruturais da sociedade, como o racismo.
A formação inicial e continuada de professores para a EJA no Brasil: uma revisão de literatura
Formação de ProfessoresEste artigo tem por objetivo reunir discussões sobre o andamento da formação específica de professores para a EJA, no âmbito das universidades e em demais contextos formativos. Trata-se, de uma pesquisa bibliográfica construída através de artigos científicos sobre o tema, publicados nos bancos de dados da Capes e do Google Acadêmico de 2010 a 2020. Os resultados apontam que, embora assegurada pela LDBEN nº 9.394/96 e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (Parecer CNE/CEB n° 11/00), a formação inicial e continuada de professores para a EJA ainda é negligenciada.
Reflexões sobre o ensino de ética
Neste trabalho exploramos alguns aspectos filosóficos da linguagem da moral úteis para a educação moral. A conexão entre prescritividade e universabilidade mostra que a educação moral genuína combinará ensino de princípios e decisões livre do educando. Alguns esclarecimentos serão apresentados acerca do significado do dever (sentenças com a forma deve-se).
O ciúme e a chapa fotográfica: como não acreditar nisso?
O ciúme, seja para o ciumento, seja para o observador externo da relação ciumenta, expressa-se através de um discurso que se estrutura segundo regras que buscam convencer o ciumento de que ele está sendo traído, embora seu desejo seja de negar . Na literatura, como é o caso de Dom Casmurro, o ciúme se constitui como dúvida, em traduções confusas de metáforas ou mesmo numa prova quase fotográfica. Sob esse ponto de vista, a narrativa de Machado de Assis desenvolve-se em duas camadas, ambas estruturadas segundo uma estratégia de convencimento baseada no double bind (um duplo vínculo).
Como educar seres livres?
Filosofia, História da Educação e Política CulturalEste texto fala dos procedimentos educacionais numa sociedade. A eficácia pedagógica é essencial para capacitar a sociedade diante dos desafios. Com a crescente valorização da liberdade individual, os requisitos educacionais perderam relevância. Reconhecer a liberdade dos indivíduos é fundamental, tornando a educação uma prática condicionada por isso. Essa abordagem é significativa dentro de uma configuração cultural democrática, na qual a educação precisa se adaptar a novas funções para garantir a liberdade. Não é apenas transmitir funções sociais ou mediar diferentes esferas, mas enfrentar os desafios relacionados à promoção da liberdade.
Mídia: uma perspectiva em relação à Educação Infantil
Educação InfantilA mídia global pode ser usada em grande escala no mundo; é um meio que proporciona a transmissão de desenhos, jogos, novelas, jornais, ou seja, infinidades de programas e informações de quase todos os gêneros. Dessa forma, a mídia influencia o desenvolvimento cognitivo de cada indivíduo, principalmente o das crianças que, enquanto pequenas, estão formando o seu próprio eu. Esta pesquisa tem como finalidade fazer uma análise do impacto que a mídia pode causar na Educação Infantil.
Dos videogames à sala de aula: uma sequência de ensino para a Educação Patrimonial
História e Vivências de Sala de AulaEste trabalho relata uma experiência de ensino realizada no 7º ano do Ensino Fundamental nas disciplinas de História e Educação Patrimonial. Essa experiência demonstrou a necessidade da valorização e preservação da identidade regional. Os alunos reproduziram digitalmente o conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Natividade/TO, uma cidade do tempo do Brasil Colonial.
Verdade ou mentira? O papel do conhecimento científico em um contexto interdisciplinar
Vivências de Sala de AulaO presente relato de experiência apresenta trabalho junto a educandos do 8° ano de uma escola pública de Minas Gerais para tratar dos conhecimentos básicos para o reconhecimento de informações divulgadas nos meios midiáticos. A atividade interdisciplinar foi desenvolvida em quatro aulas, envolvendo conteúdos de Língua Portuguesa e Ciências com foco na pandemia da covid-19. Os resultados contribuíram para o desenvolvimento de habilidades de cultura digital e promoveram uma reflexão acerca das causas e consequências na propagação de fake news.
Mercantilização da Educação e a Educação a Distância
Filosofia e Educação a DistânciaAs análises do autor francês Michel Foucault, ao longo de seus diversos cursos, trazem profunda observação sobre o direcionamento que a mentalidade social desenvolveu, considerando a formação do discurso em conjuntura com a estruturação do Estado e a governamentalidade. O fortalecimento do Estado passou, com o liberalismo, a abrir portas para a concorrência mercadológica como a conhecemos hoje, atraindo a visão do empreendedorismo e a Teoria do Capital Humano. O sistema de Educação a Distância representa um dos formatos que surgiram com o aprimoramento do discurso na Educação. Anteriormente, uma ideia que não seria concebida como viável ou eficaz tem crescido exponencialmente e atraído a atenção de muitas pessoas que desejam graduar-se. A mercantilização da Educação, portanto, foi resultado de uma mentalidade que visa o poder acima de tudo. O discurso de inclusão, as leis de direito à Educação, a abertura de novas escolas surgem conforme o poder concedido pelo Estado de onde a EaD se consolida como modalidade de ensino.