Biblioteca
Filtrar os artigos
História do ensino de Ciências na Educação Básica no Brasil (do Império até os dias atuais)
História da Educação e Política EducacionalA educação é reformulada de acordo com os interesses sociais, de acordo com o contexto político, histórico e cultural. Dentro dessa perspectiva, o ensino de Ciências foi incluído no currículo escolar e modificado conforme eram percebidas as necessidades de formação da população.
A arte e sua relação com o espaço público
O texto a seguir reúne trechos da palestra que Agnaldo Farias proferiu na abertura do V Encontro Técnico dos Pólos da Rede Arte na Escola, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), em 28 de abril de 1997. Logo na introdução, ele enfatizou que, antes de ser crítico de arte, é professor. "Na verdade, meu trabalho como crítico e curador é um desdobramento da minha atividade como professor", sublinhou, relatando um pouco da experiência de quem já lecionou Filosofia no ensino médio e vem participando ativamente do dia-a-dia do curso de Arquitetura da USP/São Carlos, desde sua criação, em 1985.
Democracia representativa ou democracia direta
Feliz ou infelizmente, quando fazemos opções, temos que decidir por um dos lados, uma das metas, quais ideais, quais profissões etc. E quando se diz respeito às eleições - eleger os representantes que farão de nossos desejos leis concretas - não há como voltar atrás e reverter o já posto, o já eleito - com raras exceções como foi o caso do presidente Fernando Collor de Mello. Então o que fazer e qual o melhor caminho a ser seguido? Qual a melhor representação que podemos escolher?
O tempo e as contramarchas do tempo
Olhando pela janela, Ana viu o tempo. Chovia. Fazia um friozinho morno dentro da sala. A sua condição atual não permitia que ela saísse. Também, com um tempo daqueles!
Cortázar e o texto político
Como autoexilado em Paris e observador da sociedade argentina em particular e da latino-americana em geral, Julio Cortázar desenvolveu um meio próprio de escrever politicamente. Desde a primeira publicação de seus contos, no livro Bestiário (1951), ele já demonstrava sofrer influência da literatura fantástica e extravasar pela escrita sua visão particular do mundo, ao mesmo tempo que declarava suas posições socialistas. Sem fazer política panfletária, pelo menos em textos ficcionais, o argentino nascido em Bruxelas conseguia denunciar ao resto do mundo as desigualdades e atrocidades acontecidas na América Latina, mas também anunciava as esperanças revolucionárias que surgiam.
Um estudo sobre a atuação do Pronatec na cidade de Bragança/PA
Política EducacionalEste artigo procura discutir e apresentar a atuação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em suas diversas modalidades, evidenciando suas ações nas instituições públicas e do sistema S (Senac, Senai, Senar, Senat). Procura-se ainda, elucidar os principais desafios do programa no país, especialmente na cidade de Bragança/PA, mostrando os cursos ofertados e os órgãos públicos que disponibilizam a capacitação. Dessa forma, percebe-se que, apesar das múltiplas dificuldades, o programa tem se mostrado eficaz, contribuindo para a formação de milhares de jovens brasileiros.
Conceitos matemáticos no Ensino Fundamental I: o uso do livro infantil e de jogos como metodologia
Matemática, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaEste relato de experiência foi realizado em uma escola municipal do Rio de Janeiro onde havia demandas de letramento matemático. Assim, foi proposta aos alunos dos anos iniciais uma sequência didática que integrasse os conceitos matemáticos de forma ativa e lúdica. O livro A Cesta de Dona Maricota foi utilizado como fio condutor para atividades envolvendo contagem de números naturais, cálculo de pesos e medidas e criação de uma trilha numérica. A sequência didática permitiu aos alunos vivenciar os conceitos trabalhados, que se tornaram sistematizados, possibilitando alcançar os objetivos pedagógicos e fomentar novas hipóteses de ensino.
Literatura como suporte metodológico na estimulação do diálogo inclusivo
Educação Especial e Inclusiva e Língua Portuguesa e LiteraturaO presente artigo apresenta um relato de experiência cujo objetivo foi compreender a Literatura Brasileira como um componente curricular que pode ser explorado por meio de diálogos compartilhados, visando à formação inclusiva no ambiente escolar. As atividades desenvolvidas descrevem uma intervenção pedagógica que empregou a abordagem qualitativa como metodologia, buscando analisar as questões específicas dos estudantes com deficiência em uma turma regular, além de investigar conceitos e estratégias adequadas para trabalhar com um público-alvo tão heterogêneo.
Uma proposta de atividade de resolução de problema para a Educação no Campo
MatemáticaNo ano de 2006, a Secretaria do Estado da Educação do Paraná divulgou as Diretrizes Curriculares da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná voltada à Educação do Campo, onde está incluída a história e a importância de um ensino direcionado para os estudantes da zona rural. A partir disso, no ano de 2012, as escolas da zona rural passaram a ser denominadas Escolas do Campo ou Colégios do Campo, com seus professores adotando uma prática voltada para a realidade desses alunos.
Discutindo a questão da Educação Inclusiva
No mundo globalizado em que vivemos, do qual sofremos todas as consequências, a informação bombardeia mais e mais o cidadão comum e torna o conhecimento o patrimônio mais importante do indivíduo hoje.