Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
A importância do diálogo, numa perspectiva freiriana, na retomada da presencialidade depois do período remoto da covid-19
Física e Vivências de Sala de Aula

Este artigo reflete sobre o papel do diálogo na relação pedagógica como ferramenta para uma possível autonomia do aluno/indivíduo num contexto pós-pandemia. Foi traçada uma trajetória simples, abordando o método da Pedagogia da Autonomia de Freire; depois foi explanada a realidade da sala de aula com o retorno ao presencial depois de quase dois anos de ensino remoto, o distanciamento existente na relação aluno-professor, bem como a função do diálogo de romper essa fronteira. Também foi exposto o fato de que o ambiente escolar é formado por pessoas com diferentes realidades e culturas, e o educador deve trabalhar essas diferenças.

Residência Pedagógica: uma experiência que deu certo
Matemática, Educação a Distância e Formação de Professores

Este trabalho é um relato do período de regência escolar no Programa da Residência Pedagógica desenvolvido no Ensino Fundamental II no município de Ibipeba/BA. A pesquisa buscou compreender quais elementos motivam o processo de aprendizagem de estudantes dos anos finais do Fundamental acerca do conteúdo múltiplos e divisores de números inteiros. O objetivo era analisar qual procedimento metodológico foi utilizado em sala de aula para melhor compreensão dos conteúdos, a fim de identificar a melhor motivação para entendimento e analisar maneiras que ajudem os alunos a alcançar melhores resultados.

Matemática e Música no Ensino Médio: duas linguagens e uma sinfonia
Matemática, Educação a Distância, Formação de Professores e Música

O estudo objetivou analisar a possibilidade de conciliação entre Música e Matemática no processo de ensino, utilizando a potencialidade das duas linguagens em prol do pensamento musical, matemático e físico do aluno. Dentre os procedimentos, elaboraram-se videoaulas no intuito de ampliar o conhecimento sobre a relação entre Teoria Musical, Matemática e a Física na produção de sons: validou-se a proposta apresentada nas videoaulas com professores de Matemática e Arte que atuam no Ensino Médio e avaliaram-se, com base na perspectiva dos professores, os impactos das videoaulas para ampliação do conhecimento nos conteúdos acadêmicos.

Breve história das mulheres e relação de gênero
História e Política Cultural

Este trabalho analisa, reflete, discute a história das mulheres como um campo definível na historiografia, além de buscar compreender o conceito de gênero, temática que está ainda sendo construída nos dias atuais. A problemática principal deste artigo é buscar compreender a relação da história das mulheres com a política. Afinal, é indiscutível que a história das mulheres está totalmente vinculada a uma questão de política.

Reflexões sobre a construção de materiais didáticos adaptados para aulas de Matemática de estudantes com deficiência visual
Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Apresentamos reflexões de professoras que atuam no ensino de estudantes com deficiência visual na sala de aula regular e na sala de recursos multifuncionais. Objetiva-se discorrer a respeito dos procedimentos metodológicos adotados pelas profissionais em seu cotidiano, evidenciando-se as possibilidades e os desafios na produção dos materiais didáticos adaptados e como essas ferramentas podem potencializar o ensino da Matemática. Verifica-se que os materiais adaptados surgem como recursos didáticos promissores, pois possibilitam transportar a abstração de conceitos matemáticos.

Guia do educador para o filme "Rio"
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho propõe um guia didático para trabalhar o filme Rio com alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, especialmente do 1º ano. Rio é uma animação que conta a história de Blu, uma arara azul domesticada que está em extinção. Ao chegar à cidade do Rio de Janeiro, Blu conhece Jade, a última fêmea de sua espécie. Juntos, vivem uma aventura para se livrar dos contrabandistas de animais silvestres. O guia do educador para esse filme propõe trabalhar de forma didática a fauna brasileira, abordando principalmente os temas “animais em extinção” e o “contrabando de animais”.

Escola sem Partido: há interferência na autonomia do professor?
Formação de Professores e Política Educacional

O projeto de lei da Escola sem Partido propõe “neutralidade política e ideológica” do professor. Entretanto, ao colocar o estudante como elo mais fraco do processo de ensino e aprendizagem e sugerir o impedimento de análises da realidade do aluno, da escola e da sociedade, o projeto fere a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Educação étnico-racial: análise dos livros didáticos adotados pelo Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, de Mossoró/RN
História

Esta pesquisa analisa como a temática das relações étnico-raciais é abordada nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, especificamente nos livros de História, em cumprimento da Lei nº 10.639/03. O trabalho está fundamentado nas obras de Souza e Júnior, Souza e Cipriano, Oliveira e Silva, e Eugênio, Santos e Souzas. Embora a análise do corpus revele uma abordagem tangencial da temática prevista pela lei, ressalta-se sua importância para que as editoras a tratem com mais efetividade, permitindo melhorias ou sugestões nos materiais didático-pedagógicos.

África e Brasil: um diálogo em língua portuguesa e literatura
Língua Portuguesa e Literatura

Com a implantação da Lei nº 10.639/03, o estudo da cultura e da história africana e indígena vem se desenvolvendo no Brasil; uma proposta ligada à Língua Portuguesa e à Literatura é o estudo de contos africanos, como os de José Luandino Vieira.

A professora que aprendeu a cantar
Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Música

Desde criança ela sonhava ser professora; roubava giz da sala de aula em que estudava para melhorar sua prática em casa, na sala de estar, no quadro-negro que ganhara. Na universidade sua competência era reconhecida por professores e colegas. Foi selecionada para trabalhar numa escola dos sonhos. Era seu primeiro dia, na série em que sempre desejou atuar. Aí aconteceu.