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A Arte aplicada ao ensino de Biologia: confecção de modelos didáticos de microrganismos
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaUma atividade que uniu Biologia, Artes e Língua Francesa desenvolveu habilidades manuais e despertou o interesse dos alunos pela modelagem, além de contribuir para aprimorar os conhecimentos sobre microrganismos.
Ensino inclusivo: relatos de experiência de professores da sala de atendimento educacional especializado
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de AulaEste artigo refere-se à apresentação de experiências pedagógicas inclusivas desenvolvidas no período remoto durante a pandemia da covid-19 em uma turma de atendimento educacional especializado (AEE) da rede estadual de educação no município de Sinop/MT. O público-alvo são 40 alunos com idade entre 12 e 22 anos de idade do Ensino Fundamental II e Médio. O artigo aborda as ações que foram realizadas junto a pais e alunos com a finalidade de dar continuidade às aulas em modelo remoto, por meio de vídeos e/ou individualmente.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de São Paulo
História, Sociologia, História da Educação, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste artigo foi realizado a partir do ensino-aprendizado construído em sala de aula na disciplina Educação de Jovens e Adultos no curso de Pedagogia em uma instituição particular de Ensino Superior em São Paulo/SP. O objetivo é explicar a importância da valorização das especificidades do público estudantil, problematizando as razões que conduzem esse público a abandonar os estudos. Pesquisaram-se os professores da EJA, como interagem com seus alunos e alunas e quais papéis desempenham para concretizar o ensino-aprendizagem, mensurando o apoio que recebem da gestão escolar para que se preparem para lidar com adversidades e desafios.
A Matemática no mundo da Memelândia
Matemática e Vivências de Sala de AulaO presente artigo retrata uma experiência realizada com alunos do Colégio Estadual Hispano-Brasileiro, tendo como atividade uma exposição virtual intitulada “A Matemática no mundo da Memelândia”, hospedada em plataforma educacional para ser apreciada pelos discentes, docentes e equipe diretiva. O trabalho objetivou identificar as potencialidades dos memes relacionados à Matemática que circundam as redes sociais como recurso pedagógico e elemento no ensino da disciplina. Por propagarem-se rapidamente, os memes estão cada vez mais presentes no círculo social dos estudantes, especialmente no Ensino Médio.
Quem quer faz
"Daqui a três ou quatro anos você vai ver outro Ferreira Viana!" profetizou entusiasmada a diretora adjunta, professora Márcia Cláudia Ribeiro Jauffret Coelho (MSc), da Escola Técnica Estadual Ferreira Viana.
A crônica de uma morte anunciada
Nasci pequena. Uma semente verdinha, chatinha, com uma pelagem resistente e lisa. Com certo brilho também. Igual a mim, muitas de minhas amigas. Somente a metade de nós consegue germinar. É assim que somos, como a Natureza nos fez.
Uma questão de ponto de vista
Semana passada estava passando em frente à ABBR – um centro de reabilitação física para pessoas de todas as idades, aqui no Rio de Janeiro – quando um ônibus parou na minha frente e, ao abrir a porta traseira, vi que saía de lá um moço forte, de rosto marcante e sem as pernas. Tinha dois cotos que ficavam no início das coxas. Fiquei observando a movimentação do rapaz e permaneci ali parada em frente à escada, pronta para ajudá-lo quando fosse necessário, mas não foi. Ele era tão ágil que não dava brecha. De repente puxou uma cadeira de rodas dobrável – que parecia ser bem leve –, ajustou-a e colocou atrás de si. Depois, usando os braços como se fossem muletas, foi descendo degrau por degrau e já no último virou-se pegou a cadeira e colocou-a na calçada.
Quem disse que sonhos não começam em frente à TV?
Sempre que me lançam o clássico desafio de descrever o que a participação na oficina de vídeo Geração Futura representou para mim, sou muito convicto em afirmar que foi um divisor de águas. Indo um pouco adiante, a próxima questão é sempre o que mudou após ter vivido essa experiência. A resposta? Ela é objetiva e paradoxalmente dúbia: tudo mudou e, ao mesmo tempo, nada mudou. Como isso é possível? A velocidade dos acontecimentos me proporcionou um profundo amadurecimento, algumas rupturas, refinamento no olhar uma série de paradigmas nos quais eu acreditava. Por outro lado, posso afirmar que – na essência – continuo o mesmo: um jovem sonhador que acredita nos seus valores e que é insaciável na busca pelo que deseja alcançar.
Metodologia de ensino da Literatura - grito negro: literatura africana na escola pública
Língua Portuguesa e LiteraturaO presente trabalho tem como objetivo geral a realização de uma análise da recepção, numa escola pública do Ensino Médio, do poema Grito negro, do autor moçambicano José Craveirinha. Com essa proposta, esperamos lançar uma luz sobre o impacto, em sala de aula, das reformas curriculares e da legislação, que tornou obrigatória a inserção da discussão sobre a cultura africana na própria cultura escolar, que assim recupera e altera a temática da identidade nacional. Realizamos, para isso, uma pesquisa-ação com tratamento qualitativo dos dados coletados, e chegamos a conclusões que confirmam a importância e a eficácia de iniciativas similares.
Diversidade, Empatia e Educação Afetivo-Sexual - um relato de experiência
Vivências de Sala de AulaEste artigo relata o desenvolvimento da disciplina Diversidade, Empatia e Educação Afetivo-Sexual no Centro Pedagógico da UFMG. As aulas desenvolvidas com alunos do 8° e 9° ano vão na direção contrária da forma como comumente a temática da sexualidade é abordada nas escolas – restrita aos aspectos biológicos e reprodutivos, limitando-se ao ensino de conceitos sobre reprodução e infecções sexualmente transmissíveis (IST) –, uma vez que considera as noções e as emoções que as crianças e os adolescentes possuem sobre sexo. As dinâmicas foram guiadas pelas dúvidas e pelos interesses dos estudantes.