Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
O estágio como processo de formação profissional
Formação de Professores

O estágio, como componente curricular obrigatório dos cursos técnicos, bacharelados e licenciaturas, entre outros, possibilita ao estudante a oportunidade de ter contato com a sua futura área de atuação profissional; nele qual o futuro profissional adquire conhecimentos práticos e desenvolve habilidades que serão indispensáveis em seu fazer profissional. Este trabalho apresenta, de forma sucinta, a descrição e análise das atividades desenvolvidas no Estágio III, do curso de licenciatura em História, sendo realizado em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, etapa final da Educação Básica. No desenvolvimento deste trabalho, são abordados pontos como a caracterização da instituição onde o estágio foi realizado, o perfil profissional da professora regente, da turma, o projeto de estágio, entre outros, assim como a apresentação e discussão sobre a experiência do estágio.

O uso de tecnologias na escola: por uma formação plena
Formação de Professores

A escola atual é alvo de diversos questionamentos e críticas, principalmente pelo seu modelo tradicionalista, pois não possibilita a plena formação de seus alunos em razão da utilização de metodologias ultrapassadas em oposição a uma sociedade cada vez mais dinâmica e exigente. Desse modo, este ensaio objetiva apresentar a possibilidade da utilização das tecnologias como suportes ao ensino, proporcionando aos alunos novas possibilidades e perspectivas de aprendizado. Esse aprendizado múltiplo que as tecnologias possibilitam dialoga com o conceito de rizoma.

Palpitante I

"Quero que minha escrita tenha o silêncio de um grito do ventre."

Pesquisa educacional e prática educativa na formação docente: um elo entre a teoria e a prática, a experiência e a inovação
Formação de Professores

Este artigo discute a necessidade da indissociabilidade da pesquisa educacional e a prática educativa na formação docente. É necessário haver relação entre essas questões para que a formação de um professor consiga atrelar teoria e prática, experiência e inovação. Ainda precisamos avançar para que seja uma realidade presente nas universidades brasileiras.

Biodetergentes para limpeza de petróleo

Frederico da Silva Sobrinho

Ideias sobre formação inicial e continuada de professores
Formação de Professores

A metodologia adotada no processo de ensino-aprendizagem é influenciada pela formação inicial do professor, preparando-o para atuar no futuro, enquanto a formação continuada impulsiona-o a exercer a profissão respeitando a realidade que o rodeia e utilizando práticas pedagógicas adequadas que proporcionam um ensino de qualidade. O objetivo deste trabalho é identificar como ocorre a formação inicial e continuada do professor no Brasil e sua importância para a prática docente. O trabalho está sustentado na Legislação Brasileira de Educação e em referenciais de estudiosos do tema em tela.

Ensino de Ciências e sexualidade: razões para a exclusão de termos acerca da sexualidade na BNCC
Biologia e Biociências e Sociologia

O artigo faz revisão de literatura com a finalidade de discutir e analisar a temática da sexualidade, além de termos como gênero e educação sexual na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essas temáticas são pouco abordadas em sala de aula e no âmbito escolar, haja vista ainda serem temas tabus na sociedade. Após a análise da construção das três versões da BNCC e a versão final enviada ao Congresso, verificou-se que realmente a temática sexualidade foi apresentada, porém os termos gênero e orientação sexual foram excluídos, mascarando os estudos referidos à sexualidade em seu contexto mais amplo.

AULAS DE LITERATURA: INTERAÇÕES & LEITURAS

Dada a constante circulação entre linguagens nas aulas de Literatura e a possibilidade de se estabelecerem entre elas laços às vezes aparentemente inusitados, propiciamos aqui um entrelaçamento de linguagens em aulas de Literatura, eclipsando as representações do país na música Brasil, de Cazuza. Se a construção do olhar presente reinterpreta os Brasis que vivemos, criando vários olhares precursores para textos atuais, parece pertinente olhar para as práticas de aulas de Literatura de forma intertextual, criativa e relacional. Por isso a ideia deste texto surgiu da necessidade de registrar e divulgar a experiência vivida no CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) 393 Aroeira em Macaé, no Estado do Rio de Janeiro, em turmas de Literatura do Ensino Médio.

Mitos inventados pelos alunos

Como professora de Filosofia da rede estadual do Ensino Médio, tenho o costume de, nas primeiras aulas, falar um pouco sobre a Grécia pré-filosófica, cujo imaginário era povoado por deuses, semideuses, heróis e suas histórias. Essa breve incursão pelo mundo mitológico é geralmente bem recebida pelos alunos, muitos dos quais já conhecem diversos mitos. Grande parte de tal conhecimento, como vim a saber posteriormente, provém de desenhos animados que tratam do assunto – tais como Cavaleiros do zodíaco e Hércules.