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Desconhecida íntima

Certa vez um professor que me deu aulas quando cursava a graduação em Filosofia me encontrou no Centro de Convivência do Campus da UFRN. Era um daqueles poucos dias chuvosos que de vez em quando insistem em quebrar a monotonia da luminosidade e do calor impiedoso, que tornam o clima de Natal tão sedutor para alguns e tão infernal para outros. Por causa da chuva, eu estava parado diante de uns 20 metros de lama que me separavam do meu Ford Fiesta. Pressionava a chave do carro no meu bolso, pensando se seria mais vantajoso atravessar aquela lama debaixo da chuva ou esperar que o céu abrisse um pouco mais. Foi quando o meu antigo professor aproximou-se e me disse: “Olá, Pablo. Como é que vai? Soube que você virou jornalista”. Até aquele dia eu não tinha notado, mas existe algo mal resolvido envolvendo jornalistas e filósofos.

Análise da organização matemática e didática do objeto matemático plano cartesiano presente em um livro didático do 5° ano do Ensino Fundamental
Matemática

Este trabalho trata das organizações matemáticas e didáticas presentes em um livro didático de 5º ano adotado em uma instituição educacional de nível básico, referente ao assunto plano cartesiano. A fundamentação teórica é construída sobre conceitos da Teoria Antropológica do Didático, a saber: objeto, sujeito, instituição e praxeologia. Para discutir como essas organizações são tratadas no livro, propomos uma pesquisa qualitativa usando como meio a análise documental, segundo a qual as organizações matemáticas foram avaliadas quanto aos tipos de tarefas e às justificativas das técnicas empregadas no desenvolvimento das seções referentes ao tema.

Substituição do material didático e seus impactos no (re)planejamento dos conteúdos de Língua Portuguesa
Instituição Escola, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Neste artigo, analisaremos o impacto da substituição do material didático em uma instituição de ensino, com foco nos conteúdos de Língua Portuguesa para o 3º ano do Ensino Fundamental. De forma sucinta, avaliamos quais são os efeitos da reestruturação curricular para o planejamento docente. Os materiais pesquisados foram analisados, principalmente, por meio de processos de comparação, classificação e categorização temática. Os resultados revelaram que, mesmo em um contexto de formatações similares, há diferenças entre o que cada obra didática propõe, tanto na abrangência dos temas como nas habilidades da BNCC.

Tecnologia e (in)formação: contribuições da Educação a Distância para uma formação de qualidade
Computação e Tecnologias e Educação a Distância

A Educação a Distância é uma das áreas da educação que têm ampliado seu alcance de maneira acelerada, porém nem todos conseguem acompanhar essa expansão, devido a inúmeros fatores. Objetiva-se com este estudo apresentar as reais contribuições que a EaD tem a oferecer aos seus usuários e alunos, no sentido de oferecer uma discussão reflexiva e da ampliação de perspectivas acerca da temática, a qual conta com a explanação acerca de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e outros elementos interpessoais: incentivo, ingresso e permanência acadêmica. Os resultados da pesquisa apontam para uma maior necessidade de expansão acerca das atribuições da EaD na sociedade.

Importância de doar recursos financeiros: Fundo promove iniciativas ligadas aos direitos humanos da mulher

Nessa véspera do Dia Internacional da Mulher, o Portal da Educação Pública foi conhecer o Fundo Ângela Borba de Recursos para Mulheres, uma das organizações que promovem os direitos humanos das mulheres no Brasil.

Por uma Educação antirracista: a importância da Lei nº 10.639/03
Formação de Professores e Política Educacional

Este artigo é resultado de pesquisa bibliográfica que discute a importância da Lei nº 10.639/03 no desenvolvimento uma educação antirracista, destacando o papel do professor nesse processo. Para tanto, autores como Freire (2014), Oriá (2005), Crochik (2006), Quijano (2009) e outros foram empregados para o aperfeiçoamento epistemológico deste trabalho que é de cunho primordialmente qualitativo.

O que é um mito?

A palavra mito, até os séculos IV e V a. C., tinha um peso diferente do que damos a ela hoje. Sua origem, do grego mythos, tem como significado narrar, contar, anunciar... O mito, portanto, constitui-se como uma narração de alguma coisa a alguém. Essa narração é sempre de uma história sagrada, de um tempo primordial, inflamada aos ouvidos dos poetas por musas que, ao cantar, transmitem as verdades absolutas. Era necessário então um narrador, um responsável por transmitir o conhecimento baseado nas histórias fantásticas de deuses e ao menos um ouvinte que acredite piamente nas palavras do seu interlocutor.

Os dois Joões
Cidadania e Comportamento

Nesta crônica bem-humorada, passeamos pela história de dois Joões, um “chato” e o outro não; moravam na mesma rua e marcaram suas trajetórias de vida por comportamentos bastante distintos e situações surpreendentes. Suas histórias, porém, se entrecruzam sob o olhar do autor, revelando uma inesperada sabedoria que se aplica a todos nós, envolvendo comportamento humano e ética dos costumes. Uma forma de perceber que, por trás de uma atitude ou de um modo de ser, estão histórias de vida.

Ciência Móvel

No próximo dia seis será lançado, em Nova Iguaçu, no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o projeto "Ciência Móvel", uma carreta que vai circular por cidades do interior da Região Sudeste, resultado de uma parceria entre o Consórcio CEDERJ/Fundação CECIERJ e o Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz.

Fernão Lopes, historiador ou contador de histórias?

Fernão Lopes, nascido por volta de 1380 (não há um registro preciso), foi escrivão de D. Duarte e deu início à série de cronistas do reino. Ler as crônicas de Fernão Lopes pode ser uma tarefa que apresenta ao leitor não só as possíveis, e compreensíveis, dificuldades de vocabulário (ainda que seja em uma edição atualizada ortograficamente), mas também as motivações históricas desse cronista que trata de modo literário a História. Fernão Lopes, que por volta de 1400 tinha cargo público de responsabilidade, acompanhou, por exemplo, a última guerra contra Castela, conheceu D. João e presenciou a rebelião do povo contra D. Leonor Teles.