Biblioteca
Filtrar os artigos
O plano gestor como instrumento na administração escolar
Instituição EscolaA gestão escolar cada vez mais ganha destaque na educação, pois por ela observam-se a escola e seus problemas educacionais e administrativos, onde alcança pela visão estratégica ações e soluções cabíveis. Vale ressaltar que a gestão escolar é uma mediadora, cujo objetivo final é a realização da aprendizagem efetiva e significativa dos alunos.
Ensino de Biologia para estudantes com TEA: os professores e as políticas públicas
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Formação de ProfessoresEste artigo discute o papel do professor de Biologia no ensino de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA), de acordo com as legislações que garantem os direitos desses estudantes. A inclusão deles requer preparação adequada dos professores para lidar com as especificidades. É importante que o professor compreenda as características do TEA para adaptar o processo de ensino de acordo com as suas necessidades individuais. O papel do professor de Biologia é fundamental para a aprendizagem desses estudantes, pois ele é o responsável por criar um ambiente de aprendizagem acolhedor e inclusivo.
Nem tudo o que reluz é ouro
Vamos tratar aqui da responsabilidade que recai sobre o educador que resolve incorporar, em sua prática, novos meios como as linguagens audiovisual e multimídia e a informática com programas, Internet, hipertextos e linguagens de programação. Que critérios seguir? De que forma separar o joio do trigo, o que é útil do que não é?
Expectativas para o primeiro emprego
Jovens que idealizam a primeira oportunidade num mercado de trabalho que exige muito... Calma! Há alternativas para um bom começo.
Psicologia da Educação e tecnologia: relação entre a aprendizagem e as novas ferramentas de conhecimento
Computação e Tecnologias, Psicologia, Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste artigo investiga a intersecção entre a Psicologia da Educação e as novas tecnologias, enfatizando como essas ferramentas impactam os processos de aprendizagem. Com plataformas digitais, aplicativos educacionais e recursos interativos, a educação tem se transformado. O trabalho também analisa a exclusão digital nas escolas localizadas em áreas ribeirinhas e interioranas, destacando as desigualdades de acesso à tecnologia educacional e o impacto dessa tecnologia tanto para a aquisição de habilidades cognitivas como no desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas.
Elaborando e implementando materiais para aulas de Inglês
Língua EstrangeiraA disciplina de Língua Inglesa em escolas públicas municipais da cidade do Rio de Janeiro é oferecida aos alunos do Ensino Fundamental. Durante algum tempo, houve uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e uma empresa especializada em elaboração de materiais didáticos, que fornecia o que seria usado por alunos e professores que atuavam naquelas séries.
Como eventualidades mudam a vida dos alunos
Estava fazendo minha caminhada ontem à noite quando de dentro de um caminhão de entregas ouvi uma voz gritando, alto:
A Condição de Haver o Pós-Modernismo
Vivemos em meio ao Pós-Moderno. Essa afirmação pode causar objeções, basicamente por dois motivos: muitos não consideram “Pós-Modernismo” um termo correto para definir as mudanças culturais ocorridas após o modernismo, desde a crise da segunda fase do capitalismo, durante as Guerras Mundiais, e não concordam que esse termo tenha uma definição per se. Por esse ponto de vista, a palavra não deveria ser usada como denominação para conceituar uma época. Para que possamos persistir em nossa primeira proposição, portanto, tentaremos responder as críticas feitas ao termo utilizado.
Magreza, juventude e felicidade: as três moiras da modernidade
Se você é daqueles que ao levar uma cortada no trânsito chega em casa e briga com a esposa; acha que ter uma alimentação saudável é comer sanduíche natural feito com maionese industrializada, ketchup, frango com hormônio e milho enlatado; e pensa que combater os radicais livres é ir contra as ideias de Heloísa Helena ou do pessoal do PSTU, realmente está na hora de rever seus conceitos comportamentais, alimentares e salutares.
Medo do Câncer
Folheio uma revista de banalidades na banca de jornal. Nem presto atenção na capa. Quando vou me retirando vejo que tem a foto do Clodovil e uma manchete: "Não tenho medo do Câncer". Por um segundo me pergunto: "por que é tão importante saber que Clodovil não tem medo do Câncer?". Lembro de uma aula na faculdade de filosofia sobre Martin Heidegger. O professor me diz: "morrer é diferente de experimentar a possibilidade da morte". Todas as criaturas que estão vivas morrem um dia.