Biblioteca
Filtrar os artigos
Manual prático de bons modos em livrarias
O Manual prático de bons modos em livrarias é daqueles blogs que você começa a ler uma postagem para distrair e quando vai ver acabou lendo tudo. O Manual tem várias funções. Uma delas, como o próprio nome diz, é ensinar a clientela sem modos que aparece no estabelecimento a se portar direito. Ao relatar situações cotidianas – e verídicas – que acontecem em uma livraria a autora mostra como há pessoas sem um pingo de educação; tratam o livreiro como se fosse um “empregadinho particular”, não dão “bom dia”, “boa tarde” e, ao perguntar sobre um livro, não pedem “por favor” nem agradecem quando têm seu pedido atendido. Assim, em vários dos diálogos reproduzidos, ela coloca observações bem espirituosas sobre como as pessoas devem falar para serem minimamente gentis.
Facebook: um instrumento auxiliador no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa
Língua Portuguesa e LiteraturaA utilização de ferramentas tecnológicas vem ganhando espaço, uma vez que são recursos corriqueiros na vida da comunidade escolar. Nesse contexto, o Facebook torna-se um importante instrumento no desenvolvimento das competências e habilidades almejadas para os estudantes na Educação Básica. Assim, com este estudo ressaltamos a relevância do trabalho pedagógico educacional que esse meio pode proporcionar aos seus usuários. Desenvolvemos um trabalho com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública municipal de Venturosa/PE em que os estudantes usaram o Facebook como prática de estudo para o Enem.
Que profissão escolher?
Quantas vezes não ouvimos, por exemplo, que fulano já nasceu médico, beltrano é professor desde criancinha e que cicrano sempre demonstrou que seria um grande arquiteto? Realmente existem pessoas que parecem ter suas vidas traçadas desde muito novas, fazendo com que a gente acredite em destino traçado, como os mais místicos costumam falar. Mas isso não acontece com todos, e definir que profissão seguir por toda a vida pode ser difícil para muitos de nós. É na hora de decidir a profissão ideal que a indecisão, o medo e a preocupação de não decepcionar as expectativas da família dificultam a escolha do caminho a seguir. E a ajuda imparcial do professor pode ser fundamental para que os jovens tirem suas dúvidas e conheçam melhor as tantas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.
A avaliação como um processo de diálogo, compreensão e melhora
AvaliaçãoO presente texto visa entender como se dão os processos avaliativos. O objetivo é mostrar como o processo é realizado e suas nuances. O debate sobre avaliação é complexo e necessário à educação; contudo, da forma como ela se propõe e se organiza atualmente, existem diversos problemas. O modelo tradicional de avaliação deturpa diversos conceitos educacionais, dificultando a construção de uma escola aberta, horizontal e inclusiva. Para muitos pais, professores e para os próprios alunos, a avaliação é o resultado de sua capacidade e de sua falta ou desperdício de esforço. Em caso de fracasso, é o aluno quem irá arcar com as consequências.
Proposta de uma sequência didática para o ensino de Entomologia
ZoologiaDentre os conteúdos abordados em Biologia, a Entomologia trata do estudo dos insetos, as características, os papéis ecológicos e econômicos que os mesmos têm e a relevância no ambiente, como também as espécies que são vetores de muitas doenças, principalmente o Aedes aegypti, vetor transmissor da dengue, da febre amarela, da chicungunya e do vírus zika. Neste trabalho, propõe-se uma sequência didática sobre insetos direcionada a professores de Biologia do Ensino Médio. Pretendemos apresentar propostas para reflexões e práticas pedagógicas que auxiliem o professor a mediar a construção do conhecimento científico dos estudantes a respeito dos insetos e sua interação com o ambiente.
A excelência do educador e uma pedagogia social em tempos de construção de novos relacionamentos cidadãos - fragmentos de conversas
Fragmento 1: Em 12 de fevereiro, para uma grande plateia, foi apresentado o estudo A partir de um ensino de excelência: como melhorar a qualidade da educação para todos os colombianos, da Fundação Compartir, realizado pelos pesquisadores Sandra García Jaramillo, Darío Maldonado Carrizosa, Guillermo Perry Rubio, Catherine Rodríguez Orgales, Juan Esteban Saavedra Calvo.
Supervisão de ensino e orientação educacional: o desafio da indisciplina, conflitos e violência no ambiente escolar
Antropologia, Psicologia, Sociologia, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaNeste estudo vamos refletir sobre a violência e a indisciplina na escola, procurando descobrir suas causas e estratégias para sua solução e prevenção, pois interferem no processo educativo. Esta pesquisa tem como objetivo analisá-las como causa e como o supervisor e o orientador educacional podem atuar na prevenção e gestão da violência e indisciplina no ambiente escolar em parceria com a comunidade escolar. Realizou-se pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de diversos autores, como Guimarães, Neves, Jesus e Moraes, entre outros.
Sua atitude pode influenciar o resultado de seus alunos?
Com base em pesquisa sobre como ensinar professores a ter uma atitude reflexiva ou crítico-reflexiva, o professor Antônio dos Santos Andrade defendeu a necessidade de se pesquisar o fracasso escolar a partir da relação professor-aluno.
A intervenção psicopedagógica na superação das dificuldades de aprendizado no ambiente escolar
Psicologia, Avaliação, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaO presente artigo consiste em uma investigação sobre o papel do psicopedagogo no ambiente escolar e sua forma de intervir e ajudar os alunos a superar as dificuldades de aprendizado. O trabalho faz uma análise baseada em artigos acadêmicos publicados sobre Psicopedagogia, com ênfase no papel do profissional no contexto escolar, a partir da visão de profissionais e intelectuais consagrados na área. O estudo ainda aborda questões que envolvem o aluno como o sujeito da aprendizagem.
Vídeos legendados no ensino de Astronomia para alunos surdos
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresA produção de vídeos com legendas pode compensar a falta de intérpretes de Libras nas escolas para ajudar os alunos surdos. Entre os alunos ouvintes pesquisados, também é positiva a percepção desses vídeos na aprendizagem de conteúdos de Astronomia, que é trabalhada no 1º ano do Ensino Médio