Biblioteca
Filtrar os artigos
Ler, escrever, ouvir, pensar e falar criticamente: uma contribuição da Filosofia para a formação discente no Ensino Médio integral
Filosofia e Formação de ProfessoresPara priorizar o protagonismo dos estudantes, é preciso prepará-los para serem sujeitos de seus processos, especialmente com a capacidade de “ver o mundo”, conforme Paulo Freire, e a pluralidade proposta por Hannah Arendt.
Repertório comunicativo para bebês surdos: como favorecer a interação e a aprendizagem?
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Formação de ProfessoresA presente pesquisa surge em função do acompanhamento do crescente ingresso de bebês e crianças surdas nos Centros de Educação Infantil do Ensino Regular do Município de São Paulo (CEI). Buscamos compreender como ocorre o acolhimento de um bebê surdo no CEI e como as experiências pedagógicas são organizadas para a promoção do seu repertório comunicativo. O percurso metodológico é qualitativo e os resultados demonstraram que os docentes que acompanharam esse bebê ao longo da primeira etapa da Educação Básica não se sentem preparados para essa atuação.
Semana Literária no ensino remoto: memórias, experiências, ação
Comunicação, Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência de um projeto desenvolvido na Semana Literária de uma escola municipal de Japeri, município situado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Primeiramente foi realizada a contextualização do cenário pandêmico e das legislações que respaldam o ensino remoto emergencial (ERE). Posteriormente é descrito como o projeto foi desenvolvido na escola, tendo como público-alvo as turmas de Educação Infantil e do 1º segmento do Ensino Fundamental. O projeto utilizou recursos digitais como a plataforma Padlet e os grupos das turmas no WhatsApp.
Química e Educação em Direitos humanos: questões étnico-raciais, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no ensino de Química
Química e Política EducacionalFalar da escola é falar do lugar onde se vivem experiências inesquecíveis, as quais levamos para a vida inteira. É na sala de aula que entendemos tudo que acontece no mundo exterior à escola e usar esse lugar para levantar questões sociais é uma tarefa desafiadora. O objetivo deste trabalho foi analisar, por meio de uma coletânea de artigos e fundamentos teóricos, como a Educação em Direitos Humanos, com enfoque nas questões étnico-raciais no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e o Ensino de Química estão entrelaçados. Foi verificado, também, como esse entrelaçamento interfere na educação e na formação dos futuros docentes.
Arborização da E. E. I. F. Tarcísio Gonçalves de Oliveira, em Aurora/CE, a partir da participação na Jornada Cidadania nas Escolas em 2018
Ecologia e Meio Ambiente e GeografiaEste artigo indica como a participação da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tarcísio Gonçalves de Oliveira, na Jornada Cidadania nas Escolas, impactou na promoção de práticas coletivas, nos legados ecológicos e paisagísticos dentro do ambiente escolar, com destaque para o processo de arborização no entorno da unidade escolar. A metodologia desta pesquisa consistiu na inscrição da UE na Jornada Cidadania nas Escolas, na atividade de campo com a aplicação de entrevistas com a comunidade, no desenvolvimento do processo de arborização do entorno escolar e, por fim, na análise de todo esse processo a partir da escrita deste texto.
O autoconceito e a autoestima em estudantes da rede pública de ensino
Psicologia e Vivências de Sala de AulaO objetivo desta pesquisa foi avaliar duas variáveis psicológicas presentes no processo de ensino-aprendizagem: o autoconceito e a autoestima. Foram convidados alunos de Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública estadual do Paraná. As variáveis foram mensuradas utilizando duas escalas psicométricas: a Escala de Autoconceito Infantojuvenil e a Escala de Autoestima de Rosenberg. As escalas foram respondidas remotamente por meio de formulário online da plataforma Google que incluía questões sobre gênero, série e desempenho acadêmico. Espera-se que esta pesquisa traga atenção para variáveis psicológicas que podem influenciar o aprendizado.
Divulgação científica no Ensino Médio: experimentação utilizando argilas modificadas
QuímicaEste estudo visa demonstrar para alunos do Ensino Médio os conceitos, a contextualização e a importância ambiental da remoção de corantes em água por meio de argilas modificadas. O trabalho foi realizado em escola pública na cidade de Anápolis/GO com uma turma do 2º ano. Foram aplicados dois questionários. Os resultados e análises do questionário inicial se mostraram preocupantes, principalmente quando relacionados aos conteúdos de Química. Entretanto, no decorrer das aulas, os alunos mostraram interesse e progresso significativos. Os resultados do questionário final foram alentadores, demonstrando que esse tipo de abordagem pode ser promissor.
Alinhando a educação com a Agenda 2030: desenvolvendo práticas didáticas seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Educação a DistânciaÉ de fundamental relevância ensinarmos nossos estudantes sobre a importância da sustentabilidade e dos fundamentos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por intermédio dos conteúdos curriculares de forma interdisciplinar. Temos diversas ferramentas que auxiliam os docentes no processo de ensino, como as tecnologias digitais. Objetivamos aliar tais ferramentas à proposta de desenvolvimento de práticas pedagógicas que trabalhem com os ODS, facilitando o processo de ensino-aprendizagem e favorecendo a implementação das metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em escala local.
Jogos digitais e o desenvolvimento da consciência fonológica no processo de alfabetização e letramento de alunos com deficiência intelectual
Educação Especial e InclusivaO presente trabalho investiga como os jogos digitais podem auxiliar no desenvolvimento da consciência fonológica, contribuindo na alfabetização do aluno com deficiência intelectual incluído na classe regular. Para tanto, realizou-se um relato de experiência como metodologia estruturante deste estudo, normatizada por carta circular do Conselho Nacional de Saúde e pelas normativas éticas da Resolução nº 510 do Conselho Nacional de Saúde. O relato de experiência ocorreu em período de ensino remoto e traz as motivações e metodologias utilizadas em cada mediação, por meio de uma sequência didática permeada por jogos digitais.