Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Conhecimentos docentes para o ensino da Matemática nas séries iniciais
Matemática e Formação de Professores

Existem inúmeros fatores que afetam o processo de ensino e aprendizagem; os saberes disciplinares são um deles, e vale também para a Matemática. Numa pesquisa feita em escolas públicas do Paraná, foi detectado que professores das séries iniciais do Ensino Fundamental erraram a resposta a questões básicas da disciplina; certamente esse fato compromete o desempenho dos alunos.

Tecnologias na Educação: perspectivas e desafios na formação de professores frente à pandemia do novo coronavírus
Formação de Professores

As transformações no campo da educação impulsionadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC) alteraram a gênese social de modo significativo. Este trabalho discorre sobre as perspectivas e os desafios que os professores enfrentam para trabalhar com as TIC, bem como as dificuldades enfrentadas em decorrência do enfrentamento do vírus SARS-CoV-2, mostrando as metodologias e modelos de avaliações que podem ser aplicados com o uso das TIC a fim de promover uma aprendizagem significativa dos alunos.

Ensino Médio carece de identidade

A questão do ensino no Brasil sempre foi algo bastante delicado. Problemas com vagas para alunos, salário dos professores e agora é a própria qualidade do ensino que está em crise. A situação vem piorando a cada ano e quem acaba sendo afetado com isso são os próprios estudantes, a quem o problema é diretamente ligado – ainda mais quando se fala de ensino público. Medidas são devidamente tomadas, mas nunca suficientes para acabar de uma vez com o problema. Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, o Ensino Médio é o elo fraco da educação básica brasileira.

Os equívocos sobre a condição contemporânea dos índios no Brasil

A condição do índio nos dias de hoje foi o tema da mesa-redonda que reuniu a professora, escritora e doutora em Letras (pela UFPE) Graça Graúna e o professor e pesquisador (da UERJ e da UNIRIO) e doutor em Sociologia José Ribamar Bessa Freire. O encontro aconteceu na Academia Brasileira de Letras, como um dos eventos do seminário Brasil, brasis.

Sustentabilidade: desafios da realidade para um (re)pensar na educação
Ecologia e Meio Ambiente, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

É importante que a escola, como espaço de construção do conhecimento, considere as propostas dos PCN para trabalhar a Educação Ambiental de maneira transdisciplinar, como oportunidade de formar pessoas que tenham preocupações com a sustentabilidade, a fim de preservar o planeta não apenas para os seres humanos, mas para todas as espécies de seres vivos.

Por uma escola desescolarizada
História

Professor das redes públicas municipal e estadual prefere os alunos que são considerados “rebeldes”, pois considera que esses trazem a oportunidade de mudar a escola. Para ele o mais importante é ensinar a “pensar criticamente”.

Ficção fantástica com Eduardo Spohr Entrevista com o escritor que mistura História, romance e mitologia

Uma guerra entre os arcanjos Miguel e Gabriel sob o ponto de vista dos soldados, misturando História, romance e mitologia em pouco mais de quatrocentas páginas. Assim é essa ficção fantástica, o estilo que vem marcando a preferência dos jovens leitores, e assim é o mais novo romance do carioca Eduardo Spohr: Filhos do Éden: herdeiros de Atlântida, o primeiro volume de uma saga e já promessa de mais um sucesso do escritor. Lançado em setembro de 2011, na última Bienal, pela Verus, este é o segundo livro de Spohr, que teve o primeiro, Batalha do Apocalipse (também pela Verus), de 2010, incluído na lista das obras de ficção mais vendidas no Brasil – durante muito tempo dominada por autores estrangeiros.

Mediação escolar no transtorno de espectro autista: abordagem na sala de recursos multifuncional
Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

Acompanhar e auxiliar crianças com necessidades educacionais especiais no espaço regular de ensino é de responsabilidade do mediador educacional, pois a educação inclusiva é direito garantido na Constituição Federal. Este estudo pretende discutir a temática do autismo e retratar o papel do mediador para viabilizar a educação inclusiva e a necessidade do estabelecimento de vínculos com os profissionais envolvidos.

Construindo uma sequência de recorrência: uma possibilidade para o estudo das progressões geométricas e aritméticas na Educação Básica
Matemática e Formação de Professores

As progressões geométricas (P.G.) e aritméticas (P.A.) constituem um importante tópico da Matemática na Educação Básica, conectando-se a diferentes conteúdos, como as funções. O presente artigo tem como objetivo construir uma sequência de recorrência definida a partir de uma P.G. e de uma P.A. dadas, distinta das já conhecidas progressões geométrico-aritmética e aritmético-geométrica. Além disso, é apresentada uma proposta didática para abordar esse conteúdo junto a alunos do Ensino Médio, inclusive por ser uma temática relevante, como sugere a competência 5 da BNCC.