Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
A docilização do corpo na Educação Infantil
Educação Infantil

O presente artigo tem como objetivo principal discutir o domínio exercido sobre as crianças na Educação Infantil. Ele é dividido em duas partes: a primeira tem como enfoque demonstrar o que é a docilização do corpo da criança, como ela acontece na Educação Infantil e mostrar como as práticas podem influenciar diretamente no desenvolvimento das crianças. A segunda parte tem como intuito demonstrar um caminho diferente, um currículo e práticas verdadeiramente pensados visando o desenvolvimento das crianças, uma pedagogia libertadora e adequada, se olhada pela perspectiva do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

Cidades reversíveis: caminhos urbanos em Benjamin, Guattari e Janice Caiafa

Para o presente estudo, usei como base os seguintes textos: Caosmose, de Félix Guattari, Mil platôs 5, de Félix Guattari e Gilles Deleuze, Charles Baudelaire:  um lírico no auge do capitalismo, de Walter Benjamin e Jornadas urbanas, de Janice Caiafa.

Uma copa global

Imagina só.

Museu Histórico Nacional está de cara nova

Aberta em 19 de maio de 2006, a primeira exposição permanente sobre o índio brasileiro é um dos marcos finais do Projeto de Restauração e Modernização do Museu Histórico Nacional, que vinha sendo realizado desde 2003.

O aplicativo Google Classroom no ensino remoto da rede pública estadual de Minas Gerais
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este trabalho focaliza o uso da ferramenta Google Classroom no contexto do ensino remoto emergencial na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), assim como seus desafios pedagógicos a partir dos relatos de dois professores da rede. Ancorado em Pereira, Schiehl e Gasparini, Rocha e Coelho e nos documentos norteadores que subjazem as práticas na rede, o artigo realiza uma pesquisa de caráter qualitativo e descritivo, abordando a importância do aplicativo Google Sala de Aula.

Exclusão social e negros na PM

A exclusão social ocorre quando um indivíduo (ou um corpo social), podendo participar de um determinado conjunto de relações de produção, é colocado na condição de excluído social na hierarquia de valores. Pela recusa, afasta-se também do referencial que a ordena, e acaba assumindo a condição de excluído social.

A formação de professores em debate: a experiência da formação continuada de professores de Geografia da Fundação Cecierj
Formação de Professores

Este artigo discute o processo de formação continuada de professores/as de Geografia, com base na experiência em cursos de formação continuada a distância oferecidos para professores da rede pública. É abordada a EaD, como modalidade cada vez mais difundida em nossa sociedade, ganhando especial atenção no período de isolamento social, em virtude da pandemia causada pelo SARS-CoV 2. Desse modo, apresentaremos o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como importante metodologia que tem a capacidade de suprir possíveis lacunas na formação inicial desses profissionais, bem como a sua importância na sua formação continuada e em serviço.

Intersecções histórico-literárias: Literatura como ferramenta de ensino de História
História

O trabalho explora a convergência entre História e Literatura como possibilidade de estratégia educacional enriquecedora. O artigo destaca a capacidade da Literatura em proporcionar uma compreensão mais profunda de eventos históricos, ao incorporar narrativas que refletem contextos e experiências humanas. O presente estudo ressalta a importância de utilizar ferramentas literárias como recursos pedagógicos, promovendo uma abordagem interdisciplinar que estimule o interesse dos alunos e amplie sua compreensão histórica por meio da empatia e da identificação com personagens e cenários.

Relatos do educador social voluntário em uma escola na rede pública de João Pessoa/PB
Educação Especial e Inclusiva

Apresentamos experiências com um estudante com TEA dos anos iniciais da rede pública de João Pessoa. Na perspectiva da Educação Inclusiva, é parte solidificada à proposta pedagógica da escola existir um educador social para acompanhar o aluno em turmas regulares e nos atendimentos especializados. O educador social voluntário estimula a aprendizagem, auxiliando na construção das habilidades e competências. Estas observações pretendem analisar a postura desse profissional no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com TEA e o enriquecimento e o crescimento socioeducacional desses indivíduos.

Um estudo bibliográfico sobre a concepção mecanicista, o Movimento Bourbaki e a Matemática Moderna

Galileu, Descartes e Newton, fundadores da ciência (séc. XVII), estabeleceram novos modelos de descrever o mundo e seus fenômenos. Segundo Braga et al. (2000, p. 25-26), muitas das obras escritas até esse século por causa desses novos modelos foram revistas. Outras foram escritas e denominadas Tratados; apresentavam as teorias de Newton, assim como as dos demais fundadores da ciência moderna, sem conceitos metafísicos. O Iluminismo foi o movimento que se iniciou no século XVIII e acompanhou a ciência como nova forma de ver o mundo tanto quanto de fundar uma nova razão. Esses são tempos caracterizados por maior preocupação com a formalização e rigor com a linguagem na ciência.