Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Cidadania, democracia e Estado

Na conjuntura eleitoral, que se abre com a definição das candidaturas para a Presidência da República, começa a emergir com grande força o tema do papel do Estado entre nós. Avalio que a importância do tema crescerá na medida em que a campanha eleitoral avance, tornando-se assim uma questão central nas opções que cabem à cidadania fazer pelo seu decisivo voto em outubro próximo. Aliás, esta vem sendo a grande questão na onda democratizadora que levou ao esgotamento da ditadura militar e à constituição de governos civis, da Nova República com Sarney até o Governo Lula. Vale a pena mergulhar mais fundo neste debate e avaliar o que, afinal, está em jogo.

Aspectos da segunda dimensão do livro ágrafo
Educação Artística

Os livros sem texto possuem polarizações que lhes dão sentido dialético, muitas vezes criando binômios de oposição, de negação do passado e da objetividade das imagens poéticas, incentivando a fruição da imagem.

A importância da doença na vida segundo Nietzsche

Neste texto faço uma reflexão sobre a condição de estar enfermo, com dores e variados desprazeres físicos, e de como que, por meio da experiência com a ocasião de estar doente, é possível que sejam reveladas características humanas fundamentais e desenvolvidas certas habilidades. Trata-se de uma condição em que se pode aprender sobre si mesmo, em que elementos aparecem para a compreensão sobre o sentido da existência no mundo consigo e com os outros, de modo que pretendo afirmar que a presença da doença na vida é imprescindível, até mesmo para que possamos entender melhor e determinar o quanto vale e o que significa estar sadio e as motivações de nossas ações e relações com os outros.

A importância do desenvolvimento motor na Educação Infantil
Educação Infantil

O artigo reflete sobre a importância do desenvolvimento motor na Educação Infantil, objetiva discutir a inserção de atividades motoras que ajudam no desenvolvimento da criança em idade escolar. Tal abordagem é de grande relevância para analisar a importância de avaliar e relacionar atividades físico-motoras na Educação Infantil e suas contribuições para o desenvolvimento infantil, permitindo aos educadores uma reflexão sobre sua prática pedagógica, a fim de contribuir no desenvolvimento físico-motor e consequentemente refletir tal desenvolvimento na aprendizagem do aluno. O artigo foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica.

O comportamento moral das crianças
Psicologia

A moralidade é determinada pelas regras e normas de conduta que são estabelecidas pela cultura e internalizadas pelo indivíduo. Jean Piaget e Lawrence Kohlberg são as figuras mais influentes no campo das pesquisas sobre a formação da moralidade. Kohlberg definiu os níveis e estágios de desenvolvimento moral a partir das ideias do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Este artigo objetiva discutir os conceitos de moralidade, os níveis e estágios de desenvolvimento moral e o impacto que essa formação moral tem sobre as tomadas de decisão das crianças, assim como o viés de grupo. Tal temática é de extrema importância, pois o comportamento moral é de grande preocupação para a sociedade, pais, professores e outros que lidam com crianças diariamente.

Baralho de emoções
Vivências de Sala de Aula

De novo, pensando em jovens da escola pública. Mais do que qualquer coisa, uma primeira impressão: eles não têm autoconsciência e nem têm onde buscá-la ou aperfeiçoá-la de modo que ganhem autonomia emocional. Sentada no pátio da escola, eu observo comportamentos, a partir das linguagens verbal e não verbal.

Auspícios de Caos

Da Guia, a senhora que cozinha lá para casa, está com medo do tsunami. Ela, que trabalha no meu apartamento, no décimo andar de um prédio em Ponta Negra (zona sul de Natal), olhando para o mar, tem medo que, de um momento para outro, o mar, adormecido, acorde e afogue a terra com seu hálito salgado.

As ideias do texto “Concepção dialógica e as NTIC: a educomunicação e os ecossistemas comunicativos”
Computação e Tecnologias, Comunicação, Educação a Distância e Política Educacional

Esta resenha analisa um artigo que aborda a relação entre a educação e a comunicação, considerando as novas tecnologias de informação e comunicação e a forma como elas atuam nos processos de ensino-aprendizagem, visto que as interações são permeadas por esses recursos tecnológicos.

Fernando Pessoa

O querido amigo Zé Pereira, já há alguns dias, enviou-me uma sugestão-contribuição temperada com algo que pode ser lido como reivindicação, mas também como crítica delicada e sensível. A leitura que fiz incorpora ambos sentimentos, afinal, marginal, identifico-me mais com aqueles poetas que podem estar em todas as esquinas, mas não estão em todos os balcões de livraria. Uns banidos por serem considerados chatos (e o mais que querido Ascenso expressa tal sentimento sobre Camões, que nos impingiam como educação cívica em vez de arte) e outros simplesmente esquecidos ou desconhecidos de quem vende e de quem compra. O chamado de Pereira se refere a um dos mais JUSTAMENTE badalados, que não iria nos faltar, embora eu tenha essa preferência por instigar as torturantes perguntas: "Por que eu não li esse cara? Por que não conheço esta poeta?". No entanto, digo em minha defesa que em breve trarei aqui Cecília Meirelles, nunca esquecida, que engrandeceu a poesia, como poeta, e simultaneamente prejudicou-a, como educadora, ao combater as aulas e as atividades de declamação, prática que achava horrorosa. E virão outras e outros.

Comédias de Shakespeare – análise de fragmentos da peça Noite de Reis

Aconteceu em 14 de fevereiro, no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional, mais uma edição do evento Rodas de Leitura, uma parceria da Estação das Letras com a própria Biblioteca Nacional. O convidado da vez foi o reconhecido ator e diretor Amir Haddad, que escolheu fragmentos da peça Noite de Reis para falar sobre as comédias de Shakespeare.