Biblioteca
Filtrar os artigos
Agora, Brasil, Inês é morta!
Outras Mais EspecíficasNeste momento de pandemia, é muito difícil manter a lucidez, as crenças; por isso é feito este apelo ao país: levante-se, relembre sua história, lamente as perdas, mas enfrente as dificuldades para poder reerguer-se e reinventar-se urgentemente. Evite as boçalidades, as maldades, a loucura.
A inserção da tecnologia na sala de aula
Instituição EscolaO presente estudo busca discutir as contribuições da inserção de tecnologias em sala de aula, com o objetivo de demonstrar como elas podem aprimorar as práticas educacionais e promover o desenvolvimento da aprendizagem contínua. Os principais autores que fundamentam o estudo são Otto, Segantini, Garcia e Souza e Silva. A metodologia adotada neste trabalho baseia-se na análise de estudos e materiais bibliográficos sobre o tema, configurando uma revisão de literatura. As considerações finais procuram evidenciar as principais reflexões e conclusões acerca da temática investigada, sem dúvida importante nas pesquisas educacionais.
Palavras sinistras
Quando o assunto é sobre a importância da pontuação em uma frase, pode-se lançar mão do clássico exemplo: “se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro à sua procura”. Dizem as más línguas que as mulheres tendem a colocar a vírgula depois de “mulher”, enquanto os homens colocam-na, invariavelmente, depois de “tem”. Essa simples alteração praticamente inverte o sentido da frase: se no primeiro caso a mulher está com tudo, no segundo, o homem seria o objeto de desejo.
Carnaval para todas as tribos
Evoé!!! O carnaval se aproxima e, com ele, as torcidas se dividem entre os amantes da festa momesca e os que não suportam o agito.
Literacidade, conhecimento sistêmico e novos desafios da globalização, internet e literatura
Globalização, novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) e virtualidade são alguns dos tantos conceitos que diariamente são aplicados por milhares de pessoas em diferentes lugares de nosso planeta. Esses conceitos têm gerado complexidade do conhecimento e divisão da população em imigrantes e nativos digitais.
O paradigma e a humanidade
Os paradigmas permeiam a vida cotidiana das populações, determinando seu modo de vida; são retroalimentados pelas interações entre os sujeitos e permeiam os estratos de sustentação da sociedade: política, economia, cultura, trabalho etc. O que os mantém ao longo do tempo é a estagnação por falta de uma percepção mais apurada dos reais problemas que estão infiltrados na sociedade, e enquanto mudanças agudas não surgem e transformam o modelo atual para um novo modelo, os paradigmas se mantêm inalterados, pois pequenas e sutis incitações de poucos grupos não conseguem impactar toda a sociedade para que tais insurgências ocorram. Porém, quando conglomerados sociais, empresariais e setores públicos acreditam na insustentabilidade do paradigma atual e movem-se na busca por mudanças, definitivamente o paradigma da sociedade humana mudará, buscando novos caminhos e alternativas para continuar evoluindo e se desenvolvendo.
Sobre o ensino de arte visual
É impressionante o poder de sedução que as obras de arte visual exercem nas crianças. Por meio dessas obras, como as pinturas, desenhos, esculturas, vídeos e filmes, as crianças obtêm informação e conhecimento de forma lúdica e divertida, além de sentirem sensações muito prazerosas. Talvez exista um tipo de identificação, pois as crianças utilizam a arte visual de modo natural e intuitivo, durante toda a infância. Elas desenham para expressar o que apreendem do mundo e delas mesmas.
Manual de uso do Questionário de Estratégias de Motivação para Aprendizagem (MSLQ)
Formação de ProfessoresO Questionário de Estratégias de Motivação para Aprendizagem (MSLQ) é um instrumento para avaliação proposto inicialmente para estudantes do Ensino Superior. Aqui é proposta uma adaptação para utilizar com alunos da Educação Básica, de acordo com as especificidades desse nível de escolaridade. De todo modo, é um importante referencial para a análise das condições e motivações de todos os envolvidos.
Fonética em sala de aula: um momento de ampliação cultural
No que se refere aos conteúdos de língua portuguesa estudados no ensino médio, certamente a fonética é aquele a que nós, professores, damos menos atenção. Se o cronograma é corrido, se estamos atrasados com a matéria ou se precisamos contar com algumas aulas para revisão, não tenha dúvida; o conteúdo a ser excluído será esse. Isso quando a fonética entra no programa, pois muitas vezes ela é cortada já no plano de aulas.