Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
O metrô educação também pode dar certo

Ninguém acreditava, mas deu certo: no Metrô do Rio de Janeiro não se joga lixo nos trilhos, não se cospe no chão e não se picha. Para um povo que é, lá fora, muitas vezes considerado grosseiro e mal educado, até que o carioca conseguiu o que parecia impossível: uma ilha - se bem que subterrânea - de organização, ordem e respeito; ao passo que, em certos países ditos desenvolvidos, a situação é inversa: é no Metrô que aparecem certos traços de vandalismo e de irresponsabilidade social.

Unidos pela inclusão: respeito e igualdade - um relato de experiência
Educação Especial e Inclusiva

O projeto Unidos pela Inclusão: Respeito e Igualdade, proposto pelo Núcleo Territorial NTE-25 e pelo Ministério Público, tinha como finalidade primordial promover uma sociedade mais inclusiva, equitativa e solidária. No entanto, a proposta da professora Sheila Lima foi além de uma simples campanha. Optou-se por proporcionar uma vivência prática, sensibilizando turmas de Análises Clínicas, com visita ao CRE-Idoso (Casa de Repouso de Idosos), a fim de vivenciarem o cotidiano do abrigo. O projeto tinha o intuito de atender uma demanda, mas ultrapassou barreiras, mostrando que a exclusão social causa sentimentos profundos de abandono.

Educação Física e Esporte

A visão mecanicista que impera nas análises sobre a influência do esporte na educação física escolar, entendendo-a meramente como decorrência das determinações macro estruturais, impede uma reflexão sobre a constituição desta prática social (esporte) como forma cultural construída pelos homens que foi sendo assimilada e valorizada pela sociedade, tornando-se um elemento fundamental da cultura (corporal) e que, por isso, passa a ser apropriada, incorporada pela escola como um conhecimento a ser transmitido.

Eu de cá, eles de lá
Língua Portuguesa e Literatura

A experiência das Olimpíadas de Língua Portuguesa em minha vida profissional não foi a primeira e, acredito, não será a última. Porém, num momento assim, no meio de uma pandemia e fora da sala de aula, nem eu havia passado e muito menos cogitava passar. Mesmo assim, veio até nós esse grande desafio de trabalhar esse projeto com nossos alunos. Então, surgiu a necessidade de criar um planejamento que fosse inovador e ousado, para estimular a leitura e a escrita dos alunos, levando-os a vivenciar, de maneira diferente, o papel de observador, pesquisador, leitor e escritor de artigos de opinião com base em situações-problema do seu cotidiano, mesmo de forma remota.

O pensamento de Kant e Rousseau sobre a educação: contribuições e divergências
História da Educação

Este artigo apresenta uma reflexão de pontos de convergência e divergência entre os pensamentos dos filósofos Kant e Rousseau, sobretudo no que se refere à educação. Ambos os autores trazem importantes contribuições para o campo da Pedagogia, mas suas abordagens são bastante distintas. Enquanto Kant defende uma educação que priorize o desenvolvimento da razão e a formação de indivíduos autônomos e responsáveis, Rousseau propõe uma educação que se concentre no desenvolvimento natural do indivíduo e na liberdade para seguir seus instintos naturais. Para realizar a proposta, utilizamos obras desses filósofos.

No parquinho

Os dois casais já se conheciam de longa data, eram amigos de colégio e casaram mais ou menos na mesma época – coisa de meses de diferença. Os filhos também têm quase a mesma idade. Depois de se tornarem pais, houve algum afastamento, porque os quatro concordavam que dar de mamar, acalmar o choro, limpar golfadas e trocar fraldas eram atos que não deviam ser compartilhados. Além, é claro, daquele cansaço que se traduz nas olheiras de pais recém-formados. Mas o tempo passou, uns quatro ou cinco anos, as crianças cresceram esse tanto e agora já podiam ficar mais soltas no parquinho, desde que não subissem no trepa-trepa nem jogassem areia na cara de ninguém. Nesse dia, só estavam as mamães com os filhotes. Os papais foram fazer compras juntos, para um churrasquinho no final daquela tarde.

Inspirado no II Simpósio de Ciência, Arte e Cidadania

O professor falava sobre as diferenças e interrelações entre ficção científica, produção e divulgação de ciência, enquanto a pequena turma de pouco menos de 10 alunos ouvia atenta e silenciosamente. De repente, se ouviu uma canção de Gilberto Gil, cantada à capela por um grupo de vozes que vinham do exterior da sala de aula. Professor e alunos se entreolharam surpresos por um breve instante e, em seguida, voltaram à concentração anterior.

O que comemoramos no dia Mundial do Meio Ambiente?

Esta semana comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Momento propício para uma reflexão que deveria ser contínua. Mas o que comemoramos? Há o que comemorar ou deveríamos fazer um dia mundial de lamentações, posto que apesar de muitos esforços as devastações, as extinções, enfim, a irracionalidade humana avança de forma desgovernada em nome de uma superioridade inventada pela famosa razão que deveria nos conduzir firme para o progresso?

CE Olavo Bilac – “Mais que uma escola, um lar”

Fundado em 1943 com o nome de Escola Agulhas Negras, o atual Colégio Estadual Olavo Bilac se tornou uma instituição da cidade de Resende.

Breve relato histórico acerca da investigação de Russell sobre Leibniz

Ao ser convidado, em 1899, para ministrar aulas sobre Leibniz como professor no Trinity College, em Cambridge, Bertrand Russell iniciou um minucioso estudo sobre o sistema leibniziano que o fez perceber a fragilidade da estrutura sobre a qual construíra sua própria visão a respeito de tal filosofia.