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Educação e transformação da sociedade
Política Educacional

O presente artigo teve por objetivo refletir acerca da constatação da necessidade da transformação da sociedade e do próprio processo de ensino-aprendizagem, além de diagnosticar elementos que corroboram a necessidade da conscientização do ensino crítico para a transformação social. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica em livros físicos e digitais. A pesquisa suscitou um olhar crítico sobre o assunto e nos conduziu à percepção de que o homem, para alcançar a transformação de si e do que está à sua volta, deve ter sua compreensão como sujeito, potencializando novas perspectivas para a educação e para a sociedade.

O ensino de frações nos cursos de Pedagogia: um estudo de caso
Matemática

O presente trabalho busca mostrar as dificuldades que os futuros professores do Ensino Fundamental I apresentam na sua formação como educadores, fato preocupante às novas gerações. Assim, por meio de capacitações, em uma turma de Pedagogia, apresentamos formas facilitadoras, fazendo um paralelo entre o ensino tradicional e o uso das novas tecnologias digitais, para tornarmos a aprendizagem mais significativa e prazerosa sobre frações. Dentro desse contexto, buscamos diferentes ferramentas aos futuros professores para, a partir do lúdico, desenvolver novos saberes com seus alunos, em plataforma digital.

Sujeitos, família e escola - construtos sociais à luz do materialismo histórico-dialético
Instituição Escola

Este trabalho visa aprofundar os conhecimentos adquiridos na obra marxista estudada na disciplina Marxismo, Teoria do Conhecimento e Educação, ministrada pela professora Elza Margarida de Mendonça Peixoto, a fim de relacioná-los ao objetivo da pesquisa que será desenvolvida durante o curso, que é analisar como as relações afetivas familiares interferem no processo de aprendizagem dentro da sala de aula na ótica dos discentes, para compreender como se deu o processo de construção social de família, educação e afeto; identificar como a percepção de afeto e de relações familiares foi construída dentro do contexto dos alunos pesquisados e relacionar afetividade com a aprendizagem.

Série em DVD reconstrói Roma na transição da República para o Império

Ao longo dos últimos mil e quinhentos anos a mística do Império Romano tem permanecido. Normalmente lembrado no cinema e na TV pela perseguição aos cristãos e pela loucura de alguns de seus líderes - como Calígula e Nero -, o império não foi menos importante pela prosperidade alcançada durante a chamada Pax Romana, que serviu para difundir a cultura e as instituições de Roma em toda a Europa. Os acontecimentos que levam da passagem da república para o império e, com este, ao longo período de paz externa, são o pano de fundo da série de TV Roma.

Brincadeira de mau gosto (ou a tradição dos trotes universitários)

Para muitos é uma tradição na universidade brasileira: os calouros passam para a faculdade e são submetidos ao trote, como parte da comemoração pela conquista da aprovação no vestibular, representando um rito de passagem para o grupo social em que acabam de se inserir. Entretanto, cada vez mais vemos casos de violência física e moral cometida em trotes nas instituições de ensino superior.

Impactos do processo de musicalidade na Educação Matemática Inclusiva
Matemática

Este trabalho busca entender a musicalidade como processo do ser humano e expressão entre música e Matemática, com base nos conceitos de neurociência, musicalidade e Educação Matemática, como o Modelo do Código Triplo, com atividades junto a alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

A carne é fraca se a cabeça também é

A acrasia, também chamada de fraqueza da vontade e incontinência, é um fenômeno estudado por diversos filósofos, de diferentes épocas; apesar disso, pode ser considerada um fenômeno corriqueiro, já que todos nós passamos por situações dessa natureza.

Confraria do Vento - trinta minicontos
Antropologia, Comunicação, Psicologia, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Espaços Urbanos

Desvende enigmas, explore universos paralelos, mergulhe em reflexões profundas! Adentre agora o envolvente mundo dos contos sinópticos, onde cada palavra é uma peça crucial para desvendar mistérios e provocar emoções. Seja transportado para além das fronteiras da realidade e embarque em uma jornada única e empolgante. Os contos, em sua forma minúscula ou grandiosa, são convites para aventuras inesquecíveis e reflexões intensas sobre a natureza humana. Não apenas leia, mas mergulhe profundamente em cada palavra, penetre em mundos fantásticos e descubra o poder da narrativa em sua forma mais compacta e envolvente.

Novas mídias, novos formatos, novas plataformas

A atual diversidade de canais de comunicação e de formas de expressão é, ao mesmo tempo, estimulante e confusa. Certas denominações e nomenclaturas também não ajudam no entendimento do que são na realidade. “Mídia”, “formato” e “plataforma”, por exemplo.

A consciência na inconsciência do dançar
Dança

Neste artigo foi proposta uma breve reflexão acerca da dança e da consciência no processo formativo do ser humano. Tendo em vista analisar tanto aspectos socioculturais quanto biológicos, esta pesquisa encontrou nos estudos de autores e pesquisadores como Relvas, Marx e Vygotsky o suporte necessário. Embora o intuito não tenha sido dar como encerrado o estudo sobre o tema, é possível afirmar que o ser humano é afetado pelo seu meio e que sua consciência se torna resultado de um produto social. A dança, como arte presente no mundo, é resultado de uma criação humana que é também impactada pelo meio onde está inserida. Nessa concepção dialógica, a consciência na dança está na própria compreensão de sua práxis.