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Tecnologias de informação e comunicação como ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa
Formação de Professores e Língua EstrangeiraCada vez mais as tecnologias de informação e comunicação (TIC) estão presentes nas salas de aula, e isso se deve, principalmente, à potencialidade dos seus recursos para inovar e dinamizar as formas de ensino e aprendizagem das diferentes disciplinas, inclusive a língua inglesa. Quando bem empregadas, as TIC contribuem para o processo educacional a partir da utilização de ferramentas interativas que possibilitam a obtenção de conhecimentos sobre os diferentes contextos subjacentes à realidade e o amplo acesso às diversas fontes de informação.
Interdisciplinaridade nas regências na residência pedagógica: uma experiência em Gurupi/TO
Geografia, História e Vivências de Sala de AulaA interdisciplinaridade é uma questão de atitude diante do problema da fragmentação do conhecimento. O artigo tem como objetivo apresentar o tema por meio das intervenções no Componente Curricular de História e Geografia durante a aplicação das regências. A metodologia contempla a execução de observação e regência ocorrida no Programa da Residência Pedagógica, na Escola Municipal Professor Joel Ferreira Soares, na cidade de Gurupi/TO, em turma de 2° ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos foram em relação ao momento de aplicar a regência em blocos de atividades, para ocorrer a interdisciplinaridade.
Poluição luminosa
Quando tratamos de questões ambientais, a poluição do planeta é sempre assunto de preocupação de grande parte das pessoas, principalmente após o agravamento do problema do aquecimento global.
Por que ler Carolina Maria de Jesus: ecos da escrita de si como resistência e protagonismo feminino na literatura brasileira
Artes Plásticas, Educação Artística, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais EspecíficasO presente trabalho tem por objetivo discutir a relevância da figura feminina negra como emblema de resistência na literatura brasileira dos anos 1960. Analisa-se, para tanto, alguns aspectos da obra Casa de Alvenaria (1961), de Carolina Maria de Jesus: (a) espaço x tempo; (b) tempo x corpo feminino que escreve; (c) a voz de um eu que se autorrepresenta à borda dos fatos através da escrita autobiográfica. Visa-se demonstrar como o discurso e a ornamentação estética da obra de Carolina Maria de Jesus compõem um cenário de redução de desigualdade na literatura brasileira, na medida em que se constitui por meio de um ato de resistência literária e cultural da autora como mulher negra e favelada.
O bom antropófago
Cobrir a conferência do escritor, poeta, artista plástico e dramaturgo Ariano Suassuna no Palácio Itamaraty despertou minha curiosidade sobre qual seria a relação entre o escritor de A Pedra do Reino e Oswald de Andrade. Mais especificamente, entre o movimento Armorial e o Manifesto Antropófago.
Diálogos entre História e Educação: O ensino de História e a diversidade cultural
O presente artigo visa discutir o ensino de História como uma responsabilidade social, e os problemas que a escola brasileira enfrenta, em virtude da diversidade cultural presente em nosso país e, por conseguinte, não sabe lidar com as crianças e jovens dos estratos sociais mais pobres, constituídos, na sua grande maioria, de negros e mestiços.
Com Suassuna no Palácio
Convidado para inaugurar o projeto Encontros com o Barão no Palácio Itamaraty, no dia 7 de maio último, o acadêmico Ariano Suassuna iniciou sua conferência Uma Visão de Brasil, prometendo à audiência falar especificamente sobre arquitetura. Contudo, como os personagens do Grande Sertão: Veredas, que entremeavam um causo no outro, Suassuna falou sobre globalização, língua, cultura, literatura, política nacional, internacional e até sobre arquitetura.
As narrativas literárias na Educação Infantil: com literatura e imaginação podemos mudar o Brasil
Educação Infantil e Formação de ProfessoresA presente pesquisa apresenta, por meio de levantamento bibliográfico, as contribuições das contações de histórias emanadas nos livros literários na socialização dos saberes do contexto escolarizado direcionado à primeira infância, considerando as especificidades que permeiam o grupo. Abramovich (1991), Zilberman (1994), Coelho (1999), dentre outros aportes teóricos, forneceram apontamentos e análises sobre esse fazer pedagógico e seus desdobramentos sociais, cognitivos e linguísticos. Entretanto, para que esse processo se efetive de modo exitoso, o infante, como indicado nas Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Maceió (2015) e demais documentos legais vigentes, deve estar no centro do fazimento, tendo no professor referência, mediação e sensibilidade para experienciar a literatura de forma convidativa, prazerosa e, sobretudo, desafiadora.
Quem não participa se trumbica
Texto extraído do Boletim Orçamento e Democracia, n.20, Maio-Ago 2002
Usando a energia do Sol
Verão, sol, calor e a última coisa que se pensa é em banho quente. Contudo, o ano não é sempre assim. Logo vem o outono, com temperaturas mais amenas e dias equilibrados e a necessidade de se enfrentar a água fria para se tirar o dia do corpo.