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Interdisciplinaridade e especialização: duas faces da mesma moeda

A cada vez maior especialização das disciplinas e a tentativa de pôr em prática a interdisciplinaridade são dois fenômenos – aparentemente opostos – bastante debatidos e presentes no atual cenário da educação no Brasil.

A cidade da beleza e do caos

O Rio de Janeiro é uma cidade de contrastes. Assim como o resto do Brasil. Mas no Rio, bem, no Rio parece que as cores são mais fortes. A Cidade Maravilhosa é conhecida tanto pela beleza natural, já explicita em sua própria alcunha, quanto pela violência. Até mesmo o modo pelo qual as diferenças sociais aparecem estão associadas a outro tipo de contraste que não apenas o econômico, o geográfico: o morro e o asfalto. É lá em cima que a guerra explode, seja pela disputa do comando do morro entre os traficantes, seja pela luta com a polícia. Os verdadeiros chefões do tráfico, porém, dizem por aí, moram à beira-mar, estão longe da mira da violência. Perto deles só a brisa marítima. E a bala perdida que, invariavelmente, invade a janela dos barracos, acertando alguém que dormia inocente, não alcança os poderosos chefões: esses estão protegidos por seus carros importados devidamente blindados.

Educação, muito além do ABCD

Quando estou dirigindo, sempre dou preferência para as rádios de notícia; é um habito antigo que gosto de conservar. Mas outro dia fui pego de surpresa, na Rádio CBN, por uma entrevista do economista Gustavo Ioschpe. Para ele, o problema da educação não é dinheiro e sim qualidade; segundo Ioschpe, o Brasil já está passando da hora de mudar o foco dessa conversa e ter um olhar mais crítico sobre três pilares: a formação do professor, as indicações dos gestores escolares e o aproveitamento do tempo em sala de aula.

O mapa da literatura brasileira atual no contexto da América Latina

Com projeto de pós-doutorado aprovado no último edital do Programa Pós-doutorado Nota 10 da Faperj, Ieda Magri e Beatriz Resende se dedicam ao estudo da literatura brasileira atual e o sistema editorial da América Latina.

Educação de Jovens e Adultos: formação docente, práticas pedagógicas e letramentos
Sociologia, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Objetivamos tecer reflexões a respeito da situação educacional da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), mais especificamente das questões que atravessam a formação de professoras/es e as práticas pedagógicas aplicadas nesse segmento de ensino, em particular práticas de letramento crítico. Para esse fim, o texto se constrói a partir de análise bibliográfica de estudos como os de Faria, Soares e Pedroso, Schneider e Fernandes, os quais oferecem bases teóricas para pensar, no contexto atual, as questões de interesse deste trabalho. Também apresentamos brevemente uma proposta de abordagem da leitura do gênero charge em sala de aula, à luz da uma perspectiva que valorize as práticas de letramento crítico (Sousa e Oliveira).

Artes Visuais em cena: motivações iniciais
Educação Artística

Envolvendo professores de diversas disciplinas e artistas que utilizam diversas técnicas na produção de obras de artes visuais, o projeto de uma escola municipal de João Pessoa, na Paraíba, valoriza um grupo de artistas da Paraíba e incentiva a produção artística dos seus alunos.

Bienal do Livro mantém espaço para professores e estudantes

A XVI Bienal do Livro, que vai até o próximo dia 8 de setembro no RioCentro, tem especial atenção para professores, profissionais de educação e alunos. Ainda que as inscrições para visitação escolar formal já estejam encerradas, é muito bom aproveitar essa oportunidade de estar num evento que valoriza a leitura, a literatura e o contato com autores e ilustradores. Vale lembrar que estudantes identificados (com carteira de estudante ou declaração da escola) têm direito à meia-entrada (R$ 7,00). Professores e bibliotecários têm entrada franca.

BioDiversitas

O mapa demográfico do Brasil tem uma faixa escura demarcando a zona litorânea, principalmente do Sudeste e Nordeste. O resto do país está quase todo marcado por cores claras, significando que mais da metade da população dá as costas para o Estado-continente em que vivemos. Acontece que nessa área mais rarefeita de gente se concentra uma diversidade de fauna e flora tão rica que, durante o período de férias, muitos dos moradores das grandes cidades litorâneas se viram para o interior do país, curiosos para conhecer ou nostálgicos de rever florestas, rios e animais que não podem encontrar em suas vidas cotidianas. É justamente nesse período que a falta de consciência ambiental é demonstrada da forma mais comum, a ignorância: superlotação de pousadas, acampamentos mal organizados, uso indevido da água, despejo descontrolado de lixo e a compreensível vontade do visitante de se integrar ao ambiente sem se dar conta de que aquele ambiente não estava preparado para tal integração – são várias as causas e maiores ainda as consequências da devastadora ação humana em ambientes ainda naturalmente preservados, mas a ignorância ainda é uma das principais razões.

MEC irá distribuir livros sobre História da África às bibliotecas públicas

A coleção História Geral da África será distribuída pelo Ministério da Educação e até fevereiro de 2011 estará à disposição em todas as bibliotecas públicas municipais, estaduais e distritais; estará também nas estantes das bibliotecas das Instituições de Ensino Superior, dos polos da Universidade Aberta do Brasil, dos núcleos de estudos afro-brasileiros.

Reflexões sobre as relações étnico-raciais na Educação Infantil: uma perspectiva a partir da Literatura Infantil
Educação Infantil, Folclore e Datas Importantes e Política Educacional

Este artigo apresenta discussão bibliográfica sobre as relações étnico-raciais na Educação Infantil por meio da perspectiva da Literatura Afro-Brasileira como forma de aplicabilidade da Lei nº 10.639/03. A partir da implementação dessa lei, as escolas de Educação Básica assumiram a responsabilidade de reformular currículos e propor práticas pedagógicas voltadas ao ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. É notória a dificuldade e/ou falta de formação por parte dos professores para a aplicabilidade do que está expresso na lei, e a Literatura Infantil se mostra uma potente ferramenta educativa.