Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Literatura de cordel: gêneros textuais, leitura e ensino

Durante décadas, a didática do ensino da leitura foi norteada por modelos teóricos tradicionais. Com isso, o ensino dessa competência linguística primava pela decodificação. Destacava-se, sobretudo, a ausência da diversidade textual. Essa situação ocorria não só nas práticas pedagógicas como também nos livros didáticos. Nos dias atuais, pode ser percebida uma nova posição em face da diversidade/seleção textual. Contudo, nem sempre essa postura esteve presente nos processos de escolarização brasileiros.

A farmácia do doutor Hofmann

No dia 16 de abril de 1943, o doutor Albert Hofmann foi “acidentalmente” contaminado por algumas substâncias químicas com as quais estava trabalhando. “Fui tomado por uma inquietude notável, combinada a uma prazerosa sensação de leveza”. Três dias depois, ele resolveu experimentar em si mesmo 250 microgramas da sustância e relatou após a experiência que “um demônio havia me possuído. Ele possuiu meu corpo, mente e alma. Pulei e gritei tentando me livrar, mas então me afundei no sofá, sem ter o que fazer”. Essa data ficou conhecida como “Dia da Bicicleta”, porque depois que os efeitos da droga se dispersaram ele voltou para casa pedalando.

A construção do currículo e os desafios da escola na sociedade contemporânea
Instituição Escola

A partir de uma revisão bibliográfica, refletimos sobre aspectos que precisam ser considerados para a construção do currículo com foco nos desafios apresentados pela sociedade contemporânea. O currículo como uma bússola para a educação precisa ser discutido, e nessa discussão diferentes aspectos precisam ser considerados. Para tanto, propomos, neste texto, discutir três aspectos: a diversidade, as tecnologias da comunicação e informação e a formação plena dos alunos. A escola é um espaço de diversidade cultural, não podemos pensar em um currículo homogêneo, pois fazer isso é negar as diferenças.

Câncer de pulmão

FONTE: Victor Wünsch Filho ,Gilka J. Figaro Gattás. Cadernos de Saúde Pública vol.17 no.3 Rio de Janeiro May/June 2001

Dias melhores virão

Hoje é o Dia do Professor. E justamente pela série de reivindicações que tal categoria vem apresentando, sobretudo os docentes do Município e do Estado do Rio de Janeiro, talvez não seja o momento de escrever um texto em homenagem a esse profissional, como é de praxe nesta data.

Pesquisa na escola básica: possibilidades do cotidiano escolar
Vivências de Sala de Aula

A pesquisa deve ser entendida como processo contínuo iniciado na escola básica. Contudo, os limites e estágios devem ser respeitados, porque seria incoerente cobrar de um aluno do Ensino Fundamental a técnica de um cientista. Trabalhar com pesquisa na escola significa romper com a simples transmissão de conteúdos. O professor deve ter sua atuação marcada com a perspectiva do ensinar a aprender. O aluno se sente valorizado e compreende que, no processo de ensino-aprendizado, não age como mero receptor; trabalha com a certeza de contribuir com a produção de conhecimento.

Algumas considerações sobre avaliação
Avaliação

Este texto é o resultado de um trabalho de formação com professores regentes e com a coordenação pedagógica. Objetivou-se discutir a elaboração coletiva de um conjunto de critérios para que os professores do Ensino Fundamental pudessem organizar suas atividades avaliativas em conformidade com a coordenação pedagógica do Instituto de Educação de Goiás. Partiu-se do pressuposto de que cabe à comunidade escolar a construção de uma avaliação capaz de dialogar não só com os diretamente envolvidos no processo educacional, mas também com a complexidade do real e, assim, reconstruir o sentido da avaliação.

A ferida da raça

Assistindo na DW-TV às repercussões europeias da vitória da tia Hillary sobre o Barack Obama nas prévias da Pennsylvania, sou subitamente possuído por uma dúvida: "por que todo mundo diz que o Barack Obama é negro?".

Museu Casa do Pontal

Chegamos, enfim, ao Museu Casa do Pontal, considerado o maior e mais siginificativo acervo de arte popular brasileira. À primeira vista, é uma chácara, com muitas plantas e belos jardins, criados por Burle Marx. Fomos recebidas pela coordenadora do projeto educacional do Museu, a arte-educadora Juliana Prado, que nos entreteve, enquanto esperávamos a chegada de um grupo de alunos de quarta série de uma escola municipal para fazer a visita ao Museu.