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O último leitor

Uma cidade seca, abastecida somente por uma carroça de pipas dirigida por um velho de nome Melquisedec que, com suas mulas cansadas, dia após dia enche os pequenos baldes dos moradores de Icamole que se contentam em ter água apenas para beber;

Atribuições do tradutor intérprete de Libras e Português no IFRN - câmpus Natal Central
Antropologia, Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

Este parecer técnico visa elucidar a descrição das atribuições do tradutor intérprete de linguagem e sinais (TILS) nas instituições federais de ensino superior e como deve ser realizado o trabalho desse servidor, havendo demanda ou não. Em situações adversas ligadas à inclusão de alunos com deficiência auditiva e/ou Surdos, a legislação torna-se um norte pautado na legislação vigente, a fim de assegurar a qualidade do atendimento aos alunos em questão e da atuação dos profissionais TILS.

Interdisciplinaridade, um bem necessário do século XXI

O advento da globalização trouxe para o mundo contemporâneo um novo agir, um novo pensar. Todos os campos precisaram ser revistos e a educação não poderia ficar afastada desse processo.

O Jesus judeu

Quando minha filha Sarah nasceu eu tive que ir a um cartório. Essa não era a minha primeira peregrinação por cartórios para registrar filhos. Sarah era minha terceira cria, e eu já estava acostumado a repetir o procedimento padrão para dar um nome civil a alguém. Mas, naquele dia, eu notei algo que havia me passado despercebido das outras vezes. Lá, bem no canto do prédio, havia uma porta e sobre ela os dizeres: “Sala de casamento”. Com algum esforço eu pude, mesmo do balcão, direcionar meu olhar curioso para vasculhar o que havia dentro daquela sala tão significativa, espremida entre os bancos e os birôs dos atendentes. Lá dentro havia algumas cadeiras, uma mesa de madeira negra e, sobre ela, fixo na parede, dominando com estranha luminosidade ocre o ambiente, a imagem de um Cristo crucificado.

Full Time: Reflexões sobre nossa língua

Com efeito, temos uma língua que nos identifica como um povo, uma sociedade ímpar com características particulares. Daí se deduz que “é na linguagem que se refletem a identificação e a diferenciação de cada comunidade e também a inserção do indivíduo em diferentes agrupamentos, estratos sociais, faixas etárias, gêneros etc.” (Leite; Callou, 2002, p. 7).

Consciência ecológica

“O homem é a coroa da criação”. O ser humano tem o sabor do oceano na lágrima. Na composição química do seu corpo estão todos os preciosos metais que compõem a natureza. Ele tem a mesma proporção de líquido do planeta Terra no seu corpo. Na formação de sua estrutura física e espiritual estão presentes os estados sólido, líquido e gasoso: natureza e homem são universo-único verso de Deus!

Etnoconhecimento e a escola para um futuro sustentável

Glória Cristina Cornélio do Nascimento

A virtualização do ensino público na Educação Básica: desafios necessários na pandemia
Formação de Professores

Este estudo visa discutir os desafios enfrentados por professores e alunos da Educação Básica da rede pública com a virtualização dos conteúdos disciplinares, o que, por inúmeros motivos, tem demonstrado o abismo existente entre as diferentes classes sociais e vem sendo um dos fatores impactantes para o sucesso ou fracasso dessa nova prática. Dentre os desafios para a implementação exitosa dessa tendência estão questões de ordem pedagógica ligadas à formação inicial e continuada do professor, às condições socioeconômicas dos estudantes e à capacitação dos professores para a utilização de plataformas de ensino virtuais, da internet e dos seus recursos tecnológicos com essa finalidade.

Diversidades étnico-raciais na Educação Infantil
História, Psicologia e Educação Infantil

Este artigo trata da importância que têm práticas pedagógicas que abordem as diversidades étnico-raciais na Educação Infantil, pois essas práticas, realizadas desde o início da escolarização, faz com que a criança crie o sentimento de pertencimento racial e respeito à diversidade; para tanto, é necessária a formação docente inicial e a continuada.

Conversa entre professores: vamos avaliar a avaliação?

Você já percebeu que em nosso meio educacional tem gente que fala mais do que faz? Ou ainda, fala uma coisa e faz outra? A verdade do discurso não está só naquilo que você diz, mas em como você diz. Mais ainda, você pode falar de democracia e ser um ditador e nem se dar conta disso. Será que a avaliação é um assunto bem avaliado? A avaliação da escola deveria permitir que as promessas alardeadas por educadores se tornassem concretas. E o que é avaliar?