Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Artes Visuais em cena: percursos metodológicos
Educação Artística

Um projeto interdisciplinar analisa as obras de sete artistas visuais da Paraíba e leva os alunos a estudar pintura em tela, charge, xilogravura, estandartes, música, histórias em quadrinhos, coreografias, logomarcas e capas de livro. Os artistas compareceram à escola que os estudou e debateram com os alunos diversos aspectos da produção visual.

Tateamento e solidão: os desafios atuais de professoras iniciantes de Educação Física no Ensino Fundamental
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Investigam-se os desafios atuais da carreira docente de professoras de Educação Física do Ensino Fundamental nos três primeiros anos. Analisam-se os dados coletados de professoras da Educação Física do Ensino Fundamental que lecionam em redes municipais de ensino de Belo Horizonte/MG e Sabará/MG. Usou-se a metodologia de pesquisa qualitativa em três passos: em primeiro lugar, um levantamento da bibliografia sobre o assunto; em segundo lugar, uma pesquisa de coleta de dados por meio de questionário, aplicado por meio de ferramenta online; em terceiro lugar, após a aplicação, as respostas foram analisadas. Como resultado, destacam-se os desafios, como o sentimento de solidão, o trabalho diário de convencimento da importância da Educação Física perante os alunos e alunas, a escassez de material para trabalho.

Diagnóstico da juventude pernambucana a partir dos Relatórios de Desenvolvimento Juvenil da Unesco
Cidadania e Comportamento

Pela sua importância, é essencial expor e analisar os dados mais relevantes nos três Relatórios sobre o Desenvolvimento Juvenil publicados pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz com apoio da Unesco.

Desafios do corpo humano: uma proposta de quiz como metodologia ativa para o ensino de Ciências
Vivências de Sala de Aula

As metodologias ativas de ensino consistem em estratégias pedagógicas inovadoras, com foco no desenvolvimento da autonomia e da proatividade do aprendiz. Um exemplo desse tipo de recurso é a utilização de quizzes (jogos de perguntas e respostas), que atribuem ao processo pedagógico dinamicidade por meio da gamificação do ensino. O estudo apresentado teve como objetivo elaborar uma dinâmica no formato de quiz como ferramenta auxiliar no ensino de Ciências. A proposta foi avaliada em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da região do Maciço de Baturité, no Ceará.

Utilização de fotografia e análise semiótica no ensino de Botânica: contribuições e limites da utilização da técnica com alunos do Ensino Fundamental
Botânica e Vivências de Sala de Aula

Este estudo explora o impacto da fotografia na melhoria do ensino de Botânica no 7º ano do Ensino Fundamental, uma área frequentemente pouco trabalhada nessa etapa educacional. Utilizando a Semiótica de Peirce e categorias fenomenológicas, o trabalho analisa as descrições dos alunos sobre as imagens. Com a proposta de uma atividade prática, culminando em exposição fotográfica e empregando pesquisa-ação como metodologia, o estudo eleva os alunos à posição de participantes ativos. Este trabalho é um avanço na compreensão de como métodos visuais podem tornar o ensino mais envolvente e eficaz.

Intolerância religiosa em cena: experiência com o Teatro do Oprimido em uma escola de Ibirité/MG
Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula e Cinema, Teatro e TV

O presente texto apresenta uma experiência realizada em uma escola pública do município de Ibirité/MG que abordou situações de intolerância religiosa por meio de uma cena teatral. Após um caminho metodológico que passou por estudos de dados oficiais e religiões de matrizes africanas, foi construída, junto aos estudantes, uma cena teatral nomeada As religiões, que foi apresentada para a comunidade escolar durante a Feira de Cultura da escola realizada em 2017. Após a intervenção pedagógica, verificou-se que familiares e estudantes se sentiram tocados pelo teatro, valorizando a importância de aprofundar a temática no ambiente escolar.

A prática do professor de Matemática dos anos iniciais: da formação inicial ao cotidiano da ação educativa
Matemática

A prática dos professores de Matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental deve basear-se em estratégias como jogos, atividades lúdicas e materiais manipuláveis, pois favorecem o raciocínio lógico e a criatividade.

Breve estudo da degradação da dioxina por meio da radiação ultravioleta
Química

Esta revisão aborda a degradação das substâncias tóxicas persistentes (STP) empregando a radiação ultravioleta (UV) nos processos oxidativos avançados (POAs) com processos fotoquímicos capazes de degradar compostos orgânicos e persistentes, por meio da produção do radical hidroxila (·OH). Todo o processo de oxirredução ocorre nos reatores solares e artificiais (lâmpadas de mercúrio), sempre determinado pelo comprimento de onda do raio ultravioleta.

O xadrez como conteúdo pedagógico nas aulas de Educação Física
Educação Física

O artigo relata uma experiência no IFMT tendo a prática do xadrez como conteúdo pedagógico nas aulas de Educação Física. Com o intuito de verificar sua importância para a formação escolar, as aulas foram preparadas respondendo: é possível desenvolver a prática do xadrez nas aulas de Educação Física? Como os alunos veem o xadrez e suas possibilidades para a formação? Foram realizados dez encontros com turmas de 3º ano do curso de Eletromecânica. Verificou-se a viabilidade de trabalhar o xadrez de forma pedagógica, pois 92% dos alunos relataram que os conteúdos vivenciados nas aulas poderão ajudá-los.

Conhecimentos prévios dos discentes: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem baseado em projetos
Saúde, Biologia e Biociências e Formação de Professores

As exigências do mundo contemporâneo impõem que ofereçamos aos alunos competências básicas que possibilitem o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que, por sua vez, permitam sua adaptação e permanência no mercado de trabalho, bem como sua formação como cidadãos críticos e reflexivos, capazes de exercer uma cidadania participante da construção de uma sociedade justa e solidária.