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Trabalho e cidadania

Neste primeiro ano do governo Lula, é necessário retomar uma velha discussão sobre a íntima relação entre condições de trabalho e cidadania. Na verdade, em última análise, é da democracia substantiva que se trata, daquela que diz respeito à qualidade das relações sociais que delimitam efetivamente os modos de inclusão ou, dada a nossa situação de pobreza e desigualdade, de enfrentamento da exclusão social a que estão condenados amplos contingentes de nossa população. Aliás, a esperança de mudanças em que se gestou o governo Lula pode se frustrar totalmente se o centro da agenda, tanto no debate público como das reformas constitucionais, das prioridades orçamentárias e das políticas governamentais, não for esta questão. O novo contrato social, republicano e democrático, apontando para o desenvolvimento econômico participativo e sustentável, só vai emergir se nos livrarmos do legado da "ditadura do mercado", que aprisiona as concepções e opções de política e nossas próprias mentes.

Reflexão - Pacto Social

De fato há uma crise ambiental mundial. Esta catástrofe obriga-nos a reorganizar a forma em que vivemos e conhecermos melhor os ciclos da natureza. Aponta também para a necessidade de se questionar os processos produtivos atuais e o próprio modo de consumo que tomou a sociedade. Devemos buscar dentro de nossa condição “vivencial”, alternativas essenciais para uma possível minimização dos efeitos ambientais.

Mulheres na Rede

As mulheres já representam metade da população economicamente ativa do Brasil e ocupam 51% das vagas na educação, em todos os níveis, incluindo a universidade. Mas, para além da pura matemática das estatísticas, esses dados representam uma maior participação da mulher na sociedade brasileira, o que faz uma grande diferença. Já sentimos que essa participação tem significado mudanças graduais e profundas na estrutura das relações familiares, de trabalho e na esfera do poder.

Folclore Brasileiro Ilustrado - Mitos e Lendas do Brasil

Você já acessou o espaço virtual do portal Uol dedicado ao nosso folclore? É o Folclore Brasileiro Ilustrado, que traz mitos e lendas do Brasil. Se você quer relembrar ou conhecer as histórias dos principais personagens da mitologia folclórica brasileira, essa é uma boa opção.

O estágio supervisionado como caminho à atuação do licenciado em Pedagogia
Formação de Professores

Na licenciatura em Pedagogia, o estágio supervisionado possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências, pois permite ao futuro professor ajustar sua própria prática ainda durante a sua graduação e, assim, ter a possibilidade de se modificar, adequar e entender a atuação profissional ao longo do processo. Sem isso, a teoria se desconectaria da prática e esta se tornaria desconexa da teoria, o que dificultaria a atuação do licenciado na sala de aula.

O uso de tecnologia digital por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades
Formação de Professores

O uso de tecnologia em sala de aula remete imediatamente à utilização de sites e softwares relacionados à gamificação e ao entretenimento. Entretanto, a tecnologia em sala de aula abrange muitas outras áreas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) mostra-se permeada pelo uso de tecnologia no desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. O Conselho Nacional de Educação (CNE) teve homologado seu Parecer nº 2/22, que coloca a computação como obrigatória na Educação Básica. No entanto, como fica o professor em relação a todo esse movimento de inovação?

Reflexão: pacto social

De fato há uma crise ambiental mundial. Essa catástrofe obriga-nos a reorganizar a forma em que vivemos e a conhecer melhor os ciclos da natureza e a atual necessidade de questionar os processos produtivos atuais e o próprio modo de consumo que tomou a sociedade. Devemos buscar, dentro de nossa condição vivencial, alternativas essenciais para uma possível minimização dos efeitos ambientais.

Como a Escola dos Bárbaros?

Afirmar que a escola brasileira está em crise não é exagero nem uma novidade, infelizmente. Mas qual seria a razão para tamanho problema? Ao procurarmos explicação para essa crise, nos perdemos na tentativa de definir o que é causa e o que é consequência de tudo.

A VIOLÊNCIA NA ESCOLA

A educação passa por grandes transformações; a todo momento novas concepções de ensino e aprendizagem surgem, voltadas para a melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica (Gonçalves; Macêdo; Machado, 1996). No entanto, nessa busca de qualidade e maximização da aprendizagem estão as crianças e adolescentes que chegam à escola com uma bagagem própria de informações e comportamentos, incluindo ai aspectos culturais, educação doméstica (bons modos, moralidade, religiosidade), éticos, sua personalidade, seu caráter em formação e seus problemas (medos, preconceitos, carências, afetivos, emocionais etc.) (Nolte; Harris, 2009).

Ser professor da Educação Infantil: formação e desvalorização profissional
Formação de Professores

O estudo aborda a formação docente e as trajetórias profissionais de professores de Educação Infantil em uma creche pública da Baixada Fluminense. Ele traz algumas reflexões a respeito das políticas educacionais, das condições de trabalho e da importância de compreender os saberes/fazeres de professores em seus cotidianos. Dialogar a respeito dessas especificidades implica questionar as concepções de infância, os diferentes fazeres na creche e a responsabilidade do Estado no reconhecimento da Educação Infantil como instância educativa. A discussão incorpora os relatos de professoras de uma creche pública em uma roda de conversa.