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Vivendo o ensino remoto
Filosofia, Vivências de Sala de Aula e Educação Artística

Este artigo, com base em relato de experiência, apresenta os desafios trazidos pela emergência da covid-19 no que diz respeito à comunicação feita entre estudantes e professores utilizando os aplicativos disponíveis. É importante perceber que problemas já existentes na Educação se aprofundaram no período, intensificando as desigualdades do sistema educacional brasileiro a partir do isolamento social. O novo desafio docente foi aprender, em curto espaço de tempo, a manusear novas ferramentas digitais, reflexão a respeito da qual nos debruçamos, observando seus aspectos positivos e negativos.

Ensino remoto e Matemática: a participação restrita de estudantes do Ensino Médio
Vivências de Sala de Aula

Este texto é oriundo do Estágio Curricular Supervisionado III, que, devido à pandemia, aconteceu de maneira remota. Os estudantes pouco se envolveram com as atividades propostas, justificando o objetivo deste artigo, que é identificar os motivos que levaram à participação restrita dos estudantes em Matemática no ensino remoto. Para a produção dos dados foi aplicado um questionário aos estudantes. Os dados apontam que os participantes têm outras ocupações, por isso a participação restrita nas aulas de Matemática. A carga elevada de exercícios aparece em destaque nos resultados. Esses dados alertam para a necessidade de repensar o ensino desse componente curricular, ainda de forma mais intensa no ensino remoto noturno.

Língua e sociedade: ensino que liberta
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O presente trabalho tem como principal objetivo traçar uma pesquisa sobre a relação entre língua, sociedade e ensino, fazendo com que o foco principal seja uma real transformação na forma de educar os alunos da rede pública em Língua Portuguesa. Para tanto, o artigo traz um relato observacional realizado em 2020. Foi analisada a aula de Língua Portuguesa do Ensino Médio durante algumas semanas, a partir de uma leitura de alguns dos principais autores brasileiros, como Paulo Freire, Sírio Possenti e João Geraldi, entre outros. Tanto o relato como todo o material aqui produzido objetiva enriquecer o debate sobre o melhoramento da educação brasileira.

O uso do cinema no ensino
Matemática, Antropologia, Arqueologia, Comunicação, Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Cidadania e Comportamento

O presente artigo tem como objetivo geral mostrar o impacto do uso de mídias digitais e audiovisuais com ênfase no uso do cinema no processo de ensino-aprendizagem, sobretudo na disciplina de História. Como forma de alcançar o objetivo estabelecido, o trabalho tem como desdobramentos objetivos específicos: conceituar e contextualizar temas inerentes ao desta pesquisa, identificar a aplicabilidade do cinema para o ensino da História em sala de aula, estabelecendo modelos e ao mesmo tempo tratando os pontos principais que podem contribuir na aplicação das orientações. Visa também salientar o impacto no enfoque dos PCN no planejamento didático com o uso de audiovisual para o filme escolhido, a eficácia do ensino de História usando curtas-metragens.

Cidadania, controle social das CT&I e democratização

Para evitar mal entendidos, cabe esclarecer que esta contribuição à Conferência Nacional de CT&I visa trazer para o debate uma perspectiva sobre ciência e democracia a partir de uma inserção profissional e um engajamento político muito específicos. Há exatamente 20 anos abandonei a carreira acadêmica e, como membro da direção do Ibase – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, sou um pensador ativista pela radicalização da democracia entre nós. Como organização de cidadania ativa, o Ibase não tem perfil acadêmico. Sua produção de análises e propostas, com pesquisas e dados de qualidade, respaldados teórica e metodologicamente, visam acima de tudo produzir argumentos para o debate público, para incidir na construção da agenda política da sociedade, condicionando a atuação de representantes eleitos, dos órgãos e agentes do Estado, bem como das empresas e da economia. Para isso, o Ibase faz campanhas, organiza, participa e anima redes e fóruns, do local ao mundial. O Ibase tem como missão contribuir para a democracia radical, substantiva, em que todos os direitos humanos e de cidadania sejam para todos os seres humanos, sem exclusões, discriminações ou desigualdades. Como organização autônoma, política mas não partidária, o Ibase se situa na sociedade civil no campo de organizações e movimentos sociais que lutam por cidadania plena para sociedades livres e justas, sustentáveis, participativas, de bem viver.

Uma criança autista na creche: acolhimentos, possibilidades e reflexões!
Educação Infantil

O presente artigo tem o objetivo de oferecer subsídios para reflexões a respeito do atendimento educacional de uma criança autista em creche. Baseado em estudo de caso, subsidiado por referenciais teóricos de autores da área, como Ambrós, Mantoan, Moreira e outros, e em legislações sobre o tema, buscamos refletir sobre o atendimento ofertado, dadas as especificidades educacionais de crianças autistas, especialmente no ambiente de creche. Nossas conclusões parciais apontam que ainda resta um caminho a ser percorrido para que se efetive o atendimento educacional preconizado nas legislações vigentes, mas que, ainda assim, foi possível constatar avanços na aprendizagem e desenvolvimento da criança autista no contexto da creche.

Análise de uma proposta avaliativa: rendimentos teóricos e práticos
Física

Este trabalho é um relato de experiência a qual foi vivenciada no processo avaliativo da disciplina de Física com 114 educandos. O objetivo da proposta foi analisar os rendimentos que os educandos obtiveram em cada momento do instrumento avaliativo constituído por uma parte teórica e outra prática. Foi constatado na parte teórica que quase todos educandos sabem interpretar e analisar os fenômenos físicos assinalando ou destrinchando de forma escrita a resposta. Na parte prática notou-se que uma minoria consegue alcançar os procedimentos corretos no processo resolutivo. A experiência permitiu conhecer algumas peculiaridades e planejar novas metodologias.

Proposta avaliativa em tempos de ensino híbrido na educação pós-pandêmica: um relato de experiência
Avaliação, Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho se insere no âmbito do período de retorno gradual da quarentena gerada pela pandemia provocada pelo novo coronavírus. Nesse período, estratégias adotadas pelo ensino remoto foram mantidas e readequadas a uma nova realidade educacional de ensino híbrido. Concebemos a noção de ensino híbrido como elemento que reúne combinação, multiplicidade, mistura e mescla de espaços, tempos, atividades, avaliações e metodologias. Sustentados por esses preceitos, temos como objetivo analisar propostas de atividades avaliativas desenvolvidas no componente curricular de Língua Portuguesa em turmas de 7º ano.

Vivências do orientador educacional para a formação da cidadania
Vivências de Sala de Aula

Este estudo relata uma experiência de estágio em Orientação Educacional (OE) realizado em uma escola pública em Juazeiro do Norte/CE. É uma pesquisa-ação com caráter descritivo e de abordagem qualitativa. A experiência proporcionada pelo estágio reafirma a importância da atuação do orientador educacional nas escolas públicas do nosso país, tendo em vista que esse profissional introduz experiências no ambiente escolar que podem redimensionar suas ações dentro e fora da escola, motivando-os para a construção de vivências pautadas na ética, na democracia e em valores humanos.

Narrativas de experiências de estágio em contextos não escolares: possibilidades de atuação de profissionais da Pedagogia
Formação de Professores

Este artigo, resultante de um trabalho de conclusão de curso, objetivou apresentar experiências vivenciadas no período de estágio curricular em contextos não escolares, destacando-se a atuação do profissional da Pedagogia em suas dimensões. O estudo foi viabilizado por meio de narrativas produzidas durante o curso de licenciatura em Pedagogia realizado na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), no Estado do Rio de Janeiro, na modalidade semipresencial, via Consórcio Cederj, que se mostraram um importante instrumento de conhecimento das realidades da profissão.